sexta-feira, 21 de junho de 2013

Fifa pode cancelar a Copa das Confederações

20130621102611_cv_jb_gde

Joseph Blatter deixou o Brasil na última quarta-feira (19) com destino a Turquia, onde assistirá a partida de abertura da Copa do Mundo Sub-20. A saída do dirigente, em meio à ampliação das manifestações no país, deixou dúvidas sobre o destino da competição no Brasil.
A Fifa deu um ultimato ao governo brasileiro para que as autoridades garantam a segurança das delegações. Caso contrário, cancelará o evento – ato que poderá causar ainda mais problemas ao país, uma vez que a Lei Geral da Copa prevê que o Governo Federal pague os prejuízos da entidade.
Durante a semana, houve depredação de um ônibus da delegação em Salvador, placas da Copa das Confederações foram destruídas no Rio de Janeiro e duas seleções já teriam manifestado intenção de deixar o Brasil – uma delas, a Itália.
Na manhã desta sexta-feira (21), a entidade enviou um comunicado à Agência Reuters informando que “até esta data, nem a Fifa nem o comitê organizador local nunca discutiram qualquer possibilidade de cancelamento da Copa das Confederações da Fifa”.

O Artigo 22 da Lei Geral da Copa defende a Fifa. Ele diz que “a União responderá pelos danos que causar, por ação ou omissão, à Fifa, seus representantes legais, empregados ou consultores”. Já o Artigo 23 fala que “a União assumirá os efeitos da responsabilidade civil perante a Fifa, seus representantes legais, empregados ou consultores por todo e qualquer dano resultante ou que tenha surgido em função de qualquer incidente ou acidente de segurança relacionado aos Eventos, exceto se e na medida em que a Fifa ou a vítima houver concorrido para a ocorrência do dano”.


Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário