segunda-feira, 27 de maio de 2013

Palestra apresenta oportunidades de negócio no entorno do Estaleiro Enseada do Paraguaçu, em Maragogipe

Com a implantação do Estaleiro Enseada do Paraguaçu, em Maragogipe, Recôncavo baiano, vão ser criadas 3 mil vagas de emprego direto e mais 10 mil indiretas. Será o início de um novo ciclo de desenvolvimento da região, que teve seu auge econômico com as indústrias de cana-de-açúcar e charuto, mas que há muito tempo está carente de novos investimentos. O funcionamento do complexo, a partir de 2014, abrirá oportunidades para micro e pequenos empreendedores nas áreas de indústria, serviços, comércio e economia criativa, que devem ser capacitados para atender à demanda do estaleiro.

Para discutir o assunto, a Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), através do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado da Bahia, promove no próximo dia 4 de junho uma palestra com a presença de Márcio Cruz, executivo do Estaleiro Enseada do Paraguaçu, empresa formada pelo consórcio Odebrecht, OAS, UTC Participações e Kawasaki. O evento “Oportunidades de Negócios no Entorno do Estaleiro”, será realizado às 10h no auditório da SICM, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, e contará com a presença de empresários, dirigentes públicos e do Sebrae. As inscrições são gratuitas e podem ser feita nos tels: (71) 3115-7971/ 7972 ou no e.mail forumregionalmpe@sicm.ba.go.br

Capacitações

De acordo com a coordenadora da Unidade de indústria do Sebrae, Elane Passos, um projeto de encadeamento produtivo vai auxiliar na capacitação de micro e pequenas empresas, além de estimular a formalização de Microempreendedores Individuais da região. “A estratégia é firmar parcerias com empresas-âncora e implantar uma rede de aprendizagem para os pequenos negócios, aumentando a produtividade e competitividade, seguindo os critérios de grandes empresas”, explica a coordenadora.

Elane acredita que além do público local, a instalação do estaleiro irá também atrair empresas de outras regiões e estados. “É uma oportunidade que se abre e os empreendedores locais precisam ter acesso à capacitação para atender à demanda nas áreas de pequenas indústrias, comércio, prestação de serviços, responsabilidade social, economia criativa. A criatividade será potencializada e é preciso que o desenvolvimento da região se dê de forma sustentável”.

R$ 2,6 bilhões de investimentos

O estaleiro causará um grande impacto na economia da região, alterando a ambiência de negócio e promovendo o incremento do Recôncavo. Segundo o diretor de Desenvolvimento Empresarial da SICM, Ângelo Oliva, um dos grandes desafios é atender as demandas por produtos, serviços e qualificação da mão de obra do complexo industrial.

“É o maior investimento privado das últimas décadas na Bahia, mais de R$ 2,6 bilhões, sendo que a estrutura já estará funcionando a partir de janeiro de 2014. A região vai sofrer um grande impacto, sendo abertas inúmeras oportunidades para micro e pequenos negócios”, explicou.
Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4557 /4558 / 9222-1612 /9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Nenhum comentário:

Postar um comentário