quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Minas Gerais: Historia da Chapada Gaúcha e foto - TIME FEMININO CAMPEÃS DA 1º FASE


O município de Chapada Gaúcha, antiga Vila dos Gaúchos, teve seu início de povoamento no ano de 1976, quando chegaram os primeiros moradores oriundos do Rio Grande do Sul, pelo projeto PADSA, (Projeto de Assentamento Dirigido a Serra das Araras), que integrava os municípios de Formoso, Arinos, Januária e São Francisco.

No ano de 1994, houve um plebiscito no povoado de Vila dos Gaúchos para escolher o nome do novo Distrito, os nomes mais votados foram: Novo Horizonte, Chapada Gaúcha e Serra Gaúcha, como já havia outros Distritos com a denominação Novo Horizonte, automaticamente prevaleceu o segundo nome mais votado, (Chapada Gaúcha).

Neste mesmo ano, a Câmara Municipal de São Francisco aprovou a Lei nº 1523 de 19 de dezembro de 1994 criando o novo Distrito de Chapada Gaúcha, tendo seu território desmembrado do Distrito remanescente de Serra das Araras. Em 28 de Janeiro de 1995, foi instalado o Distrito de Chapada Gaúcha, na antiga Vila dos Gaúchos; neste mesmo ano, começou o processo de emancipação do município.

Ocorreu um fato inédito no Estado de Minas Gerais, pois, a Chapada Gaúcha foi o único povoado que virou Distrito e Município no mesmo ano, criado pela Lei 12.030 de 21 de dezembro de 1995, onde houve a junção dos Distritos de Chapada Gaúcha e Serra das Araras, criando assim o mais novo município do Grande Sertão Veredas, (CHAPADA GAÚCHA), tendo a Serra das Araras como Distrito.

Em 1996 aconteceu a primeira eleição municipal e em 1º de Janeiro de 1997 instalou-se a primeira administração, tendo como Gestor e Prefeito, Narciso Eloe Baron.

A partir da promulgação da Lei Orgânica, que ocorreu em 07 de novembro de 1997, estabeleceu-se a comemorar o aniversário do município em 25 de Julho, por ser dia do agricultor (colono/trabalhador rural) e dia do motorista, devido ao município ser essencialmente agrícola.

Atualmente o Município tem 10.266 habitantes segundo o último censo do IBGE. O município está situado, no semi-árido do Norte Mineiro a aproximadamente 130 km de distância do município de São Francisco, a 90 km de Arinos, 165 km de Januária, 125 km de Formoso e a 85 km do município de Pintópolis; ressaltando que nossas vias de acesso não são providas de asfalto.

Economicamente, o município de Chapada Gaúcha é o que mais cresce no Estado de Minas Gerais, caminhando para um desenvolvimento agro-silvo-pastoril acelerado por o maior produtor de sementes de capim do país, deixando a condição exploradora e extrativista, para se tornar um município potencialmente econômico e tecnológico.

Comemorando o 13º aniversário, o povo de Chapada Gaúcha se orgulha de ter o maior Parque Nacional da Região do Cerrado, o “Parque Nacional Grande Sertão Veredas”, o “Parque Estadual Serra das Araras” e a “Reserva de Desenvolvimento Sustentável Veredas do Acari”, além de preservar suas culturas e tradições realizando a maior festa religiosa do interior de Minas, (Festa de Santo Antônio de Serra das Araras) que é comemorada a mais de 100 anos. Outro grande acontecimento que muito nos orgulha é sediar, “O Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas”, que já esta em sua sétima edição e de ter em nossa história personagens como: João Guimarães Rosa, Antônio Dó e Eloi Ferreira da Silva, entre outro

Nenhum comentário:

Postar um comentário