quinta-feira, 25 de julho de 2013

Saúde: Vale apena fazer Enfermagem antes de Medicina?

Tenho 17 anos e estou no último ano do ensino médio. Quero seguir Medicina, mas tenho muitas dúvidas sobre essa carreira tão concorrida. Será que fazer Enfermagem ajuda a me preparar melhor?


Medicina é de longe a carreira mais concorrida (a nota de corte recém divulgada pela FUVEST foi 77, do total de 90 questões - representa algo como um acerto mínimo de 85,6% da prova)! Nenhuma outra carreira atingiu nota de corte acima de 70. Se deseja se tornar médica, você deve pensar que sua vida nos próximos anos deverá estar organizada firmemente para atingir esse objetivo: rotina de estudos, disciplina e determinação. 

Você também tem dúvidas sobre a própria Medicina, isto é, sobre o que estuda, com trabalha um médico, suas áreas de atuação, duração e formato do curso, etc.? Tais questões podem ser esclarecidas pesquisando o Guia do Estudante, conversando com médicos e estudantes de Medicina, consultando sites especializados em assuntos médicos (facilmente encontráveis em pesquisa na web).

E a carreira em Enfermagem, você a conhece? É possível que você tenha real interesse por esta carreira, assim como poderá desenvolver interesse por outras carreiras da área da saúde (Nutrição, Fisioterapia, Psicologia, Medicina Veterinária entre outras). Da mesma maneira, qualifique suas informações a respeito destas e de outras profissões. 

Munida destas informações, resgate sua história pessoal, interesses e envolvimento com atividades relacionadas a elas. Imagine também seu futuro como profissional da área: como seria trabalhar nestas áreas? Qual a rotina de trabalho? Com quem e como você se relacionaria? Que valores pessoais (prestígio social, ganhos financeiros, atitudes centrais para com o mundo, etc.) você identifica como mais importantes para você e que poderiam estar relacionados a estas profissões? 

Realizadas estas tarefas - e são tarefas mesmo, que devem ser levadas a sério e de forma organizada - você terá dado um grande passo para realizar sua escolha. 

Quanto a se preparar para Medicina cursando Enfermagem, nossa experiência diz que este não é um bom caminho. Se você quer mesmo Medicina, a chance de se frustrar como outro curso é bem grande. Por outro lado, o conhecimento e a prática desenvolvidos no curso de Enfermagem são distintos daquele do curso de Medicina. A própria formação é diferente em termos de anos e de carga horária assim como nas disciplinas (mas há sim matérias comuns – pesquise a grade curricular de cada curso). Como dissemos, não deixe também de pesquisar Enfermagem, mas se escolher esta profissão escolha por ter se identificado com ela e por poder realizar seu projeto de vida e profissional, não pelo suposto que ela prepararia para o curso e a profissão de Medicina.

enviado por Joyce


Nenhum comentário:

Postar um comentário