sábado, 15 de junho de 2013

Cachoeira: Estão abertas as inscrições do OURUA, Cultura Arte e Educação

  Estão abertas as inscrições do OURUA, Cultura Arte e Educação. O Ourua terá duração de cinco meses e desenvolverá ações de formação de educadores, oficinas de arte e programação artística periódica nas cidades de Cachoeira, Maragogipe e São Félix. Seu público alvo são crianças, adolescentes, educadores (formais e não formais) e a comunidade. As inscrições são gratuitas.

As Oficinas oferecidas são: Teatro para Iniciantes, Contação de Histórias, Dança Contemporânea, Formação Afro-Indígena e Educação Patrimonial, Oficina de Arte Educação e Investigação da Memória Oral, e Escrita Criativa: Dedinho de Prosa, Cadinho de Memória .

Para inscrever-se baixe a ficha de inscrição AQUI preencha e envie para o email inscricoesourua@gmail.com, ou nas escolas das três cidades e na sede da Casa de Barro.

Consulte nosso calendário de atividades AQUI

A abertura do projeto é dia 15 de julho e contará com Mesa de Abertura e Palestra Musical Afro-Barroca com Mateus Aleluia, no Auditório da UFRB em Cachoeira.

Confira a descrição das Oficinas

Ed. Patrimonial e Formação Afro- Indígena (140 h): A oficina objetiva promover discussões e reflexões a respeito do tema, para que os educadores possam desempenhar, nesse processo de construção identitária, o papel fundamental de mostrar aos alunos que todas as raças presentes no Brasil têm e tiveram importâncias iguais na formação da cultura brasileira, ao mesmo tempo leva seus participantes a uma imersão no patrimônio local, como investigadores deste, além de promover discussões a respeito dos temas abordados, para uma efetiva construção do saber patrimonial, fornecendo-lhes ferramentas para serem multiplicadores do conhecimento construído.

Arte Educação (50h): Propõe Identificar o papel da Arte e as suas contribuições no processo educativo; Compreender a Arte no contexto sociocultural na história do homem e do compromisso da mesma com a tradição e a contemporaneidade; Apontar meios de reconhecer a Arte como eixo para o Desenvolvimento Humano e formação docente; Analisar os princípios pedagógicos e fundamentos teórico-metodológicos do trabalho com a Arte na práxis pedagógica.

Dedinho de Prosa. Cadinho de Memória (110 h): Tem como objetivo educar para o patrimônio; incentivar às leituras (de livros e do mundo); a escrita, a partir da experiência de investigação e registro da memória oral; registrar os saberes e fazeres tradicionais do Recôncavo baiano.

Oficina de teatro para iniciantes (50 h): Na Oficina de Teatro para iniciantes, os alunos recebem aulas de desinibição, expressão corporal, interpretação em grupo, construção de personagens, improviso, jogos teatrais, interpretação de textos de teatro, tendo com eixo motriz o Recôncavo e suas particularidades.

Contação de História (60 h): A oficina irá abordar, de maneira vivencial, técnicas de narração, criação e encenação de histórias a partir da memória, improvisação e estratégias para a narração de contos populares que contribuam com a formação de contadores de história e possam ser utilizados em futuros processos criativos.

Introdução à Dança e Performance Negra Contemporânea (52 h): Articular conhecimentos prático e teóricos como meio de expressão artística e reflexão crítica.

Saiba mais sobre o Ourua em:
 http://casadebarro.org/nossos-projetos/ourua/


Por Mídia Reconcavo

Nenhum comentário:

Postar um comentário