sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Lula fará check-up nos próximos dias

Após uma crise de hipertensão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva descansou ontem ao lado da família em São Bernardo do Campo (SP) e fará um check-up nos próximos dias. Lula esteve acompanhado da mulher, Marisa Letícia, e de quatro filhos. Ele teve a crise hipertensiva anteontem à noite, já dentro do avião em que iria para Davos (Suíça), onde participaria do Fórum Econômico Mundial. O presidente passou a noite em um hospital de Recife (PE), de onde seguiu para São Bernardo, onde descansará até domingo. Ele deve retornar ao trabalho na segunda-feira. Lula esteve na capital pernambucana para cumprir uma agenda intensa durante a tarde e início da noite de ontem. Durante a inauguração de uma unidade de pronto-atendimento, em Paulista (Região Metropolitana de Recife), ele reclamou de dor na garganta e brincou que não queria ser o primeiro paciente do local.

O petista deixou às 6h58 de ontem o Hospital Português, no Recife. Lula saiu com aparência abatida, vestido com um conjunto de moletom branco. Ele estava acompanhado pelos ministros Dilma Rousseff (Casa Civil) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais), que passaram a noite toda com o presidente. O médico da Presidência, Cleber Ferreira, que acompanha o presidente há cinco anos, disse que a pressão arterial de Lula chegou a 18 x 12.

O petista passou por exame de eletrocardiograma, raio-X do tórax e exame de sangue. Segundo o médico, a crise hipertensiva pode ter sido provocada por um quadro de estresse e cansaço. Esta é a primeira vez, durante o período que o médico atende ao presidente, que Lula tem uma alteração na pressão arterial. “O presidente não é hipertenso, este é um quadro esporádico”, disse Ferreira.

A pressão arterial normal de Lula é de 11 x 8. O cardiologista Roberto Kalil, médico particular de Lula, disse que o petista “vai fazer um check-up nem que seja amarrado pela orelha”. Kalil recepcionou Lula na manhã de ontem no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

Dilma disse que o presidente está bem e com a saúde normal. Ela afirmou que a população brasileira pode “ficar tranquila” porque Lula vai retomar, no máximo na segunda-feira, a sua rotina de trabalhos. “A população brasileira pode ficar muito tranquila porque o presidente está bem, foi uma pequena crise hipertensiva. Ele está na casa dele em São Bernardo descansando com a dona Marisa. Na segunda-feira, se não for um pouquinho antes, vai estar pronto, andando por aí”, afirmou. Dilma disse que Lula tem pressão “constante e regular”, minimizando o que ocorreu na noite de ontem.

“O presidente se preocupou porque nunca teve essa pressão, ele não tem pressão alta. Como não tem, o doutor Cleber [médico da Presidência] achou melhor não viajar. Ontem à noite, antes de tomar remédio, a pressão dele começou a cair”, disse. A ministra, assim como Padilha, atribuiu a crise hipertensiva de Lula à extensa agenda de trabalhos cumprida pelo presidente esta seman

Nenhum comentário:

Postar um comentário