sexta-feira, 7 de junho de 2013

Deputados lançam Solla candidato a governador

A Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia, a pedido do deputado estadual Alan Sanches (PSD), recebeu na manhã desta terça-feira (4), no Plenário da Casa, o secretário de Saúde, Jorge Solla numa audiência pública bastante concorrida. Contudo, o lançamento do nome do secretário Jorge Solla por parte de parlamentares dos mais variados partidos como mais um que pode representar o PT nas eleições de 2014 mereceu destaque durante o debate. O presidente da Comissão de Saúde, José de Arimatéia deu largada ao debate em torno da sucessão estadual, elencando Jorge Solla como candidato de grande potencial para suceder o governador Jaques Wagner.
Já Alan Sanches fez questão de reforçar que: “o vice-governador Otto Alencar é o candidato natural do meu partido, o PSD, mas Solla não é um nome que deva ser ignorado pela sua sigla, o PT”. O pepista Mário Negromonte Júnior afirmou que a sua legenda (o PP) abraçará a candidatura de Solla, caso a mesma se torne realidade e até mesmo o comunista Alvaro Gomes disse que o secretário será capaz de dar continuidade ao projeto que está dando certo. O deputado Alan Sanches, que é médico por formação, entretanto, chamou atenção que o foco principal naquele momento deveria ser a saúde na Bahia, seus avanços, mas principalmente o que precisa ser feito para melhorá-la, mas não negou que o gestor possua legitimidade para tal. “Precisamos, por exemplo, melhorar o acesso à informação. Muitos não sabem como realizar simples exames e essa é uma tarefa fácil de ser resolvida. Temos que avançar na regulação dos leitos, em especial de UTIs, promessa feita aqui já pelo secretário, afinal, não são poucos os casos em que os pacientes do interior vem a óbito por falta de vagas”, frisou.
Solla, por sua sua vez, não escondeu que ficou lisonjeado com o destaque ao seu nome, mas preferiu continuar focando nas ações da saúde, cujos investimentos, conforme ele, de 2007 até 2012 dobraram ano a ano. “Em 2012, por exemplo ultrapassou a casa dos R$ 3 bilhões. Realizamos concursos públicos, elevamos os salários dos médicos, investimos e muito em programas de saúde e também em infraestrutura”, destacou, complementando que foram construídos cinco novos hospitais de grande porte e estão em curso a reforma e ampliação de 10 unidades hospitalares e três unidades de emergência.
“Como o novo Hospital Couto Maia, cuja a PPP já foi licitada, a ampliação do hospital Geral do Estado (HGE), prédio anexo ao Hospital Roberto Santos, nova emergência do Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, dentre outros”. O secretário fez um balanço das suas ações à frente da pasta, bem como apresentou o Plano Plurianual de Saúde (PPA). Solla fez questão de lembrar ainda que o montante de recursos aplicados e a qualidade do atendimento no setor a partir do governo Jaques Wagner é indiscutível, embora não negue que muito ainda precisa ser feito. Dentre as principais metas, ele citou a elevação em 150% dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário