segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Disputa pelo acesso a Série A

Com o final da 34ª rodada neste sábado, faltam apenas 4 para o término da Série B. As disputas, porém, continuam abertas e mais acirradas do que nunca. Na próxima terça já poderemos ter os primeiros classificados e rebaixados matematicamente.

Com a vitória sobre o Ipatinga e a derrota do Sport para o São Caetano, o líder Coritiba abriu 10 pontos de vantagem para o time pernambucano, 5° colocado, e pode assegurar matematicamente sua volta à Série A já na terça-feira. O Coxa pega o Duque de Caxias no Rio de Janeiro e, se vencer, garante uma das vagas. Mas mesmo que empate ou perca, a equipe de Ney Franco pode confirmar a classificação. Para isto, basta que o Sport não derrote o Vila Nova, fora de casa, e a Portuguesa não vença o Brasiliense, no Canindé. A grande verdade, contudo, é que, como venho escrevendo aqui no blog há muito tempo, o Coritiba já subiu. A briga alviverde agora é para garantir o título, que também está muito perto.

Desde 2006, quando a Série B passou a ser disputada por pontos corridos, sempre o time que foi líder após a 34ª rodada terminou como campeão. Outro ponto a favor do Coxa é o fato de que, na 36ª rodada (sábado, dia 13/11), encara o Figueirense, vice-líder, no Couto Pereira, onde ainda não perdeu no campeonato (6 vitórias e 1 empate). Ou seja, dependendo dos resultados de terça-feira, o Coritiba pode conquistar o título diante do Figueira.

O Figueirense, aliás, é outro que pode terminar a terça-feira comemorando o acesso. O Alvinegro recebe o lanterna América-RN. Se vencer e Sport e Lusa perderem, o time catarinense se garante na Série A em 2011, porque abriria 9 pontos para o Rubro-Negro e 10 para a Portuguesa, faltando 3 rodadas. O Sport ainda poderia tirar essa diferença no saldo de gols, mas precisaria de uma combinação bastante improvável de resultados. O grande problema do Figueira, porém, tem sido ele mesmo. Nos últimos 4 jogos no Orlando Scarpelli, o time de Márcio Goiano venceu apenas 1 (1 x 0 no Bahia) e empatou os outros 3 por 0 a 0. Por isso não é bom contar vitória antes do tempo, mesmo contra o lanterna América-RN, até porque a equipe potiguar busca sua sobrevivência na competição e deve jogar fechadinha, explorando os contra-ataques, assim como todos os adversários do Figueirense fazem no Scarpelli.

O Bahia poderia estar em situação semelhante, mas vacilou e perdeu para o Brasiliense após estar 2 vezes a frente no placar. A derrota só não foi pior porque o Sport também perdeu. Assim, a diferença para o 5° colocado manteve-se em 5 pontos. Na próxima rodada, porém, teremos um confronto direto entre América-MG x Bahia, em Sete Lagoas, e esta distância do G4 pode diminuir. Este, aliás, tem tudo para ser um partidaço. Além de ser o jogo entre 3° e 4° colocados, o Coelho é o 2° melhor mandante da Série B (68,6% de aproveitamento, ao lado do Figueirense) e o Tricolor é o melhor visitante (50,9% de aproveitamento). Se o Bahia vencer, fica em situação muito boa, pois depois joga 2 seguidas em Pituaçu (uma delas contra a Portuguesa, que ainda briga pelo acesso). Caso o América ganhe, passa o próprio time baiano na classificação, se enche de confiança e também fica muito próximo da vaga. O empate, porém, pode ser bom pros 2, dependendo dos resultados de Sport e Portuguesa (lembrando que estes jogam às 19h30, antes de América-MG x Bahia, que jogam às 21h, horário de Brasília).

Seja qual for o resultado em Sete Lagoas, tanto mineiros quanto baianos estão amparados pela história para seguirem em excelente situação. Isto porque esta distância de 4 pontos do 4° para o 5° colocado nunca foi tirada em tão poucas rodadas na história dos pontos corridos. Aliás, desde 2006, somente 1 vez o G4 foi alterado faltando 4 rodadas. Foi em 2008, quando o então Barueri (5°) tinha 54 pontos, contra 55 do Vila Nova (4°). Ao final do campeonato, o time paulista ficou com a vaga e os goianos não.

Já Sport e Lusa olham para América-MG x Bahia de formas diferentes. Para o time pernambucano é melhor uma vitória tricolor, pois o Rubro-Negro ainda encara o América, na penúltima rodada. Já para a Portuguesa o ideal é uma vitória do Coelho, porque na rodada seguinte (36ª, sábado, dia 13/11) a equipe de Sérgio Guedes enfrenta o Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário