segunda-feira, 3 de junho de 2013

Morre aos 97 anos Jonathas Telles de Carvalho

Faleceu na manhã deste domingo (2) o rotariano Jonathas Telles de Carvalho, 97 anos. O corpo está sendo velado no Hospital D. Pedro de Alcântara. A missa de corpo presente será às 15 horas, seguida do sepultamento.

Nascido em 30 de março de 1916,  em Feira de Santana, Jonathas tem dois netos e é pai do anestesiologista Marcelo Souza Carvalho e do arquiteto Luís Humberto de Souza. 60 anos como integrante do Rotary Club de Feira de Santana,  ele foi governador (1980-1981) do Distrito 455 do Rotary International.

Pela sua atuação como rotariano foi homenageado pelo prefeito José Ronaldo, Sócio Honorário do Clube, dando nome à Escola Modelo que funciona no bairro Conceição. Também é nome de rua, no bairro Santa Mônica e nomina a Fundação Jonathas Telles de Carvalho, que mantém o Centro de Apoio ao Deficiente Visual.

O feirense é detentor da Comenda da ordem de Albatroz com a Grã-Cruz Máxima, honraria outorgada pelo Museu Histórico Nacional, em abril de 1971, em solenidade no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, dirigida pelo então presidente da Academia Brasileira de Letras, Austregésilo de Ataíde. Trata-se de um título internacional entregue a figuras como Oliveira Salazar, presidente de Portugal, almirante Augusto Rademaker, vice-presidente do Brasil, Paulo Pimental, governador do Paraná, empresário José Ermírio de Moraes, entre outros. Também é comendador da Ordem do Mérito de Feira de Santana.

Entrou no Rotary em 17 de abril de 1953, levado pelo padrinho Clóvis da Silveira Lima (que foi governador do então Distrito 123 em 1954/1955), tomou posse na gestão do presidente Joselito Falcão de Amorim (1952/1953). Jonathas ocupou praticamente todos os cargos possíveis, desde o seu primeiro ano como rotariano.

Com informações do jornalista Dimas de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário