quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Saúde: 19 Estados têm alto risco de epidemia de dengue

Dezenove Estados do País têm risco alto ou muito alto de enfrentar epidemia de dengue no próximo verão. Apenas Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia, Roraima, Acre e Distrito Federal foram classificados como de risco moderado e baixo. O alerta é do Ministério da Saúde, que hoje anunciou uma nova ferramenta para avaliar o risco de epidemia da doença, o Risco Dengue.

O ministério informa que o risco é maior em regiões urbanas que não tenham enfrentado epidemia recentemente. "Ausência ou deficiência dos serviços de coleta de lixo e abastecimento de água, além do índice de infestação pelo mosquito transmissor, também são indicadores importantes de risco para dengue", afirma, em comunicado.

De acordo com o ministério, o Risco Dengue utiliza dados de Estados e municípios e define ações no Sistema Único de Saúde (SUS). A ferramenta baseia-se em cinco critérios básicos. Três são do setor de saúde: incidência de casos nos anos anteriores, índices de infestação pelo mosquito Aedes aegypti e tipos de vírus em circulação. Os outros dois são cobertura de abastecimento de água e coleta de lixo e densidade populacional.

A nota afirma ainda que o mapa não considera uma eventual dispersão do vírus do tipo 4 (DEN-4), que hoje está restrito ao Estado de Roraima. O sorotipo foi encontrado no Estado da Região Norte em agosto, após 28 anos sem circulação no Brasil. Mesmo assim, segundo o comunicado, "o Ministério alertou todas as unidades da Federação para intensificar o monitoramento viral". AE - Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário