quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Iraniana condenada à morte diz ser uma pecadora


Uma suposta declaração de Sakineh Mohammadi Ashtiani, mulher condenada à morte por apedrejamento no Irã, foi transmitida pela televisão estadual do país nesta segunda-feira (15). No vídeo, a mulher que foi condenada por adultério se diz uma "pecadora".

A sentença de apedrejamento contra a mulher de 43 anos foi suspensa e agora está sendo revisada pela Suprema Corte iraniana. O caso suscitou um protesto internacional. No vídeo transmitido na TV, uma mulher identificada como Sakineh apareceu com o rosto borrado e a voz coberta supostamente por um tradutor.

Sakineh foi condenada em 2006 de ter uma "relação ilícita" com dois homens após o assassinato de seu marido no ano anterior. Ela foi sentenciada na época a 99 chicotadas. Mais tarde, ela também foi condenada por adultério e condenada a ser apedrejada até a morte, mesmo que ela alegue ter confessado sob coação.

De acordo com informações da Associated Press, sua família e advogado dizem que Sakineh foi torturada enquanto estava sob custódia. Na reportagem transmitida nesta segunfa, Qaderzadeh disse ter mentido sobre sua mãe ter sido torturada, e culpou o advogado da família, Kian, pela atenção em torno do caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário