segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Saúde: O que é mais saudável caminhar ou correr?

Caminhar é um dos exercícios mais simples que existem. Pode ser feito em qualquer dia, hora e lugar, até em casa. Dar suas passadas pode ser um santo remédio, pois baixa o nível de colesterol, previne a hipertensão arterial, aumenta a capacidade cardiopulmonar e aumenta a massa óssea, diminuindo o risco de osteoporose.
Correr também traz todos esses benefícios para o nosso organismo, mas temos de levar em conta que é um exercício de maior impacto e exige maiores cuidados.
Pode ser uma boa atividade para os jovens, pois somente a caminhada não atinge a sua demanda de gasto energético. O ideal no caso deles é alternar as duas.
Se você está com um certo sobrepeso, comece caminhando até se acostumar com a carga da atividade e chegar ao peso ideal.

O mais correto é fazer uma avaliação médica para saber como estão as suas condições físicas. Depois, comece com 10 minutos e vá aumentando 5 minutos a cada semana, até completar meia hora. Se o seu objetivo é perder peso, continue acrescentando mais 5 minutos até completar uma hora. Em qualquer caso, o ideal é exercitar-se todos os dias da semana.
Depois que o seu organismo já estiver adaptado à carga, você pode acelerar o passo, aumentando gradativamente o ritmo das passadas.
É essencial controlar a distância percorrida. Observe quantos quilômetros percorreu no tempo estabelecido e durante a semana.
Depois de começar, o mais importante é se exercitar com regularidade. Querer compensar o tempo perdido com surtos de atletismo é muito perigoso para a nossa saúde.
Independentemente de seu preparo, faça um trabalho gradativo. Respeitar os limites do próprio corpo é um mandamento básico de quem quer manter a saúde. Quando eles são ultrapassados, o corpo chia. Faça um bom aquecimento, alongando os músculos das
pernas, e controle a freqüência cardíaca durante a atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário