quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Casar faz mulher engordar e homem ganha peso após divórcio, diz estudo

Um estudo feito por dois cientistas da Universidade estadual de Ohio, nos Estados Unidos, mostra que homens são mais propensos a engordar depois de um divórcio, enquanto mulheres tendem a ganhar mais peso durante um casamento. Os dados da pesquisa foram divulgados nesta segunda-feira (22) no encontro anual da Associação de Sociologia norte-americana (ASA, na sigla em inglês), realizado na cidade de Las Vegas.

Tanto o casamento quanto o divórcio podem gerar quilos a mais, especialmente depois que os parceiros alcançam 30 anos de idade. Para o aluno de doutorado Dmitry Tumin, autor principal do estudo, ambos os casos podem levar a pessoa a ganhar peso além da conta, com riscos reais à saúde.

O estudo contou com os dados do National Longitudinal Survey (NLS) - pesquisa conduzida pelo Departamento de Trabalho dos EUA - sobre homens e mulheres que tinham entre 14 e 22 anos em 1979. Elas foram monitoradas durante todos os anos até 1994 e, a partir daí, a cada dois anos.

Dentro do período coberto pelo National Longitudinal Survey, Tumin e Qian escolheram 10.071 pessoas entrevistadas entre 1986 e 2008. Eles queriam determinar o ganho de peso depois de dois anos após o divórcio ou o início de um casamento. Uma das informações relacionadas era o Índice de Massa Corporal (IMC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário