terça-feira, 30 de novembro de 2010

Pesquisa indica que parte dos eleitores já não lembra em que votou nas eleições

Uma pesquisa do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) revela que boa parte dos eleitores brasileiros já não se lembra mais em quem votou nas eleições deste ano.

Segundo o tribunal, o esquecimento é maior em relação aos cargos de deputado estadual. Nesse caso, 23% dos eleitores entrevistados não lembraram o candidato escolhido na hora do voto.

Em segundo lugar, o maior grau de esquecimento foi para os votos dados para deputado federal --21,7% não recordavam o voto. No caso de senador, eram 20,6% os entrevistados que não lembravam o candidato escolhido.

A pesquisa foi realizada com 2.000 pessoas de 136 municípios, em 24 Estados. O levantamento ocorreu entre os dias 3 e 7 de novembro e tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Meios de comunicação

A pesquisa também perguntou aos entrevistados qual o principal meio de comunicação utilizado para se informar sobre política e eleições. O resultado mostrou que 56,6% se informam principalmente pela televisão e 18,4% por meio de conversa com amigos e parentes. A internet apareceu em terceiro lugar, com 9,9%, à frente do jornal impresso, do rádio e de revistas.

Questionados especificamente sobre a fonte de informação utilizada para se decidir quanto ao segundo turno, a maioria --44,2%-- afirmou que já estava decidido pessoalmente. Outros 18,8% afirmaram que debates entre os candidatos na televisão e no rádio contribuíram para a decisão. Em terceiro lugar apareceram os programas de candidatos na TV, com 15,5%. Com Folha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário