terça-feira, 4 de junho de 2013

Mulher é presa na Malásia por insultar o rei no Facebook

Bangcoc, 4 jun (EFE).- Uma mulher foi detida nesta terça-feira na Malásia por comentários publicados em sua página do Facebook considerados insultos ao rei do país, Abdul-Halim Muadzan, informou a imprensa local.
Membros da Comissão sobre Comunicações e Multimídia fizeram a detenção nesta manhã após uma investigação policial da mulher, que tentou fugir quando sua identidade como autora dos comentários foi revelada em vários blogs, segundo o jornal 'The Star'.
O órgão advertiu que leva 'muito a sério' os 'abusos' nas redes sociais na publicação de conteúdos injuriosos contra a monarquia.
A detenção aconteceu depois que 20 ONGs denunciaram à polícia os comentários contra o rei publicados no Facebook e em um blog.
A lei malaia de Comunicações e Multimídia de 1998 considera os insultos contra a monarquia crime de perturbação da ordem pública, acusação que foi feita no ano passado a um blogueiro que também utilizou o Facebook para publicar críticas contra o chefe de Estado.
Abdul-Halim Muadzan, rajá do estado de Quedá, foi entronizado há um ano e se tornou o décimo quarto soberano a assumir o Trono da Malásia desde a declaração da independência do Reino Unido, em 1957.
A Constituição malaia estabelece que o rei, que ostenta o cargo de chefe máximo das Forças Armadas e cuja principal função é a de representar o país em atos oficiais, é nomeado a cada cinco anos entre os nove sultões da Malásia de forma rotatória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário