terça-feira, 2 de julho de 2013

2 de Julho


As festividades oficiais que este ano têm como tema “2 de Julho -190 anos de liberdade”, começaram no domingo (30), com a saída do Fogo Simbólico da cidade de Cachoeira, passando por Saubara, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Candeias, Simões Filho, com destino ao bairro de Pirajá, em Salvador. 
 
Na manhã de segunda-feira (dia 1º), o arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Kieger, celebrou o Te Deum, na Catedral Basílica, no Terreiro de Jesus. O fogo simbólico chegou na tarde de ontem em Pirajá e a Pira do 2 de Julho foi acendida, seguida pelo hasteamento das bandeiras do Brasil, Bahia e Salvador. 
 
A terça-feira (2) começou com uma alvorada com queima de fogos, no Largo da Lapinha. Às 8h, tem início a organização do cortejo. Depois, as autoridades fazem o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia, de Salvador, e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. Em seguida, o prefeito de Salvador, ACM Neto, e demais autoridades colocam flores do general Labatut, um dos heróis da Independência da Bahia. Após a execução do Hino ao 2 de Julho, o cortejo desfila pelas ruas do centro da cidade em direção ao Terreiro de Jesus e à Praça Municipal, onde termina a primeira parte do desfile.
 
À tarde, enquanto o cortejo começa a se reorganizar para a segunda parte do desfile, o prefeito e outras autoridades acompanham, às 14h30, no 2º Distrito Naval, no Comércio, o hasteamento da bandeira da Bahia no Forte São Marcelo. Em seguida, participam da homenagem aos heróis da Independência na Câmara Municipal. Às 15h30, o cortejo sai novamente, agora em direção ao Campo Grande. No percurso, haverá uma saudação ao Caboclo e a Cabocla, em frente à Biblioteca Anísio Teixeira, na Ladeira de São Bento.
 
No Campo Grande, haverá nova solenidade de hasteamento de bandeiras pelo prefeito de Salvador e outras autoridades, ao som do Hino Nacional. Depois, serão colocadas flores no Monumento do 2 de Julho. As atividades serão finalizadas com execução do Hino ao 2 de Julho, acendimento da Pira do Simbólico, por um atleta e novamente será tocado o Hino Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário