quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O remédio mais consumido no mundo

Adivinhe qual é o remédio mais consumido no mundo? Acertou, se disse aspirina. O medicamento está presente em armários de remédios de nove em cada dez pessoas. E já foi até mesmo à Lua.

Veja a seguir algumas curiosidades do ácido acetilsalicílico, substância básica da aspirina.


1. A aspirina foi sintetizada 10 de Agosto de 1897, no laboratório Bayer, pelo químico Félix Hoffmann. Aspirina vem de Spirea – o salgueiro que produz o ácido salicílico, que Hoffmann sintetizou.

2. Para a Newsweek, revista semanal norte-americana, há cinco inventos dos século 20, sem as quais não se poedria viver: o automóvel, a lâmpada, o telefone, o televisor e … a aspirina.

3. Consomem-se 2.500 aspirinas a cada segundo em todo o mundo. Se essses comprimidos fossem colocados um em cima do outro alcançariam um altura de 30 metros.

4. A aspirina já foi à Lua. levada pelos astronautas astronautas Armstrong, Aldrin e Collins. “O remédio não poderia faltar em nossa farmácia espacial”, diz a NASA.

5. Desde 1899, ano em que começou a ser comercializada, foram fabricados 350 bilhões comprimidos de aspirina.

6 Os argentinos consomem um quarto de todas as aspirinas que se tomam no mundo. Em 1977, foram vendidos na Argentina 2, 6 bilhões de comprimidos do medicamento.

7. Já os brasileiros, somente em 2009, tomaram 92 milhões de unidades de comprimidos do remédio.

8. Porto Alegre é a cidade brasileira onde mais se vende Aspirina. A venda per capita chega a 1,6 comprimidos para cada habitante por ano.

9. Os meios médicos acreditam que se as pessoas tomassem uma aspirina por dia, estariam a salvo de problemas circulatórios.

10. A aspirina está presente na literatura. Gabriel García Márquez escreveu em Crônica de uma Morte Anunciada: “Despertou-a, quando tateava, tentando encontrar uma aspirina no armário de remédios do banheiro”

Nenhum comentário:

Postar um comentário