domingo, 30 de junho de 2013

Jovem é assassinada no São Pedro de Humildes; mais seis pessoas foram baleadas


Os festejos do São Pedro na praça do distrito de Humildes, na madrugada deste domingo (30), terminaram com a morte de uma jovem e mais seis pessoas baleadas.
 
Tainá Cordeiro Servo, 17 anos, que morava da rua Veneza, no bairro Parque Getúlio Vargas, em Feira de Santana, foi alvejada com três tiros, um no pescoço, um na perna e outro na boca. Ela foi para o São Pedro de Humildes em uma van, locada por um grupo de amigos do mesmo bairro da vítima.
 
A jovem curtia as apresentações ao lado de uma pessoa ainda não identificada, quando momentos antes do show do cantor Pablo, por volta das 2h, um rapaz se aproximou da dupla e começou a atirar. Houve pânico, gritaria e algumas pessoas chegaram a desmaiar por conta dos disparos.
 


Segundo amigos da vítima, que presenciaram o fato, o principal suspeito do crime é um ex-namorado. A delegada plantonista da Delegacia de Homicídios de Feira de Santana (DH), Karine Alves, tanmbém acredita que o tiro tenha sido direcionado à jovem. Tainá foi levada para a policlínica de humildes, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O sepultamento do corpo vai ser no cemitério Jardim Celestial.
 
Violência
 
Outras pessoas que também estavam participando dos festejos de Humildes foram vítimas de tiros durante as apresentações e deram entrada nos hospitais de Feira de Santana.
 
Liliane Ranjeila Alves Queiroz, 20 anos, moradora de Ipuaçu,  levou um tiro na barriga e Jadson da Silva de Jesus, 29 anos, morador do bairro tomba, foi alvejado na perna. Também foram baleados Aline Souza Regis, 23 anos, residente no bairro Rocinha e Rodrigo Gomes Sobrinho, 16 anos, outro morador da Rocinha. Os quatro foram encaminhados para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) em Feira de Santana.
 
Mais duas pessoas foram baleadas, porém não tiveram seus nomes divulgados pela polícia. Há a informação, somente, de que um adolescente, não identificado, foi socorrido para o Hospital Estadual da Criança (HEC), mas já foi liberado,  e outra pessoa foi levada para o Hospital EMEC.

Segundo informações da prefeitura, aproximadamente 50 mil pessoas compareceram ao segundo dia da festa, que teve como atração principal da noite o cantor romântico de arrocha, Pablo.
 
 
As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

sábado, 29 de junho de 2013

Veja o que vai acontecer hoje (29) na sua novela favorita




Flor do Caribe (Globo)
 
Alberto destrata Samuca quando o menino pergunta por Ester. Ester desmaia no bunker. Alberto liberta Ester, mas a ameaça, caso revele o que sabe no depoimento que fará à polícia. Cassiano vai à casa de Alberto avisar que está com Samuca e nota algo errado com Ester. Donato convida Bibiana para assistir ao show de Elba Ramalho e lhe dá um vestido de presente. Elba diz a Cassiano que gostaria de conhecer Veridiana, que recebe um terço de Nossa Senhora da cantora. Alberto pega Samuca na escola e diz ao menino que vai levá-lo para passear em uma praia deserta. Elba conta para Lino que conheceu uma mulher que escreve livros de cordel, contando histórias parecidas com as histórias de Veridiana, insinuando que a moça possa ser Maria Adília. Ester é indagada sobre as joias durante seu depoimento à polícia.
 
 
Sangue Bom (Globo)
 
Fabinho marca um encontro com Bárbara e manda Malu colocar uma câmera em seu quarto. Perácio interroga Brenda para saber do dinheiro da venda dos quadros de sua mãe. Rosemere vê Palmira conversando com Lili. Amora garante a Bento que vai assumir o romance dos dois. Douglas tenta beijar Giane. Brenda consegue enrolar Perácio. Rosemere chama a atenção de Filipinho e Renata. Silvério vê Giane tentando andar de salto alto. Malu instala a câmera no quarto de Bárbara e se esconde no banheiro. Plínio afirma a Celinha que não magoou Irene. Tina vê Bárbara com Fabinho no quarto e manda uma mensagem para Natan. Áurea hipnotiza Damáris. Bárbara confessa o que fez contra Irene para ficar com Plínio. Natan invade o quarto de Bárbara.
 
Amor à vida (Globo)
 
Paloma tenta convencer Bruno a deixá-la levar Paulinha para casa. Jonathan elogia Félix para Edith e Tamara. Pilar cobra atenção de César. Edith pede para Félix não usar Jonathan para se aproximar de César. Patrícia e Michel ficam juntos. Renan tem uma crise alérgica com o jantar que Perséfone prepara. Elenice descobre que Glauce retirou um prontuário do arquivo e conta para Joana. Paloma garante que vai levar Paulinha para sua casa. Valdirene tenta animar Márcia. Ordália convence Bruno a deixar Paulinha ficar com Paloma. Patrícia disfarça o carinho que faz em Michel. Perséfone conta que passou a noite na emergência com Renan. Michel agride Niko por causa de Patrícia. César avisa a Félix que precisa investigar a acusação feita por Lutero, e o vilão pensa em pedir a ajuda de Eron. Thales encontra Nicole em seu apartamento. Vega se espanta com a presença de Atílio e estranha seu comportamento. Joana confirma a Lutero que Glauce sumiu com o prontuário de Luana. Aline entrega um presente a César no momento em que Félix e Eron entram no consultório. Atílio entra na sala de César, e Félix fica em pânico. Ninho chega para visitar Paloma e Bruno se irrita.

Popularidade de Dilma Rousseff cai 27% durante protestos pelo país

Pesquisa do Instituto Datafolha revela que a popularidade da presidente Dilma Rousseff caiu 27% nas três semanas de protestos pelo Brasil. Na primeira semana de junho, 57% dos entrevistados consideraram o governo ótimo ou bom. Agora, o índice caiu para 30%.
No começo de junho, 33% das pessoas ouvidas disseram que o governo era regular. Agora, 43% dos entrevistados têm essa opinião. No início de junho, 9% disseram que o governo era ruim ou péssimo e, agora, o índice subiu para 25%. Um por cento dos entrevistados não soube ou não quis responder.
De acordo com o Datafolha, nas últimas três semanas, a presidente Dilma Rousseff perdeu mais de 20 pontos em todas as regiões do país e em todos os recortes de idade, renda e escolaridade.
A pesquisa também revelou a opinião dos entrevistados em relação ao desempenho da presidente frente aos protestos. Para 32% deles, o desempenho foi ótimo ou bom, 38% consideraram que foi regular e 26% avaliaram como ruim ou péssimo.
Os entrevistados também foram ouvidos sobre a expectativa em relação a economia brasileira. A avaliação positiva da gestão econômica caiu de 49% para 27%.

Jovem violentada no Paraná é encontrado

Policiais civis encontraram na tarde desta sexta-feira o corpo da adolescente Tayná Adriane da Silva, 14 anos, morta após ser estuprada na cidade de Colombo, na região metropolitana de Curitiba (PR). O corpo foi localizado em um matagal próximo ao parque de diversões onde a menina foi assassinada - e onde trabalhavam os quatro suspeitos dos crimes, presos ontem. Três deles confessaram o crime. Policiais promoviam buscas pelo corpo desde a manhã de hoje, inclusive com a participação de dois dos presos. Familiares da vítima e moradores da região tentaram linchar os suspeitos durante os trabalhos.

Moradores do bairro São Dimas, onde a menina morava e onde ocorreu o crime, se revoltaram com a notícia da prisão dos quatro presos, ainda na tarde de ontem. Horas depois, um grupo foi até o parque de diversões e destruiu brinquedos. Moradores também colocaram fogo em algumas estruturas pertencentes ao espaço. Ninguém foi preso pelo vandalismo. Nesta sexta-feira, familiares e amigos da vítima também bloquearam a estrada da Ribeira, BR-476, que corta a cidade.

Tayná desapareceu na última terça-feira, depois de ir para a casa de amigos para fazer um trabalho escolar, mas não chegou ao destino. Ela fazia o mesmo trajeto diariamente. Com a comunicação do desaparecimento, a Polícia Civil em Colombo passou a investigar o caso e verificou as câmeras de segurança de estabelecimentos da região. Uma delas mostrava a menina pouco antes do parque e o outro equipamento não registrou a passagem da adolescente na sequência do trajeto, depois do espaço de lazer. Uma denúncia anônima também ajudou na localização dos suspeitos.

Os três presos que confessaram os crimes contaram que agarraram a adolescente quando ela passou em frente ao parque de diversões. Os homens a levaram para um matagal, onde ocorreu o estupro e o assassinato. O corpo foi enterrado próximo ao parque. Os presos ainda citaram que já tinham visto a jovem passar com frequência pelo local.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Luciano Borges esclarece boatos.



O editor-chefe do deste blog manteve contanto com Luciano Borges, diretor-administrativo do jornal O Guarany, para obter informações concretas sobre os boatos de sua pré-candidatura a deputado nas próximas eleições.
Luciano Borges afirmou que seria uma honra poder disputar uma eleição para a Assembléia Legislativa para representar a Cachoeira e região, porém afirma que não é esse o seu propósito e que vem  conversando no sentido de fortalecer um movimento político capaz de promover a retornada do crescimento da Cachoeira via eleições municipais.
Tenho de fato conversado com muitas pessoas amigas e amigos e o que sinto é um completo desconforto por parte de grande parte da população em relação aos políticos, e não poderia ser diferente, afinal de contas, existe uma estagnação na área política do município, afirmou Luciano Borges
Luciano Borges afirmou ainda que boatos sempre existirão, principalmente quanto se trata de política, onde os políticos optam por promover uma guerrilha entre si, invés de cumprirem o seu verdadeiro papel como representante do povo.

Mais um pré-candidato a deputado estadual em Cachoeira.



Os boatos mais recentes em cachoeira, afirmam que o diretor administrativo do jornal o Guarany Luciano Borges, é pré-candidato a deputado estadual.
Segundo uma fonte de informações, a idéia da pré-candidatura surgiu em uma reunião entre Luciano Borges e a executiva nacional de um partido em São Paulo, no qual será constituído o diretório aqui na cidade, se for verdadeira esta informação, cachoeira passa a ter três pré-candidatos a deputado estadual.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Manifestação 'Passe Livre' em Salvador




 
17h05 - "Solicitei de Aleluia para que todas as empresas de ônibus divulguem a tabela de custos de todas as empresas"

17h1 - "No início da semana propus que que fizessem uma comissão para que eu pudesse recebê-los"

17h - Prefeito começa coletiva. "Eu e o governador divergirmos na decisão de que os manifestantes poderiam chegar à frente da Prefeitura. Para mim eles têm o direito de chegar"

16h51 - Prefeito ACM Neto vai iniciar coletiva com a imprensa dentro da Prefeitura

16h48 - Veja aqui o que Aleluia falou com a imprensa



 

16h47 - O secretário municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia (DEM) foi vaiado pelos manifestantes do Movimento Passe Livre (MPL) que estão concentrados em frente ao Palácio Thomé de Souza, sede do Poder Executivo de Salvador, nesta quinta-feira (27).


16h46 - Impasse mainda continua. Manifestantes pedem que Neto desça.

16h45 - PM informa que cerca de 10 mil participam da manifestação

16h30 - Clima é pacífico na frente da Prefeitura


 

16h22 - O prefeito não vai descer


16h21 - O vereador Léo Prates (DEM), vice-líder do bancada, afirmou à equipe do Bocão News que leu a carta dos manifestantes e disse que tudo é viável desde que haja entendimento entres as três esferas do Governo. A Câmara vai aprovar uma audiência pública para debater estas questões nos próximos dias. O vereador tenta convencer os manifestantes a criarem uma comissão para negociar . Disse que o prefeito não vai descer. Os manifestantes querem uma audiência pública com todos e o prefeito.

Veja o que vai acontecer hoje (27) na sua novela favorita

Divulgação/TV Globo


Malhação (Globo)
 
Não haverá exibição de Malhação nesta quinta, devido à transmissão da Copa das Confederações. A novela volta ao ar normalmente na sexta-feira. 
 
Flor do Caribe (Globo)
 
 Alberto e Dionísio negam que as joias sejam deles. Alberto acompanha Isabel e os agentes até a polícia. O piloto finge que não conhece Alberto e ele consegue se livrar da acusação. Dionísio fica furioso com Alberto por ter perdido suas joias. Samuel não se conforma com o fato de Dionísio ter conseguido escapar da acusação de roubo das joias. Lindaura teme por Ester estar na casa de Dionísio. Carol conta a Lino que Maria Adília morreu há três anos, segundo vídeo gravado por seu marido. Mateus ameaça Lipe. Veridiana não acredita que a filha esteja morta. Dionísio revela a Alberto que queimou as fotos que estavam no bunker. Alberto pergunta a Ester se foi ela quem fez a denúncia contra ele e Dionísio para a polícia.
 
Sangue Bom (Globo)
 
Plínio e Malu se surpreendem com a revelação de Fabinho. Bárbara pede que Gilson a ajude a separar Bento de Amora. Tina se lamenta com Áurea de ter atingido Kevin com sua vingança. Bento expulsa Bárbara da casa de Gilson. Bárbara obriga Kevin a voltar para casa. Fabinho conta sua história para Plínio. Malu se oferece para ajudar Fabinho. Kevin e Tina fazem um pacto contra Bárbara. Vitinho explica a Filipinho o personagem que ele fará em seu seriado. Rosemere discute com Brenda. Fabinho volta a trabalhar na Class Mídia. Vinny decide ajudar Renata em sua recuperação. Damáris ameaça Wilson para não se divorciar dele. Lara não desiste de acabar com a carreira de Amora. Plínio pensa em Irene. Malu, Madá e Emília ensinam as crianças a cuidar da horta, e Pedrinho as observa. Damáris invade um show de Brunetty. Vinny leva Renata na Para Sempre. Verônica e Érico trocam olhares no Cantaí. Glória se emociona ao ver como Bento deixou seu jardim. Bárbara, Bento e Amora se surpreendem quando Malu chega acompanhada de Fabinho na festa de Luz.
 
Amor à Vida (Globo)
 
Paloma explica por que não pode beijar Bruno e o tranquiliza. Paloma pede para Ciça ajudá-la a manter Bruno longe. Félix vai embora frustrado da casa de Jacques. Carlito é atingido ao tentar afastar uma briga entre Márcia e Rita Cadilac. Tamara aconselha Félix a pedir ajuda a César para conversar com Jonathan. Niko e Eron convidam Amarilys para gestar o filho que eles pretendem ter. Márcia se arruma para seu casamento com Atílio. Lutero é oficialmente afastado do cargo de diretor clínico do hospital, e Jacques finge lamentar o fato. Gigi e Murilo levam um fora de Lutero. Thales pede para conversar com Vega. Atílio sente-se tonto antes de ir para o cartório. Paloma fala para Paulinha que ela ficará em seu apartamento. César pede para Lutero ajudá-lo a descobrir o que aconteceu no parto de Luana. Aline entrega o contrato do flat para César assinar. Félix conversa com Jacques. Nicole exige saber de Vinícius quanto tempo de vida ela tem. Joana fala para Lutero que Glauce fez o parto de Paulinha. Atílio foge do cartório. Ninho aparece no hospital e Paulinha o compara com Bruno.
 
Saramandaia (Globo)
 
Stela enfrenta Zico e pede que Laura fique na fazenda. Helena e Candinha falam sobre a mãe de Stela sem que ela perceba. Gibão fala para Vitória sobre seu sonho de mudar o nome da cidade. Zélia e Lua se reconciliam. Gibão vê dona Redonda inchar. Marcina termina seu namoro e Aparadeira comemora. Risoleta convida o professor Aristóbulo para ir a sua pensão. Lua conta para o irmão que Zélia está grávida e Gibão não percebe o aviso que o pássaro tenta lhe dar. Gibão fala para Encolheu sobre sua visão com dona Redonda, mas ele não dá atenção. Vitória descobre a gravidez de Zélia e apoia a filha. Zico pensa em Vitória e fica incomodado com Helena. O médico Rochinha se emociona ao ver Laura. Bia se preocupa com dona Redonda. Aristóbulo se despede da mãe, dona Pupu, antes de sair de casa. Risoleta se arruma para encontrar o professor. Aristóbulo visita o túmulo de uma antiga namorada. Marcina decide ir atrás de Gibão e Aparadeira manda Cazuza impedi-la. Aristóbulo chega à pensão, mas é impedido de entrar pelo delegado. Marcina vê Gibão com Rosalice e fica furiosa. Aparadeira questiona a presença de Aristóbulo na pensão de Risoleta.

Telexfree está suspensa em todo o Brasil‏



O desembargador do Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC) Samoel Evangelista decidiu, na tarde desta segunda-feira (24), indeferir o pedido de revisão da sentença dos advogados da Telexfree e manteve a liminar que proíbe os pagamentos e novas adesões à empresa. A medida mantém o bloqueio às contas dos sócios administradores e é válida para todo o território nacional. Procurado pela reportagem do G1, o advogado da Telexfree Horst Fouchs, que veio ao Acre para cuidar do caso, disse apenas que estava tomando conhecimento da decisão e que só vai se pronunciar depois que ela for publicada.

A empresa é suspeita de operar um esquema de pirâmide financeira utilizando como 'disfarce' um tipo de estratégia empresarial conhecido marketing multinível, quando ocorre a distribuição de bens e serviços e divulgação dos produtos por revendores independentes que faturam em cima do percentual de vendas. De acordo com a assessoria do TJ/AC, como a decisão foi analisada apenas pelo relator do processo, os advogados da empresa possuem o prazo de cinco dias para entrar com o recurso e tentar reverter a decisão do desembargador, na Câmara Cível. Eles podem ainda, no mesmo prazo, entrar com embargo de declaração, que ocorre quando os advogados entendem que a decisão do desembargador não ficou clara.

Alugou ambulância para transporte da própria mulher com recurso público


 O Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta quarta-feira (26/06), julgou procedente a denúncia formulada contra o prefeito de Nazaré, Milton Rabelo de Almeida Júnior, por irregularidades cometidas no exercício de 2010. A relatoria imputou ao gestor o ressarcimento aos cofres públicos do valor de R$ 4.000,00 e uma multa de R$ 500,00, mas ainda cabe recurso da decisão.
A denúncia aponta o pagamento indevido pelo Executivo de R$ 4.000,00 para serviço de ambulância visando o transporte da esposa do gestor. Considerando que a beneficiária, na condição de secretária de Ação Social, percebia subsídio mensal na ordem de R$ 3.000,00, e o prefeito o valor de R$ 10.500,00, totalizando a renda familiar o montante de R$ 13.500,00, a situação não poderia ser enquadrada na Lei nº 661/2007, que trata da concessão de auxílio para atendimento das necessidades de pessoas carentes.
Além disso, segundo a delação, o município de Nazaré/BA possui diversas ambulâncias em sua frota de veículos, inclusive uma para atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, sendo a contratação considerada indevida também por este motivo. Convocado a prestar esclarecimentos, o gestor não conseguiu descaracterizar as irregularidades.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Amor à Vida: Patrícia descobre que Michel é casado


Uma bomba deve explodir nos próximos capítulos da novela 'Amor à Vida'. O motivo? Patrícia (Maria Casadevall) descobrirá que Michel (Caio Castro) é casado. Isso mesmo! Ao menos foi o que disse a coluna Telinha, do jornal 'Extra'.
Segundo a publicação, tudo começará quando os dois estiverem juntos no hospital e darão de cara com Silvia (Carol Castro), advogada de Bruno (Malvino Salvador). Ao ver a cena, a morena dirá que é mulher do médico.
"Somos casados, sim. E você, quem é? Alguma namoradinha dele?", questionará Silvia. Chocada com a situação, Patrícia verá um anel no dedo mindinho da advogada, que logo explicará: "O Michel nunca gostou de aliança tradicional. E me deu esse anel aqui, é uma gracinha, não é?".
Como também tem um anel, a administradora mostrará à rival: "Parece que ele tem mania de dar anel descolado. Silvia, por sua vez, rebaterá dizendo que Michel gosta de economia e não gastaria o dinheiro dele com brilhantes.
Assustado com tudo o que aconteceu, o médico insistirá dizendo a Patrícia que não tem mais nada com Silvia, mas ela ficará irritada e vai embora. "Você não tinha nada que falar com a Patrícia!", brigará Michel com Silvia.
A advogada afirmará que eles ainda são casados e que 'peguete' precisava saber da verdade. "Peguete não! Quanto ao nosso casamento, você sabe muito bem que não rola!", retrucará ele, saindo correndo atrás da administradora, que não lhe dará atenção. Ao chegar no apartamento da amada, o médico terá que se livrar dos seguranças, pois Patrícia proibirá que ele entre no prédio. Irritado, Michel esmurrará a porta da casa de Patrícia, enquanto ela ligará para a portaria para pedir a ajuda da polícia.
Quando vê a viatura chegar para prender o rapaz, a morena finalmente abrirá a porta e deixará ele se explicar. A administradora dirá que ele nunca contou ser casado. Por sua vez, o médico dirá que ia falar a verdade: "Eu e a Sílvia somos casados, mas a gente tá dando um tempo".
"Um tempo? Dar um tempo quer dizer que vocês tiraram umas férias do casamento?  E que você pode sair pra gandaia, ela pode sair pra gandaia... sem nenhum compromisso?", perguntará ela. Michel tentará, mais uma vez, se sair da situação: "Mais ou menos. Não é questão de sair pra gandaia. O relacionamento estava mal".

Acompanhe aqui o resumo das novelas
A moça relembrará que, quando eles começaram a sair, não queriam compromisso e foi ele quem insistiu em manter uma relação sólida. "Agora que eu aceitei, descubro que você é casado e tá dando um tempo. E que eu sou a pegadinha das suas férias conjugais", completará ela.
Alegando que Patrícia sabe que não é bem assim, Michel fará mais uma declaração de amor à amada: "Eu gosto de você. Te amo". Implacável, a administradora rebaterá: "Também foi sincero quando me deu esse anel? Praticamente igual ao da sua mulher? Mulher, sim, porque nem ex é. Ex seria se vocês tivessem se separado. Mesmo assim, eu merecia saber".
O rapaz responderá dizendo que estava esperando o momento certo de contar e que está decidido a pedir o divórcio. Mesmo assim não adianta e Patrícia dá um basta na relação. "Eu estou de ressaca da palavra amor. Quer saber, Michel? Eu quero distância de você. Distância! Eu já me enganei com o primeiro cara que casei. Não quero outro galinha na minha vida. Agora vou fazer o que sempre prometi: passar o rodo!", falará ela.

Manifestação

Fotos: Edgard Abbehusen/Mídia Recôncavo

A Ponte D. Pedro II, em Cachoeira, foi fechada por manifestantes do movimento Passe Livre, por volta das 11 horas desta segunda-feira, 25. Cerca de 50 pessoas atravessaram a ponte, sentido São Félix, pela área de circulação de carros, logo após a passagem do trem.
A iniciativa do movimento era chamar a atenção da população das duas cidades para reivindicações sociais, segurança pública e combate a corrupção.
Os manifestantes levaram cerca de meia hora até chegar à São Félix, gerando congestionamento nas vias da cidade. Logo que concluíram a travessia, os lideres do movimento foram chamados pelo Tenente Valdomiro Suzart, comandante do Pelotão Especial da 27ªCIPM, para uma conversa amigável, que pediu que os manifestantes não voltassem para Cachoeira bloqueando a ponte.
Os manifestantes pararam em frente a prefeitura de São Félix, onde se articularam para conversar com o vice-governador, Otto Alencar, na tarde de hoje e voltaram para Cachoeira pela área de pedestres.
Segundo Lorena Morais, uma das lideres do movimento, uma carta foi entregue ao Secretário de Cultura do Estado, Albino Rubim, que estava representando o Governo do Estado, com pautas de estudantes e professores da UFRB, que participaram em maior número da manifestação. "Esta carta poderia ser um manifesto de toda a população, afinal, todos moramos e estamos na mesma cidade e utilizamos os serviços dela", disse ela.
O movimento não tem previsão para outro ato, mas os estudantes prometem dar continuidade as comissões que irão dialogar com a prefeitura sobre a segurança pública na cidade e os representantes do transporte público local.
As fotos da manifestação estão disponíveis na página do Mídia Recôncavo, no Facebook. 

terça-feira, 25 de junho de 2013

Cachoeira: Sem manifestação, governador transfere capital da Bahia para Cachoeira




 
Sob forte esquema policial, o governador Jaques Wagner decretou a cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, capital da Bahia na manhã desta terça-feira (25). A cerimônia, que contou com a participação do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo, do prefeito Carlos Pereira, e do bispo Dom Roque Cardoso Nonato começou pontualmente às 8h e durou apenas 20 minutos, atraindo poucos moradores da cidade para Praça da Aclamação.

Cerca de 15 viaturas das polícias civil e militar reforçaram a segurança do governador no entorno da Câmara Municipal de Cachoeira, onde Wagner hasteou a bandeira do Brasil diante de menos de 30 pessoas da comunidade, número bastante inferior ao de policiais. A segurança redobrada no local pretendia controlar uma manifestação de estudantes, organizada através da internet, que tinha a confirmação online de mais de 2 mil pessoas.

A ideia do grupo, que intitulou o movimento como #VemPraRuaCachoeira, era aproveitar a presença do governador para apresentar a ele as pautas de reivindicação de estudantes e moradores da cidade. No entanto, o protesto só ganhou as ruas de Cachoeira por volta das 10h, quase duas horas após a saída de Wagner.

Para Dom Roque Cardoso, a possibilidade do protesto durante a cerimônia com o governador impediu os moradores de irem assistir ao ato na Praça da Aclamação. “Eu mesmo deixei de trazer 284 crianças do Educandário Paroquial A Jesus por Maria assim que soube que estavam organizando manifestação pela internet. Fiquei temeroso e quase também não vim”, contou o bispo.

Já para a universitária Lorena Moraes, moradora de Cachoeira, a luta por políticas de segurança pública na cidade “merece a mobilização de todos”. Segundo a estudante da UFRB, “a luta de Cachoeira está dentro de um movimento nacional, que toma conta das ruas de todo o país, mas também tem pautas locais importantes”, como a melhoria do sistema de transporte alternativo, responsável pela ligação entre as cidades do Recôncavo Baiano.

Lorena acompanhou o grupo formado por cerca de 50 pessoas durante a passeata realizada no centro da cidade, que terminou na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, onde era realizada uma missa comemorativa à Data Magna de Cachoeira com alguns políticos da cidade. Após a celebração, eles entraram no local em silêncio e sentaram diante do altar, onde permaneceram por alguns minutos. Na saída, encontraram o prefeito Carlos Pereira, que aguardava o grupo para entender o objetivo do protesto.

Após receber um documento com as principais pautas de reivindicação, Carlos Pereira disse que vai analisar os itens que cabem à prefeitura e encaminhar para Wagner o que for da responsabilidade do governo. “Acho importante a participação dos jovens neste movimento e fico muito feliz com a maneira pacífica como protestaram”, disse o prefeito.

A transferência da sede do governo para a cidade no dia 25 de junho é um ato simbólico de reconhecimento do papel histórico de Cachoeira nas lutas pela independência da Bahia. À noite, Gilberto Gil, Saulo Fernandes, Estakazero e Sine Calmon fazem shows gratuitos em comemoração à data, encerrando também os festejos juninos da cidade.

Matéria original Correio 24h