quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Charge do dia - Grandes debates da História

Ficha limpa vai ou não vai

Não há expectativa para que o Supremo Tribunal Federal (STF) decida se a Lei da Ficha Limpa deve ser aplicada nesta eleição antes da votação de domingo (3). Isso porque, até a noite desta quarta-feira (29), de acordo com matéria do G1, nenhum recurso sobre o tema havia chegado à Corte. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que enviará um processo para o STF na manhã desta quinta-feira (30).

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Para OAB, posição do STF sobre ficha limpa gera insegurança jurídica

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, afirmou nesta quarta-feira (29) que a posição do Supremo Tribunal Federal (STF) de não definir a validade da Lei da Ficha Limpa para estas eleições gera "insegurança jurídica".

Na tarde desta quarta, o STF declarou extinto o recurso de Joaquim Roriz (PSC) que questionava a aplicação da lei nas eleições deste ano e acabou por não esclarecer a posição do tribunal sobre o caso. Na semana passada, o julgamento foi suspenso após empate de 5 a 5.

Para o presidente da OAB, a ausência de decisão do Supremo deixa o eleitor sem saber se alguns candidatos estão ou não aptos a receber votos. "Em verdade, quando se fala em insegurança jurídica, é justamente por conta disso, pois o eleitor quer saber se o candidato tem condições ou não de receber seu voto e, diante disso, ele fica inseguro pensando que vai eleger alguém e que esse candidato votado, depois, pode ter sua candidatura negada."

Ophir afirmou ainda que a posição do STF causa confusão no processo eleitoral. "Não tenho dúvida de que essa situação, em que o Supremo não decidiu sobre a validade da Lei da Ficha Limpa, causa uma confusão enorme."

O presidente da OAB sugeriu que os eleitores evitem votar em candidatos que têm a candidatura ameaçada pela nova lei. "Até ouso dizer que, no caso de dúvida em relação àqueles candidatos que têm pendências na Justiça, é até melhor não votar neles, pois não se sabe se o voto será contemplado ou não."

Dilma vence no 1° turno

Se a eleição fosse nesta quarta-feira (29), Dilma Rousseff, do PT, venceria no primeiro turno.


O Ibope divulgou mais uma pesquisa sobre a corrida presidencial, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria.

Segundo o instituto de pesquisa, se a eleição fosse nesta quarta-feira, a candidata Dilma Rousseff, do PT, venceria no primeiro turno. A vantagem de Dilma sobre os demais candidatos somados ficou em nove pontos, a mesma diferença da última pesquisa do Ibope, divulgada na sexta-feira passada.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Dilma Rousseff tinha 51%, manteve o índice, foi a 50% e agora manteve os 50%. Com a margem de erro, tem de 48% a 52%.

José Serra, do PSDB, tinha 27%, depois 25%, 28% e agora está com 27%. Com a margem de erro, tem de 25% a 29%.

Marina Silva, do PV, tinha 8%, depois 11%, 12% e agora está com 13%. Com a margem de erro, tem de 11% a 15%.

Os demais candidatos não pontuaram individualmente, mas, somados, alcançaram 1%. Brancos e nulos foram 4%. Indecisos, também 4%.

Considerando apenas os votos válidos, Dilma Rousseff tem 55%, e, por isso, seria eleita presidente no primeiro turno, se a votação fosse agora. Nessa simulação, José Serra tem 29% e Marina Silva, 14% dos votos válidos.

O Ibope simulou um segundo turno entre Dilma Rousseff e José Serra.

Dilma tinha 55%, depois 56%, 54%, e agora está com 55%. Com a margem de erro, tem de 53% a 57%.

Serra tinha 33%, depois 31%, 32% e agora manteve os 32%. Com a margem de erro, tem de 30% a 34%.

Brancos e nulos somaram 7% nessa simulação. Indecisos, 5%.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores, do dia 25 ao dia 27 de setembro, em 191 municípios.

Evandro Zebra Visita Centro Norte do Estado.


Evandro Zebra candidato a deputado estadual - (PPS), foi recebido com festa nos municípios de Campo Formoso, Antônio Gonçalves e Filadélfia na noite desta terça-feira (28). O que seria uma visita a apenas uma cidade, se transformou em uma intensa programação pelo Centro Norte do Estado.
Na caminhada, que reuniu mais de 500 pessoas, Evandro Zebra saiu de Campo Formoso e seguiu por mais de 30 km, passando pelo povoado de Poços e pelo município de Antônio Gonçalves, antes de chegar a Filadélfia. Ele foi saudado pelos moradores das localidades, que saiam das suas casas para acenar e dirigir mensagens de apoio à sua candidatura. “É esse carinho que recebo por onde passo, que me dá a certeza de que estou trilhando o caminho certo e de que a nossa mensagem está tocando os corações dos baianos”, ressaltou Evandro Zebra, que pede para seus correligionários o seguir em seu twitter: http://twitter.com/Evandrozebra

Charge do dia - Serra - Levo comigo

Justiça eleitoral solicita Polícia Federal para eleições em Candeias

Uma operação conjunta envolvendo as Policias Militar, Civil, Federal e Estadual já está montada para atuar a partir de dessa terça feira (28) até a próxima segunda (4) na eleição de Candeias. A unificação dos trabalhos partiu de um convenio com o Tribunal Superior Eleitoral para tentar coibir ao máximo, crimes considerados eleitorais, e que de certa forma, favoreçam esse ou aquele candidato.

Delitos como boca de urna, transporte de eleitores, financiamento de materiais de construção ou domésticos, irão ganhar uma atenção especial dos agentes. O Major Moises disse que ao longo dos anos a boca de urna reduziu consideravelmente. “Isso é fruto de uma maior conscientização dos eleitores, por isso que pedimos mais uma vez a colaboração dos munícipes de Candeias para que o dia da votação seja tranqüilo”, aconselha.

Os agentes da Policia Federal irão trabalhar em equipe velada, ou seja, policias com roupas comuns que irão ficar nos principais colégios eleitorais do município fazendo a segurança dos eleitores, e fazendo o flagrante naqueles que estiverem cometendo algum crime eleitoral. O delegado titular de Candeias Edson Ribeiro disse que “muitos dizem que não conhecem a delegacia, espero que não queiram conhecer nessas eleições”, brincou.

O capitão Teixeira responsável pelo comando da Policia Rodoviária Federal falou que não vai fazer blitz, já que poderá atrapalhar os eleitores de exercer seu ato democrático. “Se formos fazer uma blitz iremos perder tempo e poderemos causar certo transtorno ao cidadão, mas iremos fiscalizar transportes com muitas pessoas, e caso haver algum tipo de delito, a polícia irá fazer os procedimentos corretos para solucionar o problema”, explica.

A escolha do município de Candeias para essa operação se deu em três esferas: Densidade da população, extensão territorial e crime eleitoral. Segundo o delegado da Policia Federal Val Goulart, o município de Candeias tem alguns crimes eleitorais tramitando na justiça. “Infelizmente Candeias estar com essa situação, madre de Deus também passou por cassação recentemente, por isso iremos intensificar os trabalhos aqui e em outras cidades da Região Metropolitana”, disse. A Polícia Federal estará em Candeias de sexta até domingo fazendo o trabalho preventivo com os eleitores de Candeias e de cidades circunvizinhas.

rms noticias

EX-PREFEITO ‘FICHA-SUJA’ SE MOVIMENTA

Diante da indefinição do Supremo Tribunal Federal (STF) a respeito da aplicação da Lei 135/2010 (Ficha Limpa), os “ficha-suja” já se movimentam, como é o caso de Moacir Pimenta Montenegro, ex-prefeito do município de São Félix do Coribe, no extremo-oeste baiano. Ele pretende se candidatar ao mesmo posto em 2012. O político, quando geriu a cidade, teve as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Município (TCM), que o condenou pelo pagamento de ressarcimento e multas. Recorreu e novamente perdeu, mas quando as contas já estavam na Câmara para julgamento, conseguiu que o TCM ordenasse o retorno para uma terceira apreciação.


informações Bnoticias

Remédio infalível para os desesperados

Chico Buarque, na música Roda Vida, diz: “Tem dias que a gente se sente/Como quem partiu ou morreu.”

É verdade. Mas, esses momentos em que nosso espírito está desassogado, há um remédio infalível: uma prece.

Há muitas delas, mas a melhor que encontrei até hoje chama-se Oraçao da Manhã, de autor desconhecido. Segue a bula:

Dose recomendada: todos os dias ao acordar, via oral.

Indicação: baixo astral, ansiedade, revolta, angústia, carência afetiva, ódio.

Contra-Indicações: não há.

Informações para o paciente: este medicamento pertence ao grupo dos sedativos para os que estão doentes do espírito.

Prazo de validade: infinito

Atenção: tome este medicamento sem conhecimento de seu médico.

Oração da Manhã

Senhor, no silêncio deste dia que amanhece
Venho pedir-te a paz, a sabedoria e a força.
Quero hoje olhar o mundo com os olhos cheios de amor.
Quero ser paciente, compreensivo, manso e prudente.
Quero ver além das aparências meus irmãos
Assim como Tu mesmo os vê
E, deste modo, não ver senão o bem em cada um deles.
Cerra meus ouvidos a toda calúnia.
Guarda minha língua de toda a maldade.
Que só de bênçãos se encha meu espírito.
Que eu seja tão bom e tão alegre
Que todos aqueles que se aproximem de mim
Sintam a Tua presença.
Reveste-me, Senhor, de Tua beleza.
Para que, no decurso deste dia,
Eu te revele a todos.

O remédio mais consumido no mundo

Adivinhe qual é o remédio mais consumido no mundo? Acertou, se disse aspirina. O medicamento está presente em armários de remédios de nove em cada dez pessoas. E já foi até mesmo à Lua.

Veja a seguir algumas curiosidades do ácido acetilsalicílico, substância básica da aspirina.


1. A aspirina foi sintetizada 10 de Agosto de 1897, no laboratório Bayer, pelo químico Félix Hoffmann. Aspirina vem de Spirea – o salgueiro que produz o ácido salicílico, que Hoffmann sintetizou.

2. Para a Newsweek, revista semanal norte-americana, há cinco inventos dos século 20, sem as quais não se poedria viver: o automóvel, a lâmpada, o telefone, o televisor e … a aspirina.

3. Consomem-se 2.500 aspirinas a cada segundo em todo o mundo. Se essses comprimidos fossem colocados um em cima do outro alcançariam um altura de 30 metros.

4. A aspirina já foi à Lua. levada pelos astronautas astronautas Armstrong, Aldrin e Collins. “O remédio não poderia faltar em nossa farmácia espacial”, diz a NASA.

5. Desde 1899, ano em que começou a ser comercializada, foram fabricados 350 bilhões comprimidos de aspirina.

6 Os argentinos consomem um quarto de todas as aspirinas que se tomam no mundo. Em 1977, foram vendidos na Argentina 2, 6 bilhões de comprimidos do medicamento.

7. Já os brasileiros, somente em 2009, tomaram 92 milhões de unidades de comprimidos do remédio.

8. Porto Alegre é a cidade brasileira onde mais se vende Aspirina. A venda per capita chega a 1,6 comprimidos para cada habitante por ano.

9. Os meios médicos acreditam que se as pessoas tomassem uma aspirina por dia, estariam a salvo de problemas circulatórios.

10. A aspirina está presente na literatura. Gabriel García Márquez escreveu em Crônica de uma Morte Anunciada: “Despertou-a, quando tateava, tentando encontrar uma aspirina no armário de remédios do banheiro”

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Bahia perde para o Icasa e se afasta da liderança da Série B

O Bahia tinha esperanças de assumir a ponta da Série B nesta terça-feira, mas o time não fez a sua parte. O Tricolor passou longe de fazer o dever de casa e perdeu para o Icasa -CE por 4 a 2, em Pituaçu. Com isso, não aproveitou o empate entre Coritiba e Ponte Preta , em Campinas.

Com a derrota, o time baiano estacionou nos 44 pontos, cinco atrás do Coxa, e pode perder posições para América-MG e Figueirense , que ainda jogam na rodada. O Icasa segue no meio da tabela, agora com 32 pontos, na 13ª colocação.

O time cearense abriu o placar aos 38 minutos da primeira etapa, com Assisinho. Ainda na primeira etapa, aos 44, Carlinhos fez 2 a 0. No segundo tempo, Júnior Xuxa marcou o terceiro, de falta. Adriano descontou para o time baiano aos 22 minutos, mas Júnior Xuxa fez o quarto dos cearenses aos 29. Aos 42, Morais fez, de pênalti, o segundo do Bahia e deu números finais ao jogo.

Na próxima rodada, o Bahia encara o Duque de Caxias , no sábado, às 18h30, em São Januário. O Icasa recebe o ASA-AL, às 21h, no Mauro Sampaio.

Charge do dia - Piriri cá - Florentina

Fiquemos alertas: oposição golpista quer levar o Brasil a uma guerra civil

Vou parodiar o presidente Lula e usar o futebol para falar de política. É que, tal como ocorreu ao professor Idelber Avelar (que, aliás, voltou a atualizar o obrigatório Biscoito Fino e a Massa), também tive o privilégio de dividir uma mesa de bar com Sócrates Brasileiro, ídolo da minha infância, de quem levei o mesmíssimo esporro ao perguntar algo sobre a derrota do Brasil na Copa de 82: “O que significa ganhar? O que é ganhar? Ganhar não é porra nenhuma, não representa nada”.
.
Outro grande homem, Darcy Ribeiro, disse o mesmo com outras palavras: “Fracassei em tudo o que tentei na vida. Tentei alfabetizar as crianças, não consegui. Tentei salvar os índios, não consegui. Tentei fazer o Brasil se desenvolver com autonomia e fracassei. Mas os fracassos são minhas vitórias. Eu odiaria estar no lugar de quem me venceu”.
.
É assim, com humildade e sabedoria, que devemos encarar as nossas derrotas. Elas são muitas ao longo da vida: perdemos a primeira namorada para um cara mais velho ou mais rico ou mais bonito ou mais forte ou mais engraçado do que nós; pouco depois, perdemos o melhor amigo, que sobe na empresa e passa a nos tratar com indiferença ou superioridade; sem aviso prévio, perdemos nossos avós na calada da noite e nossos pais numa manhã de chuva; perdemos, com a idade adulta, as nossas ilusões e a nossa inocência; perdemos mais do que ganhamos.
.
A derrota não é sinal de fracasso. Muitas vezes, uma derrota pode ser mais digna do que uma vitória. É o caso, por exemplo, do time pequeno, que joga com o coração na ponta da chuteira contra o time grande. E que entra em campo disposto a dar a vida pelo clube, mesmo sabendo que derrotar o adversário poderoso será uma tarefa quase impossível. Mais: um time que é derrotado pela arbitragem, que é roubado, vilipendiado, será sempre o vitorioso, ainda que perca. A vitória suja não engrandece ninguém. Ela é tão imoral que enlameia as mãos do vencedor.
.
Na política, como na vida e no futebol, saber perder é uma arte. Perde-se muito. Temos perdido desde sempre. Lula perdeu três eleições antes de chegar à presidência. E insistiu, e chegou lá, porque respeitou as regras do jogo. Nesta batalha, pode ter perdido muitos aliados, que preferiram se manter presos a um modelo de esquerda que caiu com a União Soviética. Pode ter perdido, como perdeu, velhos amigos de sindicato e de partido. Porque a política, desde tempos imemoriais, tem essa capacidade de afastar e aproximar pessoas.
.
O que Lula não perdeu foi o respeito à democracia. Enquanto foi oposição, fez o papel da oposição. Às vezes dura, às vezes radical, mas nunca leviana, nunca mentirosa, nunca desleal, como tem sido a oposição ao seu governo. Tentam agora, os demo-tucanos, levar a eleição para os tribunais. Tentam, com o amparo do TSE, impugnar o registro da candidatura de Dilma Rousseff. Tentam, da forma mais suja, tirá-la do pleito. Tentam voltar ao poder através de um golpe, contrariando a vontade popular, jogando no lixo a história de seu próprio candidato, o ex-líder estudantil José Serra.
.
É com a humildade e a sabedoria de Lula que Serra deveria encarar a sua derrota. Ganhar nem sempre significa vencer. Não vence quem ganha uma eleição na base do golpe. Se o presidenciável tucano tivesse qualquer apreço pela democracia – como teve o ex-presidente Fernando Henrique, ao impedir que se tentasse o mesmo tipo de golpe contra Lula, em 2002 – saberia que o bem do País está acima de qualquer sigla partidária. E jamais se aproximaria daqueles que torturaram e assassinaram seus compatriotas durante a ditadura.
.
Mas Serra não tem pudor em macular a própria história. A reunião com os militares no Clube da Aeronáutica (que contou com a presença do deplorável Jair Bolsonaro, milico e deputado ultraconservador que defende o assassinato de opositores), não explica tudo, mas é um indício do abandono em que se encontra a oposição: isolada, perdida, derrotada, não teve a dignidade de assumir o próprio fim e, como uma vivandeira de porta de quartel, foi pedir apoio àqueles que, por tradição, desprezam e pisoteiam a democracia.
.
O encontro não seria nebuloso se a imprensa pudesse ter acompanhado a conversa. Mas Serra proibiu a entrada de jornalistas, criando um desnecessário e oportuno clima de suspense na reta final do pleito. Da reunião, contudo, vazaram algumas falas do candidato. Uma delas: o PT estaria implantando uma “ditadura sindicalista” no Brasil. Com este mesmíssimo discurso, a direita e parte da classe média apoiaram o golpe contra o governo de João Goulart, em 1964.
.
Que ninguém se engane quanto às pretensões da direita: as insinuações abjetas contra o passado de Dilma; as acusações infundadas, sem provas, de que ela e o PT estariam envolvidos na quebra do sigilo bancário da filha de Serra; as denúncias sem pé nem cabeça que a mídia trata de repercutir como se fossem verdades absolutas... Tudo faz parte de um plano muito bem arquitetado para que a candidata de Lula perca as eleições no tapetão. Na impossibilidade de ganhar nas urnas, tentarão ganhar no tribunal.
.
Precisamos estar atentos, pois o momento é grave. Não creio que a candidatura de Dilma será impugnada, pois não há nada que possa incriminá-la na questão dos sigilos fiscais. Além disso, a própria história leva a crer que tudo não passa de uma armação ou de um caso de espionagem entre inimigos do próprio partido. Nada, absolutamente nada, leva ao nome de qualquer membro do governo neste factoide que estão querendo plantar com os objetivos mais escusos.
.
Perder faz parte da vida e não é demérito algum. Mas quem perde a dignidade, perde duas vezes.
.
Fiquemos de olhos bem abertos, pois a oposição pretende jogar o País numa guerra civil. De forma irresponsável, a direita quer provocar uma tragédia. A impugnação da candidatura de Dilma mergulharia o Brasil no caos, na barbárie, na guerra fratricida que abriria as condições para um novo golpe. É o que acontecerá se lograrem o seu intento. Repito: fiquemos alertas.

Publicado por Bruno Ribeiro

PAPAGAIO DO TRÁFICO' É INOCENTADO

Lorenzo, um papagaio preso por ser acusado de cooperar com o narcotráfico na cidade colombiana de Barranquilla, de acordo com a imprensa local, foi libertado e declarado inocente. O dono do animal, José Giraldo, assegurou que sua ave nunca esteve envolvida com o tráfico de drogas. "Foi uma mentira", indignou-se. Segundo ele, o "louro" está triste e, durante os dias que passou preso, não quis nem comer. Currupaco à parte, segundo autoridades ambientais, a ave era treinada para avisar aos bandidos sobre a presença da polícia. "O papagaio mandava alertas", disse Hollman Oliveira, da Polícia Ambiental. "Podemos dizer que era uma espécie de 'pássaro de guarda'. Lorenzo seria um entre 1,7 mil papagaios treinados pelos traficantes.

(Tiago Melo)

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Mais de 7 horas após notícia de suposto sequestro, polícia não tem informações concretas


As viaturas que estavam cercando as mediações da empresa deixaram o local no final da tarde por constatarem a ausência de membros da quadrilha no interior do escritório.
Mais de sete horas após a notícia de que o gerente da empresa Preserva Segurança e a família dele foram vítimas de sequestro em Salvador e trazidos para Feira de Santana como reféns, por uma quadrilha formada por mais de 10 homens, ainda não há informações concretas sobre o caso.

As viaturas que estavam cercando as mediações da empresa deixaram o local no final da tarde por constatarem a ausência de membros da quadrilha no interior do escritório , com a esposa e dois filhos do gerente. Este, cuja identidade está sendo preservada pela polícia, continua na delegacia, onde foi ouvido pelo Coordenador Regional de Polícia, Fábio Daniel Lordello.

Lordello disse ao repórter Aldo Matos, do programa Acorda Cidade, que as novas informações devem permanecer em sigilo até o momento. O Acorda Cidade também entrou em contato com o coronel Hélio Gondim, comandante do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), para buscas mais detalhes sobre o caso. Porém, o mesmo encontra-se numa reunião que, supostamente, deve tratar sobre o caso.

informações acordacidade

Sem tripulação, mais de 72% dos voos da Webjet têm problemas


Companhia aérea cancelou 42% dos voos programados até as 16h. Outros 26,1% tiveram atrasos, segundo a Infraero.

Passageiros da companhia aérea Webjet enfrentam diversos transtornos, nesta segunda-feira, nos aeroportos onde a empresa atua. Dos 88 voos programados para até as 16h em todo o País, 37 (42%) tiveram atrasos e 23 (26.1%) foram cancelados. Pela manhã, os cancelamentos chegaram a mais de 50% do total de voos da companhia.
Por conta dos atrasos, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) suspendeu a venda de bilhetes da Webjet para os voos programados até a próxima sexta-feira. A agência informa que, em julho, a Webjet foi autuada em R$ 225 mil por ter excedido a carga horária da tripulação.

Por meio de nota, a Anac diz que "medidas mais severas poderão ser tomadas ao longo da semana se a situação não for equacionada pela empresa".

Michel Temer em Salvador amanhã


O candidato a vice na chapa de Dilma Roussef, o deputado federal Michel Temer, presidente da Câmara e do PMDB, virá amanhã a Salvador, onde almoça com o candidato a governador de seu partido, Geddel Vieira Lima. Detalhes da agenda de Temer na cidade ainda não foram divulgados, mas é provável que a imprensa seja convidada para o almoço.

LAVRADOR DIZ SER PRIMO DE LULA


O lavrador aposentado João Soares de Melo, 80, natural de Garanhuns, em Pernambuco, diz que é primo segundo do presidente Lula. João Farofa, como é conhecido, chegou na Bahia em 1970 e reside atualmente no povoado de Tabua, município de Várzea Nova, no centro norte baiano. Os seus traços físicos dão crédito ao que ele conta sobre sua origem e insiste em dizer que tem parentesco com o líder nacional. "O pai da mãe de Lula era irmão do pai de minha mãe", diz sem demonstrar orgulho, e ainda revela que jamais votou no primo presidente. Questionado se ele gostaria de mandar um recado para Lula ele foi enfático. "Melhor eu não mandar, ele sendo rico e eu pobre ele vai dizer: eu lá conheço aquele cachorro! É rico! É pouco Rico que conhece pobre! Não é verdade?", questionou. Informações Blog de Ourilândia.

Atacante Everton é apresentado como novo reforço do Bahia




Depois de realizar todos os exames médicos, o atacante Everton foi apresentado como novo reforço do Bahia.

Everton Santos da Costa nasceu no dia 06 de janeiro de 1986 na cidade de São Paulo. O atacante tem 1,80m e atuou 13 partidas com a camisa do Internacional em 2010, pelo Brasileiro e Libertadores.

Além do Internacional, Everton defendeu o Grêmio-RS, Caxias-RS, Paulista-SP e Fredrikstad da Noruega. Em 2010, antes de ser contratado pelo Internacional, Everton marcou 07 gols no Campeonato Gaúcho, atuando pelo Caxias.

Everton falou pela primeira vez como jogador do Bahia. "Venho para buscar meu espaço e ajudar o Bahia à subir para a Série A. O time está muito bem e acredito que posso ajudar. Assisti alguns jogos pela tv e fiquei impressionado com a torcida. Vou para o jogo contra o Icasa para ver de perto essa energia", comentou o novo reforço tricolor.

O atleta vinha treinando normalmente no Internacional e sendo relacionado para os jogos, o que facilitará seu aproveitamento pela comissão técnica.


FICHA DO JOGADOR:


Nome: Everton Santos da Costa
Data de Nascimento: 06/01/986
Naturalidade: São Paulo
Altura: 1,80m
Peso: 74 kg
Clubes anteriores: Caxias-RS, Grêmio-RS, Paulista-SP, Frederic Stadium (Noruega) e Internacional-RS

Fonte: ECBahia

Charge do dia- Filme inspirador

PREFEITO ACUSADO DE TROCAR VOTOS POR DONATIVOS

A casa do prefeito Eloi da Silva (PSC), da cidade de Santana do Mundaú, a 95km de Maceió (AL), foi alvo de uma ação neste domingo (26), por suspeita de crime eleitoral. Lá, a Polícia Civil de Alagoas apreendeu produtos que foram doados às vítimas das enchentes que atingiram o estado em julho. Há a suspeita de que os donativos fossem utilizados em troca de votos. A sede da prefeitura também sofreu devassa, em que foram captados documentos e computadores, uma vez que o Município também é acusado de superfaturamento em obras e desvio de recursos públicos. Ao todo, a Operação Palmares empenhou 80 policiais para cumprir 20 mandados de busca e apreensão. De acordo com o UOL, um assessor do prefeito argumentou que os materiais eram guardados na residência do alcaide por falta de prédios públicos na cidade.

Flu vence o Vitória fora de casa e retorna à liderança


O Fluminense venceu o Vitória por 2 a 1 fora de casa e, com a derota do Corinthians para o Inter, voltou à liderança do Campeonato Brasileiro. O Tricolor agora está com 48 pontos na primeira colocação e deixou o Rubro-Negro baiano com 31 pontos.
A partida começou lenta, com as equipes se estudando muito. Tanto Fluminense, quanto Vitória procuravam trocar passes no meio do campo. A primeira chance da partida foi do Tricolor, aos oito minutos, com Washington. O atacante dominou uma bola levantada por Rodriguinho e chutou perto da marca do pênalti. O goleiro Viáfara encaixou com tranquilidade.

domingo, 26 de setembro de 2010

Wagner processa candidato do PSOL após suposta acusação de tráfico de drogas


A equipe jurídica do candidato do PT ao governo da Bahia, Jaques Wagner, entrará com uma ação na justiça contra o candidato Marcos Mendes, do PSOL, que, em encontro com estudantes na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na última quarta-feira, 22, teria acusado o petista de ter envolvimento com o tráfico de drogas.

Mendes, que negou à imprensa ter feito qualquer comentário neste sentido, teria feito a denúncia ao comentar a polêmica campanha do governo Wagner contra o crack, que afirma que os únicos destinos para os usuários da droga são o caixão ou a cadeia, excluindo a possibilidade de recuperação dos viciados.

Mais de 100 pessoas participaram do debate, entre eles representantes de outros partidos que concorrem ao governo, que confirmam a declaração, considerada “estapafúrdia” pela coordenação jurídica do PT.



Atarde

O Partido dos Trabalhadores pretende ingressar com uma ação civil, por danos morais, e criminal, por calúnia.

Sentimentos

Infelismente lamento muito a perda do cachoeirano Aguinaldo Costa,9 aguinaldo do taxi), que faleçeu nesta tarde de domingo 26/09, em um acidente de carro,qualquer outra infomação vamos postar na íntegra.

Evandro Zebra visita oeste baiano


O Oeste da Bahia foi visitado neste final de semana pelo candidato a deputado estadual Evandro Zebra (PPS), ele visitou Ibotirama, Muquém S. Francisco, Luis Eduardo, Barreiras, Serra Dourada, Brejolândia, Santana e Coribe.
Em todas as cidades que visitou, evandro Zebra foi recebido por lideranças e comunidades da zona rural, segundo informações Zebra é forte candidato a ser o mais votado do partido nas eleições de 3 de outubro, isto pela quantidade de municípios que o apóiam.

Vox Populi aponta briga acirrada pelo segundo lugar nas eleições estaduais


A nova pesquisa do instituto Vox Populi/Band, divulgada na noite desta sexta-feira (24), apontou uma briga acirrada pelo segundo lugar nas eleições para o governo da Bahia. Enquanto Jaques Wagner (PT) lidera sem maiores ameaças, com 46% das intenções de voto, Paulo Souto (DEM) e Geddel Vieira Lima (PMDB) oscilaram e equilibraram a disputa por eleitorado.

Segundo o levantamento, Paulo Souto (DEM) continua na segunda colocação, mas caiu seis pontos em relação a última pesquisa, divulgada em agosto. No mês passado, o democrata reunia 24% da preferência do eleitorado, e agora possui 18%. Em contraposição, Geddel Vieira Lima (PMDB) cresceu cinco pontos. O peemedebista pulou de 9% para 14%. Luiz Bassuma (PV) também cresceu. O candidato sequer tinha pontuado na última pesquisa, e agora figura com 2%.

O número de votos brancos e nulos chegou a 5%, enquanto o total de indecisos chega a 15%. Na modalidade espontânea, Wagner tem 38%, Souto 12%, Geddel 9% e Bassuma 2%. Nulos e brancos chegam a 4% e 9% não souberam responder.

O Vox Populi ouviu 800 eleitores e a margem de erro é de 3,5 %.



Tribuna

EM SP, PREFEITO É ACUSADO DE BEIJAR MOÇAS À FORÇA


A polícia de Pirassununga, no interior de São Paulo, investiga se o prefeito Ademir Lindo beijou três mulheres, entre elas uma menor, à força em seu gabinete. Nesta sexta-feira (24), Lindo divulgou nota negando as acusações. A Polícia Civil registrou três queixas contra o prefeito por importunação ofensiva ao pudor e, de acordo com o delegado José Henrique Venturo, um inquérito será aberto. O caso foi revelado quinta-feira (23) pela EPTV, afiliada da TV Globo. Uma das vítimas, que preferiu não se identificar, disse que procurou o prefeito Ademir Lindo no dia 16 para conseguir um emprego na área da saúde. “Eu cheguei e ele me recepcionou com um selinho. Quando eu fui embora ele veio para me dar um selinho e eu me esquivei”, disse. Na quarta-feira (22), outra mulher também registrou um boletim de ocorrência alegando que ela e a filha, que é menor de idade, foram beijadas na boca pelo prefeito. O prefeito e as mulheres vão prestar depoimento na semana que vem.

sábado, 25 de setembro de 2010

IBOPE APONTA VITÓRIA DE LÍDICE E PINHEIRO

A maior novidade colocada na pesquisa de intenção de votos realizada pelo Ibope é a corrida ao Senado. O candidato Walter Pinheiro (PT) passa a ocupar a liderança da tabela com 35% das preferências. Lídice da Mata (PSB) é a segunda com 32%. Segundo o levantamento, César Borges (PR), que era o primeiro da fila, não seria reeleito. O republicano ficou em terceiro com 29%. Depois surgem Edvaldo Brito (PTB) e José Carlos Aleluia (DEM) com 9% cada um. Edson Duarte (PV) foi apontado por 3% dos entrevistados. Os indecisos ainda são a maioria. Pelo menos 41% dos eleitores não sabem em quem votarão.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Charge do dia - Quem quer dinheiro?

Primeira Parada Gay de Cachoeira

A Parada Gay é um o movimento cultural da diversidade sexual que tem como finalidade valorizar a comunidade gay e quebrar as barreiras impostas por algumas pessoas da sociedade.Com esse objetivo a comunidade gay de cachoeira estar organizando a Primeira Parada Gay, que acontecerá domingo, dia 26, a partir das 14h,e espera reunir um grande público, você vai?

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

wagner cai

O Datafolha a ser publicado na edição de amanhã do jornal Folha de S. Paulo mostra uma queda do governador Jaques Wagner (PT), candidato à reeleição, voltando ao índice de 15 dias atrás: 48%. No levantamento da pesquisa anterior, o petista havia alcançado 53%. O candidato do DEM ao governo, Paulo Souto, subiu 5%, atingindo 21% e o candidato do PMDB ao governo Geddel Vieira Lima passou dos 11% da última pesquisa para 12% da pesquisa de agora. Se a eleição fosse hoje, no entanto, o petista continuaria sendo reeleito no primeiro turno. (Thiago Ferreira)

Cacareco, Tião e Tiririca

Poderia ser a escalação do ataque de um timinho mulambento de uma cidade poeirenta do interior do Brasil, desses que perdem até para o time dos postes.

Ou então um trio musical semi-anônimo, que defende uns trocados se apresentando em cirquinhos mambembes. em vilarejos que nem aparecem no mapa.

Não é.

Cacareco foi um rinoceronte do zoológico de São Paulo que lá pelos idos de 1959 ficou famoso ao receber uma votação espantosa para deputado federal. Teve votos suficientes para ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados.

Tião foi um macaco do zoológico do Rio de Janeiro, que por conta de uma brincadeira da turma do jornal de humor Casseta Popular (que depois deu origem à turma do Casseta & Planeta), obteve cerca de 400 mil votos e quase foi “eleito” prefeito do Rio de Janeiro em 1988.

Tiririca, bem Tiririca dispensa apresentações. Com seu impagável bordão “Pior do que ta não fica, vote Tiririca”, tornou-se uma das estrelas da campanha eleitoral de 2010. Projeções indicam que baterá na casa dos 900 mil votos e poderá sair das urnas como o deputado federal mais votado do país.

Assim como Cacareco e Tião, Tiririca significa o voto de protesto, uma espécie de resposta sacana do eleitor contra as sacanagens da política. Ou alguém que tenha mais do que dois neurônios vai votar em Tiririca por acreditar que ele será um bom deputado federal, ainda que, hipoteticamente, possa vir a sê-lo?

A diferença em relação ao rinoceronte Cacareco e ao macaco Tião, é que o palhaço Tiririca não apenas tomará posse, como sua votação ainda vai levar um monte de candidatos de seu partido, gente que de boba não tem nada, para Brasília.

Cacareco e Tião são do tempo da votação em papel. Seus votos eram considerados nulos, quase uma brincadeira inocente. Tiririca é um produto da era da urna eletrônica. Vai ganhar e botar o terno de posse, mesmo mantendo o nariz e a pose de palhaço, a rir de si mesmo e ao mesmo tempo rir de todos nós.

Numa relação de causa e efeito (não seria causa e defeito?), quanto mais a política se transforma num lamaçal, mais o eleitor fica propenso a optar pelo circo, ora mui bem representado por sua excelência o nobre Tiririca.

Ao se deixar de lado a discussão dos projetos para o país e multiplicar-se o festival de baixarias que contaminou essa reta final da eleição, cria-se o terreno fértil para a proliferação dos tiriricas, porque pior do que tá, quase sempre fica.

Quem é mesmo o palhaço?


Daniel Thame é jornalista, blogueiro e autor do livro Vassoura, editado pela Via Litterarum

Charge do dia - Dorival Júnior e Neymar - Um capeta em forma de guri

Juristas lançam 'manifesto em defesa da democracia' no Largo de São Francisco


Juristas, ex-ministros, intelectuais e políticos da oposição lançaram no início da tarde desta quarta-feira, 22, em frente à Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, no centro de São Paulo, o "Manifesto em Defesa da Democracia". Cerca de 150 pessoas estiveram no ato, que teve a participação de personalidades como o jurista e ex-prefeito de São Paulo Hélio Bicudo e os ex-ministros da Justiça Miguel Reali Júnior e José Gregori. Estudantes da São Francisco criticaram o manifesto.
Com objetivo de "brecar a marcha para o autoritarismo", o evento foi marcado pelas críticas à presença ostensiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha da candidata do PT, Dilma Rousseff. É consenso entre os signatários do manifesto que o presidente extrapola seu papel institucional ao atacar seus adversários investido do prestígio do cargo. "Ele (Lula) tenta desmoralizar a imprensa, tenta desmoralizar todos que se opõe ao seu poder pessoal. Ele tem opinião, mas não pode usar a máquina governamental para exercer essa opinião", disse Bicudo, fundador do PT e ex-prefeito de São Paulo na gestão Marta Suplicy.

Na opinião de Reali Júnior, as falas do presidente tem por objetivo dividir o País. "Quem é opositor é contra o povo. Essa é uma grande divisão que se pretende criar", disse no saguão de entrada da faculdade. Para o ex-ministro do governo Fernando Henrique Cardoso, a manifestação é necessária para "dar um basta antes que seja necessário irmos à praça pública lutar contra a ditadura".

Rio Grande do Sul confirma três casos de sarampo após 11 anos de erradicação

BRASÍLIA - Depois de 11 anos sem sarampo, a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul confirmou três casos no Estado. Segundo o governo gaúcho, o laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, referência nacional sobre a doença, identificou nas pacientes o mesmo vírus que circula na África desde 2007.

Todos os casos foram registrados em Porto Alegre, sendo dois em garotas de 10 e 11 anos, da mesma família, que viajaram com os pais para Buenos Aires, na Argentina, de 22 a 28 de julho, mesmo período em que foram identificados casos de sarampo no país vizinho. As crianças não foram vacinadas contra a doença. A suspeita é de que o vírus que circula na Argentina tenha origem na África do Sul.

O terceiro caso foi em uma menina de 9 meses, que contraiu a doença após ter contato no hospital com uma das outras infectadas.

No total, o Rio Grande do Sul identificou 50 casos suspeitos. Desses, três foram confirmados, 38 descartados e nove continuam sob investigação.

Este ano, foram registradas três suspeitas da doença em Belém, no Pará, e 11 em João Pessoa, na Paraíba. O Ministério da Saúde informou que a circulação do vírus dentro do Brasil não ocorre desde o ano 2000 e que os casos confirmados, desde então, se originaram em outros países.

Para evitar a propagação da doença, o ministério recomenda reforçar a aplicação da vacina na população entre 1 e 49 anos. A dose é gratuita e está disponível nos postos de saúde.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Prefeito terá que devolver R$1,1 milhão

O prefeito reeleito de Teixeira de Freitas, Aparecido Staut, o padre Aparecido, foi condenado pelo TCM a devolver R$ 1.161.992,00 aos cofres do município.
O motivo da decisão do tribunal justifica-se pelo fato do prefeito ter contratado assessoria jurídica vinculando o pagamento do serviço ao crescimento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 2007.
O TCM, além de recomendar a devolução do dinheiro e multar o Aparecido em R$25 mil reais, ainda anunciou que entrará com representação contra o prefeito no MP.
Aparecido ainda pode recorrer da decisão.

Vantagem de Dilma sobre adversários diminui, aponta Datafolha

A vantagem da candidata do PT ao governo de São Paulo, Dilma Rousseff, para seus adversários diminuiu, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira, 22. Dilma, que ainda venceria no 1º turno, aparece com 49% das intenções de voto (na pesquisa anterior tinha 51%), contra 42% de todos os adversários somados. Na pesquisa anterior, realizada entre os dias 13 e 15 de setembro, a diferença era de 12 pontos porcentuais.

José Serra (PSDB) tem 28%, ante 27% na semana passada. Já Marina Silva (PV) foi de 11% para 13%. Considerados apenas os votos válidos, a candidata petista registra 54% das intenções de voto. José Serra (PSDB) está com 31% e Marina Silva (PV) chegou a 14%. Brancos e nulos somam 3% e 5% dos eleitores estão indecisos.

Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Zé Maria (PSTU), Eymael (PSDC), Rui Pimenta (PCO), Ivan Pinheiro (PCB) e Levy Fidélix (PRTB) somam 1% das intenções de voto.

Em um eventual segundo turno, Dilma receberia 55% dos votos, enquanto Serra ficaria com 38%.

A pesquisa, contratada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela Rede Globo, foi realizada nos dias 21 e 22, em 444 municípios de todo o país, com 12.294 eleitores. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 31.330/2010. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

Dilma escanteia Geddel e declara apoio a Jaques Wagner na Bahia


A candidata do PT à presidência disse em coletiva nesta terça-feira, em frente ao Farol da Barra, que seu aliado Geddel Vieira Lima (PMDB) tem desempenho fraco nas pesquisas e que ela apoia especialmente o candidato petista Jaques Wagner, candidato à reeleição.

"Eu tenho basicamente, agora neste exato instante, apoio claro ao governador Jaques Wagner. O Geddel nós apoiamos, mas não está bem situado. Eu apoio, sobretudo o Jaques Wagner", disse Dilma, de acordo com o portal Terra. Antes da coletiva e da gravação de vídeos para sua campanha, Dilma se encontrou com o governador no Palácio de Ondina.

infomações correio da bahia

Exames médicos cai

A casa caiu para as pessoas que estavam fraudando autorização de exames em Cachoeira, segundo um papagaio falador tem político no meio, quem será esse político? voce sabe? comente.

A importância do gari

A profissão de gari surgiu no tempo do Império, na cidade do Rio de Janeiro. Tudo começou quando um empresário francês chamado Pedro Aleixo Gary assinou contrato com o governo para organizar o serviço de limpeza das ruas e praias da cidade.

De lá pra cá, os coletores de lixo trabalham todos os dias com seriedade e dedicação, apesar da profissão ser árdua. Faça chuva, faça sol, lá estão os profissionais da limpeza recolhendo o lixo das residências e estabelecimentos comerciais, varrendo ruas, praças e parques. Também capinam, podam árvores, lavam e desinfetam vias públicas.

Já imaginou uma cidade sem os garis? Estaria feia e a população passando por grandes transtornos, vamos respeitar e muito todos os garis, porque são verdadeiros agentes e educadores ambientais.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Tribunal nega pedido de anulação do julgamento do casal Nardoni

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) negou no fim da manhã desta terça-feira (21) o pedido de anulação do julgamento de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, condenados pelo assassinato de Isabella Oliveira Nardoni, de 5 anos, filha de Alexandre e de Ana Carolina Oliveira. A defesa do casal Nardoni pedia um novo julgamento. A decisão de negar o recurso foi unânime entre os três desembargadores que analisaram o pedido da defesa.

Em março deste ano, o casal foi condenado por júri popular. Alexandre foi sentenciado a 31 anos, um mês e 10 dias de prisão. A pena de Jatobá foi de 26 anos e 8 meses de prisão. Para a acusação, a madrasta de Isabella a agrediu e o pai da menina a jogou da janela do sexto andar do prédio onde os dois moravam, na Zona Norte de São Paulo, em 29 de março de 2008.

Os advogados do casal Nardoni pediam a anulação do julgamento com base em uma lei que autorizava se fazer um novo júri automático para todos os sentenciados a 20 ou mais anos de prisão. Essa legislação foi mudada em 9 de junho de 2008 com a Lei 11.689. Entretanto, a defesa reivindicava o benefício uma vez que o crime ocorreu cinco meses antes da mudança.


Alexandre e Ana: Tribunal nega pedido de anulação do julgamento dos Nardoni

Após o julgamento, o advogado de defesa do casal Nardoni, Roberto Podval, afirmou que a decisão faz parte de um processo e que irá recorrer às instâncias superiores. “Acho que é uma questão que vai ser resolvida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), não vale s para esse caso, vale para todos os casos, como é que se trata essa questão. Eu estou absolutamente convicto do meu posicionamento”, explicou.

Para o promotor do caso, Francisco Cembranelli, a negativa para um novo julgamento já era esperada. “Sempre considerei que essa pretensão da defesa fosse ser rechaçada, repelida pelo Tribunal, e minha confiança era total, o voto do desembargador Luis Soares basicamente atacou os pontos certos”, afirmou. “A defesa recorrer não é nenhuma novidade. Se ele [Podval] já está dizendo que vai terminar no STF é que ele já conta como derrota certa no STJ. Não acredito que isso vá se alterar. Aquele júri foi o primeiro e último do caso Isabella.”

Argumentos
O recurso, intitulado “carta testemunhável”, foi analisado por três desembargadores: Luis Soares de Mello, Euvaldo Chaib e Salles Abreu. A análise do recurso começou por volta das 10h40 e durou cerca de uma hora, na 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça.

Em sua exposição, Podval, afirmou que tiraram um direito jurídico de seus clientes, e que tirar essa garantia de um novo júri, prevista pela lei quando o crime ocorreu, lhe parecia equivocado.

Para a procuradora de Justiça Sandra Jardim, o direito ao novo julgamento já era equivocado quando a lei ainda estava em vigor. Segundo ela, o direito ao novo julgamento vinha de uma época em que a expectativa de vida das pessoas eram muito menor, e por isso a condenação superior a 20 anos era revista. Atualmente, isso seria “inconstitucional, uma benesse.”

O relator do caso, desembargador Luis Soares de Mello disse em seu discurso que, de acordo com juristas, os recursos devem dizer respeito à lei em vigor na data do julgamento, quando a pena foi proferida, e não quando o crime ocorreu. Nesse caso, os réus “Não têm o direito de serem julgados pela lei de quando o processo ocorreu”. Ele também afirmou que a ausência de um novo júri não entra em conflito com a ampla defesa dos réus.

Novo recurso
A defesa do casal Nardoni também entrou com um recurso sobre o mérito do julgamento, pedindo que ele seja anulado. O recurso já foi visto pelo promotor Cembranelli, que já o devolveu ao Tribunal de Justiça. Segundo ele, a expectativa é de que o tema entre na pauta dos desembargadores em cerca de 40 dias. “Ele contesta a decisão do júri, aqui se pedia apenas um novo julgamento, lá vai se atacar o mérito, se os jurados agiram corretamente ou não condenando o casal. Eu estou absolutamente tranqüilo que o resultado não será diferente do que foi hoje, a defesa vai continuar não conseguindo sucesso”, afirmou o promotor. As informações são do G1.

Receita Caseira do Dia: Acabe com a tosse com simples chá caseiro

Com este tempo maluco, não raro temos problemas com tosse e resfriado. Aprenda a fazer um chá simples, gostoso, barato e com efeito calmante para a tosse.
Você precisa de

Algumas folhas de:
Guaco
Tansagem
Erva Cidreira
Açúcar

Passos

Ferva-as em um litro de água, e deixe descansar, coe e deixe em uma jarra, beba este chá a vontade.

Importante

Não existe contra-indicações e o resultado é "tiro e queda".

Tiririca é denunciado pela Justiça por falsidade ideológica


O candidato a deputado federal pelo Partido da República Francisco Everardo Oliveira Silva, conhecido como Tiririca, foi denunciado pela Justiça da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo. O candidato concedeu entrevista a uma revista semanal dizendo que não tem nenhum bem ou patrimônio em seu nome pessoal e que tudo foi transferido para nome de terceiros.

Segundo a Agência Estado, os motivos seriam ações trabalhistas e de alimentos e partilha de bens movidos pela ex-esposa dele. A quebra de sigilo fiscal e bancário de Tiririca e cópias de processos contra ele que tramitam em segredo de Justiça no Estado do Ceará também foram requeridas.

900 mil votos
Pesquisa recente do Datafolha apontou que Tiririca obteria 3% dos votos em São Paulo, chegando a 900 mil. Com este número, ele venceria políticos como Paulo Maluf (PP-SP) e Márcio França (PSB-SP). Em termos absolutos, em toda a história, Tiritica somente não consequiria superar a marca de Enéas Carneiro, morto em 2007, que foi eleito deputado federal por 1,5 milhão de votos nas eleições de 2002.

Dilma mantém 53% e Serra cai para 23%, aponta tracking Vox Populi/Band/iG

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, se manteve com 53% das intenções de voto, segundo a pesquisa diária Vox Populi/Band/iG divulgada nesta segunda-feira.

De acordo com os dados fechados ontem (19), José Serra, do PSDB, recuou para 23%, e Marina Silva, do PV, permaneceu com 9%.

Votos brancos e nulos somaram 4%, e os indecisos, 10%. A margem de erro da pesquisa é 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Esse tipo de levantamento, chamado de "tracking", é atualizado todos os dias e serve para antecipar as tendências do eleitorado.

Na pesquisa de "tracking", o Vox Populi faz 500 entrevistas diárias e trabalha com uma amostra consolidada de 2.000 entrevistas a cada quatro dias. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 27.428/10.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

vista de Cachoeira

ANÁLISE BJÁ APONTA CANDIDATOS A DEPUTADOS QUE TÊM MAIS CHANCES NA BAHIA

Miudinhas políticas:


1. Em período de campanha eleitoral surgem as listas dos palpiteiros sobre quem são os deputados eleitos (ou prováveis) mais votados, as possibilidades de números para as bancadas e assim, sucessivamente. Na Assembleia Legislativa, então, mesmo antes do início da campanha propriamente dita, um grupo de deputados em volta de Roberto Muniz, confeccionava uma dessas listas. Tem a lista do Elmar, a lista de Marcelo, a lista de Penedo. São muitas, a lista deJosé Carlos Araújo. Natural que assim seja.


2. Houve uma época em que a lista mais famosa da Bahia era a do Largo da Graça, ou lista de ACM. Com detalhe: essse político baiano colocava e tirava gente da lista do seu partido e coligados antes das convenções, a depender de determinadas situações. Às vezes, o sujeito dormia sendo candidato e acordava sem sê-lo.

3. Em 1990, João Durval passou por esse drama ao encontrar a porta do então PFL fechada e não conseguiu descobrir Chico Benjamin, presidente do partido, nem com lupas de longo alcance. ACM colocou Josaphat Marinho como candidato ao Senado. Os casos não são restritos a ACM. Já aconteceram em quase todos os partidos.


4. Nós do BJÁ também temos nossa lista baseada no que se passa na campanha atual, em estudos que estão sendo feitas pelos partidos, na percepção do movimento dos candidatos e por experiência de longos anos acompanhando a política baiana. Como a Bahia é um estado de grande dimensão, os estudos nas proporcionais são sempre localizadas por municípios, até porque fica difícil fazer um apanhado geral, pois, existem nomes muitos fortes em determinadas localidades e que, sequer aparecem em outras.


5. Salvador (quase 20% do total do eleitorado do estado), por exemplo, embora acolha candidatos de todos os municípios, tem sua dinâmica própria. Os mais citados na capital para deputado federal são ACM Neto (DEM), Nelson Pelegrino (PT), bispo Marinho (PRB), Leonelli (PSB), Imbassahy (PSDB), Alice Portugal (PcdoB), Marcos Medrado (PDT), Maurício Trindade (PR), Marcelinho Guimarães (PMDB), Toni Brito (PTB), João Leão (PP).


6. Entenda-se que a citação é por partido, embora, as estimativas são de que, os mais votados em Salvador serão ACM Neto (DEM) e Nelson Pelegrino (PT).


7. Olhando-se a Bahia como um todo, a situação se modifica. No PT, estima-se que os seus candidatos mais votados serão Rui Costa, Valmir Assunção e Nelson Pelegrino. Estão bem na fita: Zezéu Ribeiro, Geraldo Simões (Itabuna e região) e Emiliano José (preferencial de Waldir Pires). Entre os novatos: Waldenor Pereira (está fortíssimo na região de Conquista); Afonso Forense (herdeiro dos votos de Pinheiro); Josias Gomes não é novo, mas, está bem situado; e Luis Alberto (bem estruturado com Rosemberg Pinto e área do petróleo).


8. A estimativa da coligação Wagner é de pontuar com uma bancada federal entre 21 a 23 deputados federais, do total de 39.


9. Quem são, então, esses outros nomes considerados prováveis bons de voto: João Leão, Mario Negromonte e Luis Argolo, no PP; Marcos Medrado, José Carlos Araújo, Félix Mendonça Jr e Oziel Oliveira, no PDT; bispo Marinho, PRB; Domingos Leonelli, PSB; Édson Pimenta, Alice Portugal e Daniel Almeida, PcdoB.


10. São também cotados para serem efetivados no time Uldurico Pinto (PHS); Sérgio Carneiro (PT); Popó (ex-pugilista Acelino Freiras, do PRB); Sérgio da Gameleira (PT); Amauri (PT); Jânio Natal (PRP).


11. E o DEM, como fica? Em parte, será salvo por ACM Neto, provavelmente, o deputado mais votado no Estado. Está com campanha disseminada em toda Bahia, bem situada, tem recall do nome do avô, gratidão e organização. Vai ajudar a puxar coligados.

12. Estão nessa lista Fábio Souto, Fernando Torres, Paulo Magalhães, Cajado, Jorge Khoury e Carreira. Isso não significa que todos serão eleitos. É provável.


13. Dos novatos, Fernando Torres tem o apoio de Feira (leia-se prefeito Tarcízio) e bases nessa região, no Piemonte, Chapada e Central e é o mais promissor. Não se deve descartar o nome de José Nunes, da região Nordeste, com base maior em Euclides da Cunha; Luiz de Deus (deputado estadual e atuante nas regiões de Paulo Afonso, Geremoabo e outras do Norte do Estado); e Gerson Gabrielli (Salvador, evangélicos e empreendedores).


14. No PSDB a briga é boa. O partido quer fazer 3 federais, mas, o mais certo são dois. A disputa é entre os atuais deputados Jutahy Magalhães Jr (herdeiro do juracisismo que faz boa dobradinha com Marcelo Nilo); João Almeida (que tem apoio de Nilo Coelho no Sudoeste e Extremo-Oeste) e Imbassahy (que está bem na capital e montou as bases do partido em vários munípios e pode ser lembrado no pinga-pinga). Imbassahy está sendo beneficiado com a alta rejeição de João Henrique, na capital, e se aproveitar o vácuo pode surpreender em Salvador.


15. Do bloquinho, PRP/PTdoBPPS/PMN corre por fora o Pastor Luciano.


16. No PMDB, os mais fortes são Lúcio Vieira Lima (desapareceu da capital diante do afastamnento de João Henrique e pontua em todo interior); Arthur Maia (irmão do presidente da UPB, deputado estadual e atuando nas regiões de Bom Jesus da Lapa, Guanambi, São Francisco); Colbert Martins Filho (forte em Feira de Santana e região); Marcelo Guimarães Filho (bem na capital e ainda mais agora com ascensão do Bahia); Severiano Alves (o querido do professorado).


17. Integrando essa coligação vem o PR com Zé Rocha (Oeste/Extremo Oeste), Maurício Trindade (bem situado na capital) e Jonga Bacelar Filho (João Bacelar); e o PTB com Toni Brito (forte na capital) e Benito Gama. Nessa coligação lutam Herzém Gusmão (Conquista), Veloso (Ilhéus) e Tonha Magalhães (Candeias), Genebaldo Correia (PMDB), Jonival Lucas (PTB).


18. No PV, sob muitas criticas porque Bassuma não deslancha, discute-se quem entra: Rose Bassuma, Mão Santa, Juliano Matos.

DEPUTADOS ESTADUAIS:

1. Em relação aos candidatos a deputados estaduais, começando pelo PT, a tendência é de crescimento do número de parlamentares deste partido. Não há um puxador de votos como Rui Costa e/ou Nelson Pelegrino, no entanto, há indicadores de que, Zé Neto, cresceu bastante em Feira e região (é representante mor do link com governo); Rosenberg Pinto fez bons acordos no Recôncavo (área do petróleo) e no Baixo Sul; Luiza Maia (esposa do prefeito de Camaçari) entrou bem na RMS, Salvador e outros municípios; J.Carlos (ampliou espaços na capital); Marcelino Galo dobradinha com Valmir e nos movimentos sociais; Zé Raimundo dobradinha com Waldenor no Sudoeste; Maria Del Carmen dobradinha com Pelegrino na capital; Gilmar Santiago dobradinha com Afonso (área de Pinheiro).

2. Esses, provavelmente, serão os mais votos. Mas estão na fila Fátima Nunes (bem com Josias Gomes e movimentos sociais e penetração no Norte e Nordeste do estado); Joseildo Pinto abraçando Alagoinhas, Serrinha e entornos; Bira Corôa (Camaçari e áreas da negritude); Yulo Oiticicia (movimentos de base da igreja católica e outros); Neusa Cadore; professor Valdeci (bem na região de Santa Maria da Vitória); o líder Paulo Rangel (região de Paulo Afonso); Issac Cunha (Jequié); Ângelo Almeida (Feira com Sérgio Carneiro); Carlos Brasileiro (região de Bonfim) e outros.

3. O DEM padece do mesmo mal do PT porque não tem um puxador de votos como acontece com ACM Neto, na área federal, e, pior ainda, porque está na oposição e o carlismo se fragilizou.

4. Aponta-se bem na fita Gildásio Penedo (região de Tucano e Nordeste, amigo de Otto); Rogério Andrade, atual vice-presidente da Alba, bem situado no Recôncavo; Gaban (perdeu muitas bases mas resiste), Heraldo Rocha (capital e Baixo Sul); e Paulo Azi (região de Alagoinhas); Wellington Passos de Araújo -Tom (ex-prefeito de Coité e herdeiro dos votos de Hamilton Rios (seu pai) e deputado Emério Resedá (seu sogro) na região do Sisal); Clovis Ferraz (Conquista); Herbet Barbosa (irmão do prefeito de São Desidério); Júnior Magalhães (Candeias).

5. O DEM não tem candidato bom de votos em Salvador até porque, ACM Neto faz dobradinha com Maria Luiza (PSC), esposa do prefeito João Henrique; Bruno Reis (PRP), João Carlos Bacelar (PMN), Leo Krét (PR), Dona Raquel (PSDB) entre outros. Do DEM, Heraldo deve ser o mais votado na capital.

6. O PSDB é um saco de gatos. Jutahy Magalhães Jr está em dobradinha maior com Marcelo Nilo (PDT) e não há um nome preferencial colocado com Imbassahy na capital. Este partido tem Sérgio Passos como deputado estadual e vai bem na reeleição (é do time de Lula/Wagner, região de Jacobina); e despontam Adolfo Castro, Augusto Castro e Caduda Braga (Barreiras). Ainda tem Dona Raquel. Aí só na ponta do lápis, depois de abertas as urnas para saber quem entra. De toda forma, as pules em Sérgio Passos e Adolfo Viana são boas.

7. No PCdoB, os atuais deputados Javier Alfaya e Álvaro Gomes são os favoritos. Fabrício Kely vem fortissimo com apoio de Edson Pimenta para sua vaga; ficam na boca Wenceslau, Olívia Santana e Aladilce.

8. No PSL/PSB os favoritos são Capitão Tadeu, Fabíola Mansur (tá em dobradinha firme com Leonelli/Lídice), Deraldo Damasceno (representa da Polícia Civil e que está aparecendo bem ncitações da capital) e Nelson Leal (base em Livramento de Nossa Senhora e região). Damasceno pode ser a surpresa maior desse segmento.

9. O PV depende da performance de Bassuma. Como este candidato, ao contrário de Marina Silva, não consegue sair de 1% das intenções de votos na pesquisa, a campanha do partido é confusa na Bahia e as reclamações dos candidatos a deputados são frequentes, disputam uma vaga para federal Rose Bassuma (esposa de Luiz Bassuma) ;o deputado Mão Branca e Juliano Martos; e duvida-se que emplaque 1 estadual. Ainda assim, fala-se em Marcos Viana e Beth Wagner.

10. No bloquinho da ALBA (PPS/PSDC/PMNPTdoB/PRP) lutam por vagas Maria Luiza Laudano (deputada da região de Pojuca), Adolfo Meneses (Campo Formoso) Juradi Oliveira (Ipirá), Getúlio Ubiratan (Extremo-Sul), Capitão Fábio (Itabuna). A disputa é grande porque tem dois novos na parada Claudia Oliviera (forte apoio do prefeito de Eunápolis) e Bruno Reis (PRP).

11. O PTN/PTC/PTB o preferencial é João Carlos Bacelar. Carlos Geilson (radialista de Feira e suplente de deputado) tem chances e depende como vai sair de Feira. Bom lembrar que anda têm dois fortes nessa coligação: os vereadores da capital Luizinho Sobral (que tem votação expressiva na região central do Estado); e Davi Rios.

12. No PMDB, aparece bem na capital nas sondagens de pesquisas o atual presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Alan Sanches. Ao que tudo indica, vai ter grande votação em Salvador, porovavelmente, ao lado de Maria Luiza (PSC), um dos mais votados. Além disso está no Recôncavo e outras regiões. Leur Lomanto Jr (líder do partido na Assembleia) está bem situado em Jequié e região. Tem recall da família (Lomanto Jr) e votos em várias localidades, inclusive Salvador; Luciano Simões (sempre atuando como formiguinha, surpreendente na região Nordeste); Misael Aguilar (ex-prefeito de Juazeiro); Marizete Pereira (dobradinha em vários municípios com Lúcio Vieira Lima, especialmente na região de Brumado); Virginia Hagge (região de Itapetinga); Temóteo Beito (Extremo Sul); Antonio Pedrosa (Barreiras e região); Almir Melo (Sul e Extremo Sul/área litorânea); Ferreira Ottomar (Camaçari).

13. No PSC, Maria Luiza Carneiro, esposa do prefeito João Henrique está bem citada na capital. Devido aos últimos problemas do prefeito João Henrique (episódio da Transcon e derrubada das barracas) ampliou bastante seu leque para o interior, especialmente na região Nordeste/Sisal onde João Durval ainda é bem lembrado; a deputada Ângela Souza (região de Ilhéus mantém a pegada); e Paulo Magalhães Jr (esse último vereador na capital).

14. No PR, Graça Pimenta, esposa do prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta, ao que tudo indica chega bem (fechou ampla regiãoi que vai até Capim Grosso e toda a grande Feira); e aí tem-se vários bons de votos Elmar Nascimento (Campo Formoso até Paulo Afonso outros); Reinaldo Braga (Xique Xique e médio São Francisco); Sandro Régis (Sul/Extremo Sul e capital); Pedro Alcântara (Juazeiro e região São Francisco/Norte); Léo Kret (vereadora de Salvador, bem situada). Parada duríssima nesse PR: ainda tem Gilberto Brito (PT) e Edgar Cravo (PMDB).

15. No PDT, o mais votado será Marcelo Nilo, atual presidente da Assembleia Legislativa (apontado também como mais votado entre os estaduais); seguido de João Bonfim (Sudoeste/Oeste); Euclides Fernandes (Jequié), Roberto Carlos (Juazeiro) e Paulo Câmera. Diz-se que Marcelo ajuda alguns companheiros. Integra a coligação do PT.

16. Também no time de Lula está o PP com o deputado Carleto (Extremo Sul) provavelmente o mais votado; e mais três pesos pesados: Negromonte Júnior (filho do dep federal Mário Negromonte); Cacá Leão (filho do dep federal João Leão); Luis Augusto (região Guanambi); e Ângelo Coronel (região de Feira). Parada dura. Todo mundo bom de voto. O mais fraco, em tese, é o deputado Aderbal Caldas. Mas, este é amigo de Marcelo Nilo/Wagner e pode ser ajuda.

17. O PRB (partido do vice José Alencar) disputando José de Arimatéia (que entra no lugar de Elieldison Ferreira, da IURD/Feira); Sildevan Nóbrega (atual vereador da capital) e Sheila Varela (esposa do radialista Varela). Bem, se a IURD eleger Sildevan perde um vereador na Câmara de Salvador.

18. O PSOL (a depender da pontuação de Marcos Mendes) pode alavancar Hilton Coelho.

** A lista não deve ser levada ao pé da letra.

Com 900 mil votos, Tiririca teria a maior votação do país


O palhaço Tiririca (PR), que provoca risos e polêmica desde que suas controversas propagandas foram ao ar na TV, seria, se a eleição fosse hoje, o deputado federal mais votado em todo o país.

Pesquisa Datafolha mostra que ele obteria 3% dos votos em São Paulo, chegando a 900 mil, considerando-se a proporção de 30 milhões de eleitores do Estado.

Tiririca venceria políticos tradicionais como o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) que, assim como o também deputado Márcio França (PSB-SP), aparece na sequência, com 1% dos votos, chegando a uma estimativa de cerca de 300 mil cada um.
Tiririca teria mais votos do que Maluf teve nas eleições de 2006, quando foi o deputado mais votado em todo o Brasil, com 739 mil votos.

Em termos absolutos, em toda a história só perderia para Enéas Carneiro, morto em 2007, que nas eleições de 2002 foi anotado na urna por 1,5 milhão de eleitores.

Outras votações históricas, como a de Lula em 1986 --650 mil--, também seriam superadas. Neste caso, ressalve-se, o colégio eleitoral era menor do que o de hoje.

domingo, 19 de setembro de 2010

Flamengo e Fluminense empatam em jogo de seis gols

No primeiro Fla-Flu disputado no Engenhão, as duas equipes fizeram na noite deste domingo um jogo à altura da história do clássico. Buscando a sua segunda vitória seguida, o Flamengo fez um bom jogo, chegou a ficar duas vezes à frente no placar, mas o Fluminense foi buscar o empate por 3 a 3. O time tricolor, porém, precisava do triunfo por dois ou mais gols de diferença para manter a liderança.

Com o resultado do eletrizante Fla-Flu, o Corinthians, que possui um jogo a menos, abriu dois pontos de vantagem na ponta da tabela do Campeonato Brasileiro. Após 23 rodadas, o Fluminense soma 42 pontos, contra 44 dos corintianos. O Flamengo, por sua vez, foi a 27 pontos e segue perto da zona de rebaixamento, no 15.º lugar.

A equipe tricolor também precisava vencer para reafirmar a sua condição de favorita ao título. A derrota para o Corinthians, por 2 a 1, na última quarta-feira, também no Engenhão, ligou o sinal de alerta no clube. Era importantíssimo derrotar o maior rival na briga pela conquista. Nos últimos sete jogos, o Fluminense só ganhou um.

Já o Flamengo queria se afastar mais da zona de rebaixamento e respirar aliviado. Tanto na Gávea quanto nas Laranjeiras havia uma certeza: nada melhor do que ganhar um Fla-Flu para retomar a confiança e elevar o moral.

Além dos atacantes Fred e Emerson, o Fluminense teve mais um desfalque importante: o meia Deco, contundido. Mesmo assim, o Fluminense largou na frente, com o gol do zagueiro Leandro Euzébio, de cabeça, logo no início do clássico. O Flamengo reagiu e virou o placar ainda no primeiro tempo, com o atacante Deivid e o zagueiro David.

A etapa final foi emocionante. Aos 18 minutos, o atacante Rodriguinho empatou. Em resposta rápida, o time rubro-negro fez 3 a 2, em bela cobrança de falta do meia Renato.

Jogo resolvido? Nada disso. Rodriguinho deixou tudo igual novamente, ainda aos 27 minutos.

Pela próxima rodada do Brasileirão, o Flamengo terá um páreo duro na quarta-feira, diante do Grêmio, em Porto Alegre. O Fluminense volta a campo na quinta, quando joga novamente no Engenhão, desta vez contra o ameaçado Atlético-MG.

Ficha técnica:

Flamengo 3 x 3 Fluminense

Flamengo - Marcelo Lomba; Léo Moura, David Braz (Jean), Ronaldo Angelim e Rodrigo Alvim; Toró, Kleberson (Maldonado), Willians e Renato; Diogo (Diego Maurício) e Deivid. Técnico: Silas.

Fluminense - Rafael; Leandro Euzébio, André Luis (Marquinho) e Gum; Mariano, Fernando Bob, Diogo, Conca e Carlinhos; Rodriguinho e Washington. Técnico: Muricy Ramalho.

Gols - Leandro Euzébio, aos oito, Deivid, aos 22, e David, aos 39 minutos do primeiro tempo; Rodriguinho, aos 18, Renato Abreu, aos 20, e Rodriguinho, aos 27 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos - Willians e Jean (Flamengo); Mariano (Fluminense).

Árbitro - Gutemberg de Paula Fonseca (RJ).

Renda - R$ 441.430,00.

Público - 15.886 pagantes (18.911 no total).

Local - Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ).

Datafolha aponta empate triplo na disputa pelo Senado


A pesquisa Datafolha sobre a disputa para o Senado na Bahia, divulgada neste sábado (18), pelo Jornal Folha de S.Paulo, aponta um empate triplo entre Cesar Borges (PR), Lídice da Mata (PSB) e Walter Pinheiro (PT).

De acordo com o levantamento, o senador e candidato a reeleição César Borges, aparece com 29% das intenções de voto, seguido pela ex-prefeita de Salvador, a deputada Lídice da Mata com 28% e pelo deputado Walter Pinheiro com 27%. Levando em conta, a margem de erro, que é de três pontos para mais ou para menos, a disputa está tecnicamente empatada.

A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 14 deste mês e ouviu 1.100 pessoas em 43 municípios do estado. Se comparada à última pesquisa, divulgada no dia 9 de setembro, César que tinha 31% das intenções de voto, caiu dois pontos, Lídice se manteve com 28%, e Pinheiro que tinha 26% ganhou um ponto.

O candidato do DEM, José Ronaldo também ganhou um ponto e agora soma 11%. Edvaldo Brito (PTB) mantém 9%, e Joé Carlos Aleluia (DEM) caiu quatro pontos, saindo de 11% na pesquisa anterior para 7%.

Votos brancos somam 15% para uma das vagas, e 10% para as duas. No entanto, restando pouco mais de 20 dias para as eleições, o número de indecisos mostra que muita coisa ainda pode mudar. 34% dos eleitores baianos ainda estão indecisos quanto a um voto, e 24% ainda não escolheram nenhum dos candidatos para o Senado.

Se contabilizados apenas votos válidos, César Borges fica 25%, Lídice, 24%, Walter Pinheiro, 23%, José Ronaldo, 9%, Brito, 7%, e Aleluia, 6%. Este ano, a Bahia, que já tem na bancada o senador João Durval Carneiro, vai eleger dois senadores. A pesquisa contratada pelo Jornal Folha de São Paulo está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número 30.035/2010.

Tribuna

sábado, 18 de setembro de 2010

Gordinhas unidas


Ganha força, entre as mulheres com manequins GG, um movimento de resgate da autoestima, com uma série de atuações no mercado da moda, que sempre as excluiu.

Desfiles só com modelos gordinhas, confecções de números grandes renovadas, revistas especializadas, blogs e site de moda para quem veste GG, calendário só com fotos de mulheres com curvas avantajadas e até campanha para que lojas coloquem em suas araras peças modernas com números acima do 46. O mundo plus size vem ganhando força no Brasil, num movimento que bem poderia ser batizado de "orgulho fat".

"Depois do negro e do gay, agora é a vez do gordinho", diverte-se a professora de idiomas Sandra Ebener, autora do blog Mundo G Mais. "Após toda a discriminação no mercado da moda e beleza, estamos mostrando que podemos nos sentir bem e bonitas." Sandra - que tem 39 anos, é casada e mãe de dois pré-adolescentes - comemora essa onda, assim como muitas outras mulheres com manequins acima do 46, e que agora podem usufruir de uma moda que antes as renegava.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse público já representa metade da população adulta do País: 48% das mulheres e 50% dos homens estão com peso acima do padrão recomendado para uma vida saudável.

No entanto, todos os envolvidos diretamente na onda "orgulho fat" ressaltam com veemência que ninguém quer fazer apologia da obesidade. "A ideia é fazer com que essas pessoas passem a aceitar mais suas características e, ao mesmo tempo, adotem um estilo de vida saudável", avisa o jornalista Jeff Benício, que, por meio da sua editora Haz, especializada em títulos corporativos, criou com seu sócio o projeto Mulheres Reais: um mix de eventos e publicações para promover a inclusão da mulher GG no universo da moda.

Eleições na Bahia: pesquisa aponta vantagem de Jacques Wagner


O governador da Bahia e candidato à reeleição, Jacques Wagner (PT), lidera a pesquisa Datafolha sobre as intenções de voto no estado. De acordo com o levantamento, publicado nesta sexta-feira, ele tem 53%. O segundo colocado, Paulo Souto (DEM), ficou com 16%. Geddel Vieira Lima (PMDB) está em terceiro lugar, com 11%.

Bassuma (PV) e e Marcos Mendes (PSOL) alcançaram 1%. Os candidatos Sandro Santa Barbara (PCB) e Professor Carlos (PSTU), chegaram a ser citados, mas não atingiram 1%. Indecisos são 12%. Votos em branco e nulos totalizaram 5%.

Em comparação com o levantamento anterior, Wagner ampliou sua vantagem em relação a Souto, de 30 para 37 pontos percentuais.

A pesquisa Datafolha ouviu 1.100 pessoas em 43 cidades. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral baiana sob o protocolo 38.837/2010.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Pergunta do dia

Você acredita que José Serra vai aumentar o salário para R$ 600 reais?

Charge do dia - Momento tenso

‘EX-PATRÃO’ NEGA TER EMPREGADO PREFEITA

José Geraldo Gonçalves de Mendonça, pai de Marcelo Pedreira – adversário em 2008 da prefeita Domingas Souza da Paixão (PMDB), no município de Governador Mangabeira –, resolveu se pronunciar sobre o discurso da alcaide. Ela apoia a reeleição do governador Jaques Wagner (PT) e se diz vítima de racismo pelos líderes do seu partido, Geddel e Lúcio Vieira Lima, que ameaçam expulsá-la da sigla por infidelidade. Na sua versão, sofreria perseguição por ser negra e ter sido empregada doméstica da família Mendonça, antes de derrotá-la nas urnas. “É uma mentira. Ela nunca foi minha empregada. Eu hoje sou funcionário aposentado do Banco do Brasil e, na época, residia longe de Governador Mangabeira. Quando fui nomeado gerente ela já era vereadora da cidade. Ela tem mandatos consecutivos. Sempre a conheci como vereadora”, desmentiu José Geraldo em entrevista ao BN. De acordo com ele, a fala da gestora já levou ao erro até do presidente Lula, que certa feita, em visita ao município da Região Metropolitana de Salvador reproduziu o que considera “inverdade”. “Ela se faz de coitadinha para cair na aceitação do eleitor”, definiu. Tanto o pai quanto o filho são filiados ao PP, que tem o vice na chapa do PT ao Palácio de Ondina, Otto Alencar. Segundo ele, o seu argumento não tem motivações políticas.


Informações bahia noticias

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Milton Santana acusa deputada por vandalismo em Candeias

Mais uma paralisão aconteceu na manhã desta terça feira (14) no local conhecido como Trevo do Petróleo, essa com menos intensidade, mas o número de categorias que aderiram à paralisação já foi maior: Educação, Saúde, Limpeza e Vigilantes. O motivo da paralisação não foi diferente, falta de pagamento. Dessa vez, o secretário Serravalle de Serviços Públicos não negociou com o Sindicato. Quem dessa vez foi tentar uma conversa foi o Secretário de Governo Milton Santana, ele chamou o presidente do Sindicato Juscelino dos Santos e seu vice, o professor Magno para um acordo, mas até o fechamento dessa matéria o acordo não havia sido fechado, e tudo indica que nesta quarta-feira (15) volte a acontecer outra paralisação.

Lixo e Informativos - Candeias na manhã de desta terça feira (14) acordou com inúmeros informativos espalhados pelas ruas da cidade. O folheto trazia a foto da prefeita Maria Maia e do seu filho Diego Maia ambos do PMDB, o vice prefeito e candidato a deputado estadual Loteba (PT) e Jair Cardoso (PDT) também candidato a estadual, com o título: “Eles são responsáveis pelo caos em Candeias”.

O secretario Milton Santana concedeu uma entrevista ao RMS e Rádio Sucesso Fm (93,1) na tarde dessa terça feira (14), ele chamou os que espalharam os informativos de vândalos, ladrões da paz do povo de Candeias. “Essa deputada (Ele não citou o nome, mas falava da deputada Antonia Magalhães – PR-) e seu bando de vândalos estão espalhando o lixo pelas cidades, o povo quer a cidade limpa e vândalusos ficam sujando a cidade. Já acionamos a polícia e se isso continuar acontecendo vamos tomar as medidas necessárias para coibir tais ações”, esbravejava o secretário. Milton ainda disse que ela (Tonha) está desesperada para agir de tal forma. “O povo vai dar a resposta a ela no dia 3 de Outubro. Ela não perde por esperar, isso é vandalismo e falta de ética”, concluiu.


Informações RMS noticias

Ministra Erenice Guerra deixa o governo

O porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach, anunciou oficialmente nesta quinta-feira (16) a demissão de Erenice Guerra da Casa Civil. O substituto interino é o atual secretário-executivo da Casa Civil, Carlos Eduardo Esteves.

No Palácio do Planalto, o porta-voz leu a carta de demissão "em caráter irrevogável" redigida por Erenice. Ela classificou como "levianas" as denúncias contra ela e disse "necessitar de paz" para se defender. A decisão de substituir Erenice foi tomada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva após uma reunião com a ministra nesta quinta.

Segundo reportagem da revista “Veja”, Israel Guerra, filho da ministra, teria intermediado contratos de uma empresa de transporte aéreo MTA com os Correios mediante pagamento de propina.

Nesta quinta (16), reportagem do jornal “Folha de S.Paulo” diz que Israel também pediu uma comissão para obter no Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) empréstimo para uma empresa energética. De acordo com a publicação, os donos da companhia se reuniram com Erenice em novembro do ano passado.

Desde que as denúncias começaram a aparecer na imprensa, no último sábado (11), Erenice se defendeu por meio de notas à imprensa. Ela negou as acusações e pediu, na terça-feira (13), que o Ministério da Justiça e a Controladoria-Geral da União investigassem os contratos firmados com suposta participação de Israel Guerra. No mesmo dia, Lula reuniu ministros do governo para pedir explicações públicas sobre as acusações.

O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, anunciou abertura de inquérito pela Polícia Federal para verificar se houve tráfico de influência nas operações da empresa aérea e os Correios, mas excluiu a ministra das investigações.

Na ocasião, o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, alegou que Erenice não “está diretamente ligada aos fatos”. Os Correios divulgaram nota confirmando que mantém contratos com a MTA, mas alegou que os negócios era legais e firmados após processo de licitação. A empresa de transporte aéreo negou que tenha relações “contratuais ou negociais” com Erenice e Israel Guerra.

Atuação no ministério
Antes de assumir como ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra ocupava o cargo de secretária-executiva do ministério. A atuação ao lado da então ministra Dilma Rousseff vinha desde o Ministério de Minas e Energia.

Como secretária-executiva da Casa Civil, Erenice foi envolvida no escândalo da quebra de sigilo da ex-primeira-dama Ruth Cardoso, mas não teve participação comprovada.

Logo após assumir o cargo deixado por Dilma Rousseff, Erenice foi peça importante na negociação prévia e no lançamento do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), em maio deste ano. O plano colocou a estatal Telebras como "espinha dorsal" da banda larga no Brasil.

Durante o período de Erenice no cargo ocorreram as enchentes nos estados de Alagoas e Pernambuco. A Casa Civil coordenou o envio de fundos para atender às vítimas das enchentes.

A ministra-chefe tocou a contratação de empresas para construir a hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA). Também durante sua passagem pelo cargo, Erenice participou da tramitação do processo de capitalização da Petrobras referente à área do pré-sal.

Promotor é punido por tentativa de sedução de Suzane von Richthofen


A Corregedoria Geral do Ministério Público Estadual decidiu suspender por 22 dias o promotor acusado de tentar seduzir Suzane von Richtofen, 25 anos, condenada em 2002 por matar os pais. Eliseu José Berardo Gonçalves, promotor de Ribeirão Preto, nega a acusação. A informação é da Folha de S. Paulo.

Em depoimento de Suzane a uma juíza, ela disse que o promotor se ofereceu para ajudá-la e chegou a tocar uma música romântica em seu gabinete quando ela foi depôr sobre maus-tratos que estaria sofrendo na Penitenciária de Ribeirão, em 2007.

Na decisão publicada no "Diário Oficial do Estado", o promotor foi suspenso por ter "descumprido dever funcional" previsto na Leia Orgânica do Ministério Público Estadual. O promotor não cumpriu um artigo que diz que o profissional tem que "manter, pública e particularmente, conduta ilibada e compatível com o exercício do cargo".

Em entrevista à Folha, o promotor disse que as provas colhidas eram falsas e muitas pessoas "mentiram descaradamente". Ele também invocou a justiça divina e reafirmou sua inocência. Durante a suspensão, o promotor não vai receber salário.

Charge do dia - Esporte - Cai, cai

Porque os políticos brasileiros não cumprem suas promessas de campanha?

Porque os políticos brasileiros não cumprem suas promessas de campanha? Essa é sem dúvida a pergunta, ou melhor, a questão mais discutida entre os eleitores brasileiros. Antes de continuar escrevendo esse artigo, gostaria de deixar claro que tudo não passa de uma reflexão dos fatos e/ou questões apontadas. Voltando ao assunto eu respondo, ou melhor, eu complico com a seguinte resposta: Além de não terem o menor interesse, eles também não podem, sabe por quê? Se eles cumprirem com todas as promessas, que promessas irão inventar na próxima eleição? Você já pensou nisso? Inventar promessa dá trabalho, já dizia um cacique político antigo. Em contra partida, o primeiro político (seja qual for o cargo que ele ocupe) que cumprir com todas as promessas de sua plataforma de campanha, esse pode ficar tranquilo que será reeleito para seja lá qual for o cargo. Agora pare e pense: reforma política, o fim da fome, água potável, geração de milhões de empregos, aumento significativo do salário mínimo, segurança pública, etc. Sabe qual é o maior motivo para o não cumprimento das promessas?
É simples, por mais boa vontade que tenham, prometem coisas impossíveis de cumprir (pelo menos da forma que eles falam), ou seja, é inviável, prometer coisas que não podem acontecer num curto espaço de tempo, por exemplo, 10 milhões de novos empregos em quatro anos. Em outro artigo (Qual é o maior Problema do Brasil?) eu fui bem claro sobre esse assunto “promessa faz parte do carácter político e, de praxe, só dura o tempo da campanha, depois some feito fumaça e nós esquecemos numa amnésia repentina.” Porque nós, pobres coitados, sofremos de amnésia pós eleitoral, doença causada pela forte pressão que eles passam para ser eleitos e os sintomas costumam durar até as vésperas da reeleição, onde eles nos ré-lembram de tudo, mas já é tarde demais para realizar alguma coisa então eles querem mais 4 anos pra fazer o que prometeram. E nós eleitores é que temos o remédio para essa doença, o voto. Façamos então a prescrição do remédio na dosagem certa, votemos com consciência e exijamos exames periódicos, prestação de contas e, por fim, fiscalizemos nossos pacientes (funcionários) diariamente.

Beber água antes de refeição pode ajudar a perder peso, diz estudo


Uma pesquisa feita por cientistas dos Estados Unidos afirma que beber água antes das refeições ajuda as pessoas a perderem peso.

Cientistas do Estado americano da Virgínia afirmam que pessoas que estão em dieta podem perder cerca de 2kg a mais se elas beberem pelo menos dois ou três copos por dia antes das refeições.

A pesquisa foi apresentada em um congresso nacional da Sociedade Americana de Química, em Boston.



Todos os adultos que participaram da pesquisa tinham entre 55 e 75 anos de idade. A teoria dos cientistas foi testada em 48 adultos, divididos em dois grupos, ao longo de 12 semanas.

Ambos os grupos seguiram dietas de baixa caloria, mas um deles bebeu água antes das refeições.

Ao longo de 12 semanas, as pessoas que beberam água perderam cerca de 7kg, enquanto os demais perderam em média 5kg.



Um estudo anterior já havia mostrado que pessoas que bebem até dois copos de água antes de cada refeição ingerem de 75 a 90 calorias a menos.

CALORIAS

Uma das autoras da pesquisa, Brenda Davy, da universidade Virginia Tech, acredita que o fato de se encher o estômago com um líquido sem calorias antes das refeições faz com que menos calorias sejam consumidas.

"As pessoas deveriam beber mais água e menos bebidas adocicadas e com muita caloria. É uma forma simples de se facilitar o controle do peso", afirma Davy.

Segundo a cientista, bebidas dietéticas e com adoçantes artificiais também podem ajudar as pessoas a reduzir o consumo de calorias, ajudando a perder peso.

No entanto, ela disse que bebidas com muito açúcar precisam ser evitadas. Uma lata de refrigerante comum contém, em média, 10 colheres de chá de açúcar.

A pesquisa foi financiada pela entidade Institute for Public Health and Water Research, que realiza estudos sobre água e saúde pública.

Sepultado corpo da viúva de Colbert

O corpo da professora Elizabeth Gomes Martins, Dona Beth, viúva do ex-prefeito Colbert Martins da Silva, foi sepultado no Cemitério Piedade, no final da tarde desta quarta-feira (15). Momentos antes, o corpo da ex-primeira-dama feirense foi trazido para visitação pública no Paço Municipal Maria Quitéria e recebeu homenagens do Governo Municipal, pelo prefeito Tarcízio Pimenta, que lamentou a perda.

Dona Beth faleceu nas primeiras horas desta quarta-feira (15) e foi velado na capela do Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA). É mãe do deputado federal Colbert Martins, do economista Evaldo Gomes Martins e da odontóloga Eliane Gomes Martins. Completaria 81 anos no dia 8 de outubro.

O prefeito Tarcízio Pimenta externou os sentimentos pela perda da professora que tanto contribuiu para o desenvolvimento da cidade através de serviços sociais prestados às comunidades carentes. Durante a visitação, além de familiares, também estiveram presentes amigos, funcionários públicos, lideranças políticas e comunitárias, além de secretários municipais e vereadores. As informações são da Secom.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Estelionatário foragido de Brasília e comparsa são presos aplicando golpe na Pituba


Com três mandados de prisão sob acusação de estelionato, latrocínio, roubo e furto qualificado decretados pela polícia de Brasília, Ivanilson Silva Mariano, 35 anos, foi preso em flagrante na manhã de ontem, quando tentava sacar dinheiro em uma casa lotérica no bairro da Pituba.

Ele e a comparsa Iris Jamile Santana, 28, que também foi detida, são acusados de clonar mais de mil cartões de crédito e utilizá-los em compras em diversos estabelecimentos de Salvador e Região Metropolitana.

Segundo informações da polícia, que já vinha investigando o acusado, Ivanilson morava numa casa luxuosa, avaliada em R$ 1 milhão, no Condomínio Jardim dos Pássaros, em Lauro de Freitas.

Na residência os policiais encontraram os cartões clonados, vários documentos de identidade falsificados e outros ainda em branco, além de duas motos. Um veículo GM Meriva também foi apreendido em poder da dupla no momento da abordagem na Casa Lotérica.

Ultimamente ele se apresentava como Magno Luis Pereira e a polícia investiga se a esposa dele, uma estudante de Direto identificada apenas como Liliane, também faz parte do esquema.

Ivanilson e Iris foram autuados em flagrante por crime de estelionato e ele será entregue à polícia de Brasília. A operação foi realizada em conjunto pelo Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP) e pela 16ª Delegacia (Pituba).