quinta-feira, 13 de junho de 2013

Equipamento para descarte de medicamentos instalado em farmácia de Feira de Santana

Graça Pimenta apresentou projeto na AL sobre o tema



A Fármacia Brito, situada no bairro Feira V em Feira de Santana, já dispõe de um equipamento que armazena embalagens de medicamentos em desuso, vencidos ou provenientes de sobras. A máquina é oriunda de um projeto intitulado “Descarte consciente com destino certo”, criado pelo Ministério Público em parceria com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o Conselho Regional de Farmácias e empresas do ramo.

A deputada estadual Graça Pimenta (PR), profissional de saúde, vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL) e autora do projeto de Lei nº 19.520/2011 que tem como tema o descarte correto de medicamentos, considera muito importante o equipamento e salienta a necessidade de instalação do mesmo em outros pontos de coleta da cidade. “Me anima ver que iniciativas para combater o descarte incorreto de medicamentos já estão sendo tomadas. Porém, é preciso que outros pontos de coleta sejam criados na cidade, assim como em outros municípios do Estado”, afirma a parlamentar.

Graça Pimenta salienta que é preciso que a população atente para o perigo causado pelo descarte incorreto de medicamentos no lixo comum ou na rede pública de esgoto, uma vez que estes causam poluição das águas e, consequentemente, riscos de contaminação em pessoas e animais. “Por isso, faz-se necessário que seja instituída brevemente uma política de informação sobre os riscos ambientais causados pelo descarte incorreto desses produtos, além de uma maior fiscalização por parte do poder público”, declara.

Para o gerente da unidade, Geovani dos Santos Brito, o projeto da parlamentar é muito bom. "Parabenizo a deputada Graça Pimenta pelo empenho em conscientizar a população a respeito do descarte correto desses medicamentos. Muitas vezes as pessoas jogam em qualquer lugar e isso prejudica o meio ambiente e polui a água que consumimos", afirma. 

Informações detalhadas sobre o projeto de Lei em questão podem ser obtidas através do link:http://www.gracapimenta.com.br/noticias.php?id=549#conteudo. Vale ressaltar que, no Brasil, o programa já conseguiu coletar mais de 40 toneladas de medicamentos desde o ano passado, o que contribuiu para a preservação de cerca de 20 bilhões de litros de água.


Nenhum comentário:

Postar um comentário