quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Saúde: OS PERIGOS DA AUTOMEDICAÇÃO

Uma prática muito comum adotada pela grande maioria da população é a automedicação. As causas para sua existência são inúmeras, dentre tantas podemos facilmente citar algumas como a grande impossibilidade de uma boa parte das pessoas terem um acesso ao atendimento médico ou odontológico, seja por questões financeiras ou por próprio hábito de tentar solucionar os problemas de saúde corriqueiros tomando por base a opinião de algum conhecido mais próximo. Além disso a alta freqüência de propagandas através da mídia eletrônica é muitas vezes um fator contribuinte para a automedicação de pessoas leigas no assunto. Por trás deste ato aparentemente tolo e sem conseqüências está um problema em potencial para sua saúde, que pode levar a óbito.
Um outro conceito a ser tratado, e tido por muitos como inofensivo, é o uso indiscriminado de medicamentos fitoterápicos, aqueles remédios naturais que segundo vendedores mais interessados em rechear seu bolso do que com a saúde pública , insistem em afirmar que não existem efeitos colaterais.
Aqui em Cachoeira e região não é difícil encontrar pessoas em farmácias comprando remédios, seja controlado ou não sem receita medica.
Muitas vezes, o profissional qualificado mais acessível para muitos é o farmacêutico que é um profissional qualificado para dispensar as especialidades farmacêuticas. Mas não se esqueça, médicos é que são responsáveis pelo receituário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário