segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Capacete - o acessório que salva vidas

Mas do nunca a importância do uso do capacete entra em discussão, vários acidentes comprovam que as vítimas sobreviveram por causa da proteção que o acessório provê.
É o caso do comerciante José Santana Ferreira de Souza, de 30 anos. Há pouco mais de um mês ele pensou, por alguns segundos, que não conseguiria escapar de um acidente de moto. Ele estava atravessando a Ponte Rio-Niterói quando tocou seu celular.

Reduziu a velocidade da moto, que naquele momento era de 80 quilômetros por hora, e jogou para o acostamento, para atender a ligação. No entanto, ao reduzir a marcha, uma outra moto bateu em sua traseira.“Senti meu corpo ser jogado para o alto. Bati com a cabeça na pilastra e, por pouco, não caí de uma altura de quase 100 metros. Fiquei alguns segundos pendurado, até que o outro motoqueiro me puxou. Mas, o que me salvou mesmo foi o capacete”, reconhece.

O capacete deve ser confortável e ao mesmo tempo justo, mais nunca apertar. O capacete ideal pra você irá variar de acordo com seu estilo de moto e principalmente com que se sente bem e confortável.

Este importante acessório é fabricado em abs (plástico injetado) ou em fibras. Dê preferência para capacetes fabricados em fibra de carbono ou mix de fibras eles são muitos mais seguros.

A parte interna de um capacete também é bastante importante, após o casco há uma camada grossa de polipropileno, espuma e tecido, em algumas vezes o tecido é antialérgico.
A Resolução nº 203, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que disciplina o uso de capacete para condutor e passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo e quadriciclo motorizado, entre outras exigências.

O capacete deve estar devidamente afixado à cabeça pelo conjunto formado pela cinta jugular e engate, por debaixo do maxilar inferior. Além disso, o equipamento deve estar certificado por organismo acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), com selo de certificação afixado, e dispor de um dispositivo refletivo nas partes traseiras e laterais.

Se o jovem Benicio Soares Silva 24 anos, que faleceu após acidente de moto aqui em Cachoeira no domingo a noite estivesse com capacete,ele poderia ter sobrevivido porque o capacete iria absorver o impacto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário