segunda-feira, 20 de setembro de 2010

ANÁLISE BJÁ APONTA CANDIDATOS A DEPUTADOS QUE TÊM MAIS CHANCES NA BAHIA

Miudinhas políticas:


1. Em período de campanha eleitoral surgem as listas dos palpiteiros sobre quem são os deputados eleitos (ou prováveis) mais votados, as possibilidades de números para as bancadas e assim, sucessivamente. Na Assembleia Legislativa, então, mesmo antes do início da campanha propriamente dita, um grupo de deputados em volta de Roberto Muniz, confeccionava uma dessas listas. Tem a lista do Elmar, a lista de Marcelo, a lista de Penedo. São muitas, a lista deJosé Carlos Araújo. Natural que assim seja.


2. Houve uma época em que a lista mais famosa da Bahia era a do Largo da Graça, ou lista de ACM. Com detalhe: essse político baiano colocava e tirava gente da lista do seu partido e coligados antes das convenções, a depender de determinadas situações. Às vezes, o sujeito dormia sendo candidato e acordava sem sê-lo.

3. Em 1990, João Durval passou por esse drama ao encontrar a porta do então PFL fechada e não conseguiu descobrir Chico Benjamin, presidente do partido, nem com lupas de longo alcance. ACM colocou Josaphat Marinho como candidato ao Senado. Os casos não são restritos a ACM. Já aconteceram em quase todos os partidos.


4. Nós do BJÁ também temos nossa lista baseada no que se passa na campanha atual, em estudos que estão sendo feitas pelos partidos, na percepção do movimento dos candidatos e por experiência de longos anos acompanhando a política baiana. Como a Bahia é um estado de grande dimensão, os estudos nas proporcionais são sempre localizadas por municípios, até porque fica difícil fazer um apanhado geral, pois, existem nomes muitos fortes em determinadas localidades e que, sequer aparecem em outras.


5. Salvador (quase 20% do total do eleitorado do estado), por exemplo, embora acolha candidatos de todos os municípios, tem sua dinâmica própria. Os mais citados na capital para deputado federal são ACM Neto (DEM), Nelson Pelegrino (PT), bispo Marinho (PRB), Leonelli (PSB), Imbassahy (PSDB), Alice Portugal (PcdoB), Marcos Medrado (PDT), Maurício Trindade (PR), Marcelinho Guimarães (PMDB), Toni Brito (PTB), João Leão (PP).


6. Entenda-se que a citação é por partido, embora, as estimativas são de que, os mais votados em Salvador serão ACM Neto (DEM) e Nelson Pelegrino (PT).


7. Olhando-se a Bahia como um todo, a situação se modifica. No PT, estima-se que os seus candidatos mais votados serão Rui Costa, Valmir Assunção e Nelson Pelegrino. Estão bem na fita: Zezéu Ribeiro, Geraldo Simões (Itabuna e região) e Emiliano José (preferencial de Waldir Pires). Entre os novatos: Waldenor Pereira (está fortíssimo na região de Conquista); Afonso Forense (herdeiro dos votos de Pinheiro); Josias Gomes não é novo, mas, está bem situado; e Luis Alberto (bem estruturado com Rosemberg Pinto e área do petróleo).


8. A estimativa da coligação Wagner é de pontuar com uma bancada federal entre 21 a 23 deputados federais, do total de 39.


9. Quem são, então, esses outros nomes considerados prováveis bons de voto: João Leão, Mario Negromonte e Luis Argolo, no PP; Marcos Medrado, José Carlos Araújo, Félix Mendonça Jr e Oziel Oliveira, no PDT; bispo Marinho, PRB; Domingos Leonelli, PSB; Édson Pimenta, Alice Portugal e Daniel Almeida, PcdoB.


10. São também cotados para serem efetivados no time Uldurico Pinto (PHS); Sérgio Carneiro (PT); Popó (ex-pugilista Acelino Freiras, do PRB); Sérgio da Gameleira (PT); Amauri (PT); Jânio Natal (PRP).


11. E o DEM, como fica? Em parte, será salvo por ACM Neto, provavelmente, o deputado mais votado no Estado. Está com campanha disseminada em toda Bahia, bem situada, tem recall do nome do avô, gratidão e organização. Vai ajudar a puxar coligados.

12. Estão nessa lista Fábio Souto, Fernando Torres, Paulo Magalhães, Cajado, Jorge Khoury e Carreira. Isso não significa que todos serão eleitos. É provável.


13. Dos novatos, Fernando Torres tem o apoio de Feira (leia-se prefeito Tarcízio) e bases nessa região, no Piemonte, Chapada e Central e é o mais promissor. Não se deve descartar o nome de José Nunes, da região Nordeste, com base maior em Euclides da Cunha; Luiz de Deus (deputado estadual e atuante nas regiões de Paulo Afonso, Geremoabo e outras do Norte do Estado); e Gerson Gabrielli (Salvador, evangélicos e empreendedores).


14. No PSDB a briga é boa. O partido quer fazer 3 federais, mas, o mais certo são dois. A disputa é entre os atuais deputados Jutahy Magalhães Jr (herdeiro do juracisismo que faz boa dobradinha com Marcelo Nilo); João Almeida (que tem apoio de Nilo Coelho no Sudoeste e Extremo-Oeste) e Imbassahy (que está bem na capital e montou as bases do partido em vários munípios e pode ser lembrado no pinga-pinga). Imbassahy está sendo beneficiado com a alta rejeição de João Henrique, na capital, e se aproveitar o vácuo pode surpreender em Salvador.


15. Do bloquinho, PRP/PTdoBPPS/PMN corre por fora o Pastor Luciano.


16. No PMDB, os mais fortes são Lúcio Vieira Lima (desapareceu da capital diante do afastamnento de João Henrique e pontua em todo interior); Arthur Maia (irmão do presidente da UPB, deputado estadual e atuando nas regiões de Bom Jesus da Lapa, Guanambi, São Francisco); Colbert Martins Filho (forte em Feira de Santana e região); Marcelo Guimarães Filho (bem na capital e ainda mais agora com ascensão do Bahia); Severiano Alves (o querido do professorado).


17. Integrando essa coligação vem o PR com Zé Rocha (Oeste/Extremo Oeste), Maurício Trindade (bem situado na capital) e Jonga Bacelar Filho (João Bacelar); e o PTB com Toni Brito (forte na capital) e Benito Gama. Nessa coligação lutam Herzém Gusmão (Conquista), Veloso (Ilhéus) e Tonha Magalhães (Candeias), Genebaldo Correia (PMDB), Jonival Lucas (PTB).


18. No PV, sob muitas criticas porque Bassuma não deslancha, discute-se quem entra: Rose Bassuma, Mão Santa, Juliano Matos.

DEPUTADOS ESTADUAIS:

1. Em relação aos candidatos a deputados estaduais, começando pelo PT, a tendência é de crescimento do número de parlamentares deste partido. Não há um puxador de votos como Rui Costa e/ou Nelson Pelegrino, no entanto, há indicadores de que, Zé Neto, cresceu bastante em Feira e região (é representante mor do link com governo); Rosenberg Pinto fez bons acordos no Recôncavo (área do petróleo) e no Baixo Sul; Luiza Maia (esposa do prefeito de Camaçari) entrou bem na RMS, Salvador e outros municípios; J.Carlos (ampliou espaços na capital); Marcelino Galo dobradinha com Valmir e nos movimentos sociais; Zé Raimundo dobradinha com Waldenor no Sudoeste; Maria Del Carmen dobradinha com Pelegrino na capital; Gilmar Santiago dobradinha com Afonso (área de Pinheiro).

2. Esses, provavelmente, serão os mais votos. Mas estão na fila Fátima Nunes (bem com Josias Gomes e movimentos sociais e penetração no Norte e Nordeste do estado); Joseildo Pinto abraçando Alagoinhas, Serrinha e entornos; Bira Corôa (Camaçari e áreas da negritude); Yulo Oiticicia (movimentos de base da igreja católica e outros); Neusa Cadore; professor Valdeci (bem na região de Santa Maria da Vitória); o líder Paulo Rangel (região de Paulo Afonso); Issac Cunha (Jequié); Ângelo Almeida (Feira com Sérgio Carneiro); Carlos Brasileiro (região de Bonfim) e outros.

3. O DEM padece do mesmo mal do PT porque não tem um puxador de votos como acontece com ACM Neto, na área federal, e, pior ainda, porque está na oposição e o carlismo se fragilizou.

4. Aponta-se bem na fita Gildásio Penedo (região de Tucano e Nordeste, amigo de Otto); Rogério Andrade, atual vice-presidente da Alba, bem situado no Recôncavo; Gaban (perdeu muitas bases mas resiste), Heraldo Rocha (capital e Baixo Sul); e Paulo Azi (região de Alagoinhas); Wellington Passos de Araújo -Tom (ex-prefeito de Coité e herdeiro dos votos de Hamilton Rios (seu pai) e deputado Emério Resedá (seu sogro) na região do Sisal); Clovis Ferraz (Conquista); Herbet Barbosa (irmão do prefeito de São Desidério); Júnior Magalhães (Candeias).

5. O DEM não tem candidato bom de votos em Salvador até porque, ACM Neto faz dobradinha com Maria Luiza (PSC), esposa do prefeito João Henrique; Bruno Reis (PRP), João Carlos Bacelar (PMN), Leo Krét (PR), Dona Raquel (PSDB) entre outros. Do DEM, Heraldo deve ser o mais votado na capital.

6. O PSDB é um saco de gatos. Jutahy Magalhães Jr está em dobradinha maior com Marcelo Nilo (PDT) e não há um nome preferencial colocado com Imbassahy na capital. Este partido tem Sérgio Passos como deputado estadual e vai bem na reeleição (é do time de Lula/Wagner, região de Jacobina); e despontam Adolfo Castro, Augusto Castro e Caduda Braga (Barreiras). Ainda tem Dona Raquel. Aí só na ponta do lápis, depois de abertas as urnas para saber quem entra. De toda forma, as pules em Sérgio Passos e Adolfo Viana são boas.

7. No PCdoB, os atuais deputados Javier Alfaya e Álvaro Gomes são os favoritos. Fabrício Kely vem fortissimo com apoio de Edson Pimenta para sua vaga; ficam na boca Wenceslau, Olívia Santana e Aladilce.

8. No PSL/PSB os favoritos são Capitão Tadeu, Fabíola Mansur (tá em dobradinha firme com Leonelli/Lídice), Deraldo Damasceno (representa da Polícia Civil e que está aparecendo bem ncitações da capital) e Nelson Leal (base em Livramento de Nossa Senhora e região). Damasceno pode ser a surpresa maior desse segmento.

9. O PV depende da performance de Bassuma. Como este candidato, ao contrário de Marina Silva, não consegue sair de 1% das intenções de votos na pesquisa, a campanha do partido é confusa na Bahia e as reclamações dos candidatos a deputados são frequentes, disputam uma vaga para federal Rose Bassuma (esposa de Luiz Bassuma) ;o deputado Mão Branca e Juliano Martos; e duvida-se que emplaque 1 estadual. Ainda assim, fala-se em Marcos Viana e Beth Wagner.

10. No bloquinho da ALBA (PPS/PSDC/PMNPTdoB/PRP) lutam por vagas Maria Luiza Laudano (deputada da região de Pojuca), Adolfo Meneses (Campo Formoso) Juradi Oliveira (Ipirá), Getúlio Ubiratan (Extremo-Sul), Capitão Fábio (Itabuna). A disputa é grande porque tem dois novos na parada Claudia Oliviera (forte apoio do prefeito de Eunápolis) e Bruno Reis (PRP).

11. O PTN/PTC/PTB o preferencial é João Carlos Bacelar. Carlos Geilson (radialista de Feira e suplente de deputado) tem chances e depende como vai sair de Feira. Bom lembrar que anda têm dois fortes nessa coligação: os vereadores da capital Luizinho Sobral (que tem votação expressiva na região central do Estado); e Davi Rios.

12. No PMDB, aparece bem na capital nas sondagens de pesquisas o atual presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Alan Sanches. Ao que tudo indica, vai ter grande votação em Salvador, porovavelmente, ao lado de Maria Luiza (PSC), um dos mais votados. Além disso está no Recôncavo e outras regiões. Leur Lomanto Jr (líder do partido na Assembleia) está bem situado em Jequié e região. Tem recall da família (Lomanto Jr) e votos em várias localidades, inclusive Salvador; Luciano Simões (sempre atuando como formiguinha, surpreendente na região Nordeste); Misael Aguilar (ex-prefeito de Juazeiro); Marizete Pereira (dobradinha em vários municípios com Lúcio Vieira Lima, especialmente na região de Brumado); Virginia Hagge (região de Itapetinga); Temóteo Beito (Extremo Sul); Antonio Pedrosa (Barreiras e região); Almir Melo (Sul e Extremo Sul/área litorânea); Ferreira Ottomar (Camaçari).

13. No PSC, Maria Luiza Carneiro, esposa do prefeito João Henrique está bem citada na capital. Devido aos últimos problemas do prefeito João Henrique (episódio da Transcon e derrubada das barracas) ampliou bastante seu leque para o interior, especialmente na região Nordeste/Sisal onde João Durval ainda é bem lembrado; a deputada Ângela Souza (região de Ilhéus mantém a pegada); e Paulo Magalhães Jr (esse último vereador na capital).

14. No PR, Graça Pimenta, esposa do prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta, ao que tudo indica chega bem (fechou ampla regiãoi que vai até Capim Grosso e toda a grande Feira); e aí tem-se vários bons de votos Elmar Nascimento (Campo Formoso até Paulo Afonso outros); Reinaldo Braga (Xique Xique e médio São Francisco); Sandro Régis (Sul/Extremo Sul e capital); Pedro Alcântara (Juazeiro e região São Francisco/Norte); Léo Kret (vereadora de Salvador, bem situada). Parada duríssima nesse PR: ainda tem Gilberto Brito (PT) e Edgar Cravo (PMDB).

15. No PDT, o mais votado será Marcelo Nilo, atual presidente da Assembleia Legislativa (apontado também como mais votado entre os estaduais); seguido de João Bonfim (Sudoeste/Oeste); Euclides Fernandes (Jequié), Roberto Carlos (Juazeiro) e Paulo Câmera. Diz-se que Marcelo ajuda alguns companheiros. Integra a coligação do PT.

16. Também no time de Lula está o PP com o deputado Carleto (Extremo Sul) provavelmente o mais votado; e mais três pesos pesados: Negromonte Júnior (filho do dep federal Mário Negromonte); Cacá Leão (filho do dep federal João Leão); Luis Augusto (região Guanambi); e Ângelo Coronel (região de Feira). Parada dura. Todo mundo bom de voto. O mais fraco, em tese, é o deputado Aderbal Caldas. Mas, este é amigo de Marcelo Nilo/Wagner e pode ser ajuda.

17. O PRB (partido do vice José Alencar) disputando José de Arimatéia (que entra no lugar de Elieldison Ferreira, da IURD/Feira); Sildevan Nóbrega (atual vereador da capital) e Sheila Varela (esposa do radialista Varela). Bem, se a IURD eleger Sildevan perde um vereador na Câmara de Salvador.

18. O PSOL (a depender da pontuação de Marcos Mendes) pode alavancar Hilton Coelho.

** A lista não deve ser levada ao pé da letra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário