domingo, 9 de junho de 2013

Queda da popularidade de Dilma: pobres sentem inflação e classe média fica sem emprego

A queda da popularidade da presidente Dilma Rousseff apontada pelo instituto Datafolha mostra que a inflação está pressionando o bolso da população e que a classe média está sentindo mais dificuldade em conseguir emprego.

De acordo com o professor da PUC-SP Antônio Carlos Alves dos Santos, coordenador do curso de Ciências Econômicas, a alta nos preços tem afetado mais a população de baixa renda.

— Esse é, em grande parte, o eleitorado de Dilma. Essas pessoas sentem mais os reflexos da inflação quando vai à feira livre e o salário não é capaz de suprir as despesas da família.

O bolso do trabalhador sentirá novamente com os reajustes dos transportes públicos em várias cidades do País. Antônio Carlos afirma a aprovação de Dilma vai continuar oscilando porque a política econômica do governo não tem demonstrado um caminho objetivo.

— Para os investidores internacionais, o governo parece confuso em relação à economia. Tanto que não há muita confiança no ministro [da Fazenda] Guido Mantega. Os eleitores vão demonstrar a insatisfação com as altas nos preços, principalmente dos serviços.

Em relação aos empregos, o público mais afetado é a classe média. Segundo um levantamento feito pelo instituto Markit, especialista em serviços sobre informações financeiras, o número de funcionários nas indústrias do Brasil foi novamente reduzido em maio, no ritmo mais acentuado em nove meses, como reflexo das tentativas de redução de custos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário