sábado, 11 de maio de 2013

Em homenagem no domingo, 12, o Dia das Mães

Em homenagem no domingo, 12, o Dia das Mães – algumas delas pela primeira vez, com seus filhos no Hospital da Mulher


O Método Mãe Canguru é muito mais do que colocar o bebê pendurado verticalmente no corpo da mãe. O calor diminui o tempo para que os prematuros se recuperem. O Hospital da Mulher oferece este serviço com resultados altamente positivos.

Os bebês chegam a este espaço especial depois de sair da UTI Neonatal. É com o cuidado das suas mães e da equipe multidisciplinar que ganharão o peso necessário para serem levados para suas casas. Recebem alta quando chegam a 1,8 quilo.

São mulheres jovens, na sua grande maioria, que comemoram a evolução na saúde dos seus filhos, e estão na expectativa de comemorar no domingo, 12, o Dia das Mães – algumas delas pela primeira vez, com seus filhos.

Josélia Almeida, de São Domingos, há 13 dias acompanha a filha Maria Helena no espaço. É uma observação diária da evolução. A sua filha chegou com 1.766 gramas e está com 1.785 gramas. Está a 15 gramas da alta. “Este contato direto ajudou. É o dia inteiro trocando carinho”.

A mãe fica várias horas do dia com a filha colada no corpo. Para isso, coloca um vestuário específico. “Às vezes durmo com ela. É muito bom porque o carinho e o amor que sinto por ela cresce a cada dia”. Define o atendimento como “joia”. “Se não fosse este espaço não sei o que seria da gente”.

Carla Santos, de Conceição do Coité, acompanha a filha a 14 dias. Maria Júlia chegou ao espaço com 1.446 gramas e hoje está com 1.630 gramas. “Ela está ganhando peso e isto me deixa muito contente”. Cada grama ganha é vista como uma vitória pelas mães.

Em média, mães e bebês ficam no hospital por 30 dias, mas caso a evolução no ganho de peso não seja a esperada, ambos ficam na instituição até que a criança atinja o peso considerado ideal.

Suênia Silva, que coordena o Serviço Social do Hospital da Mulher, disse que a alta das crianças não significa que elas não mais serão acompanhadas pela instituição. “Os cuidados continuam até que a criança atinja 2,5 quilos, quando recebem alta definitiva”. (Batista Cruz).
Fonte: Gilberte Lucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário