quarta-feira, 30 de junho de 2010

Kaká in progress

Será que o Kaká vai precisar cuspir no gramado para uns e outros perceberem que ele está curado?! Renasceu, junto com o futebol, um craque que xinga, revida, toma cartão, é expulso, fala grosso com jornalista, sem contar as transformações que o isolamento da seleção não nos deixa ver. Corre em Soweto – sempre lá! – o boato de que Dunga o flagrou, dia desses, cantando “Rebolation” no banho. Sabe Deus que tratamento andou fazendo, mas a recuperação do púbis pode ter-lhe custado a inocência.

Daí a preocupação do técnico com a troca do sistema de prisão albergue de Johannesburgo pela liberdade condicional de Port Elizabeth, onde a seleção desembarca hoje para as quartas-de-final de sexta-feira, contra a Holanda. Fugir à noite da concentração para a boate do hotel pode ser o próximo efeito colateral a se manifestar nesse “novo” Kaká.

Nada que em Romário os nos Ronaldos não seja próprio do DNA de cada um, sem grandes prejuízos para o futebol. No caso do Kaká, pode ser até engraçado o que está por vir! Imagina, daqui a pouco, assistir àqueles que criticavam o “santinho” da seleção patrulhando o espírito moleque em progresso no craque que renasce outra pessoa na África do Sul.

Que Deus o abençoe assim mesmo!

Com edema ósseo, Elano está fora do jogo contra Holanda e pode perder o resto da Copa


Elano está fora do jogo contra a Holanda, na próxima sexta-feira (2), válido pelas quartas de final da Copa do Mundo. O meia da seleção brasileira e o médico da equipe, José Luís Runco, concederam coletiva nesta quarta-feira (30), em Johannesburgo, onde foi revelado o real problema do atleta: um edema ósseo no tornozelo direito.

Esta é a terceira partida do Mundial que Elano vai ficar de fora. Após a pancada violenta na perna direita que levou do marfinense Tioté, no segundo jogo da fase de grupos, o jogador não pôde ser escalado para enfrentar Portugal e perdeu o confronto de oitavas de final contra o Chile, na última segunda-feira (28).
Runco afirmou que Elano vai seguir em treinamento, mas não garantiu seu retorno ao time antes do fim da Copa do Mundo.

- O edema ósseo vai ser tratado nos próximos dias e ele vai ficar fora de qualquer atividade que envolva impacto. O certo é que ele não joga na sexta-feira [contra a Holanda]. Essa recuperação pode ser em alguns dias, semanas ou até um mês. Vamos realizar diagnósticos a cada partida.

Com expressão desanimada, Elano não conseguiu esconder a tristeza pela sua lesão.

STA BÁRBARA: VEREADORA "SE MUDA" PARA O GOVERNO

A vereadora de Santa Bárbara Cláudia dos Santos (PSDB) decidiu aderir à bancada do atual prefeito da cidade, Jaílson dos Santos (PT), e assim concede ao governante a maioria na Câmara de Vereadores local. Segundo a parlamentar, a postura do opositor do petista, Nilson César de Menezes (PP), é decepcionante para quem quer ser contrário ao atual prefeito e que seu discurso é puramente crítico, sem proposição de alternativas para a cidade. Por isso, a Cláudia decidiu aderir aos petistas. A decisão faz também mudar o voto da edil. Agora, ela afirma que também trabalhará para a reeleição de Jaques Wagner. Este é o segundo mandato da tucana, que na primeira vez em que esteve na Câmara foi líder do governo do prefeito Antônio Mascarenhas (DEM). As informações são do site Calila Notícias.

QUADRILHA ESPECIALIZADA EM ASSALTOS É PRESA


Uma operação da Polícia Federal realizada nesta quarta-feira (30) em conjunto com as polícias Militar e Civil da Bahia e Pernambuco prendeu 15 pessoas acusadas de fazerem parte de uma quadrilha especializada em assaltos a bancos. Na ação foram apreendidos um fuzil, duas metralhadoras, uma submetralhadora, duas espingardas calibre 12, três pistolas, um revólver 38, coletes da PM pernambucana e muitos cartuchos de munição. Segundo o delegado da PF em Juazeiro, Alexandre de Almeida Lucena, ainda não foi possível contabilizá-los devido a grande quantidade de munição. Dos 15 detidos, nove eram de São Paulo e seis de Pernambuco e, de acordo com o titular, o bando já estava pronto para executar diversos assaltos a agências bancárias de cidades do norte baiano. Todos os acusados foram encaminhados ao presídio de Petrolina (PE).

(David Mendes)

2 DE JULHO: FOGO SIMBÓLICO É ACESO EM CACHOEIRA

O fogo simbólico da Independência da Bahia, comemorada no 2 de Julho, saiu na manhã desta quarta-feira (30), da cidade de Cachoeira em direção a Salvador. Ainda nesta quarta, o fogo simbólico passa por Santo Amaro e São Francisco do Conde, onde passa a noite. Nesta quinta, 1º, o fogo sai em direção ao Panteão do Pirajá, em Salvador, onde ficará até a comemoração do 2 de Julho, na sexta-feira. Vinte atletas e mais de 40 atiradores de tiro de guerra participam do caminho da tocha entre Cachoeira e a capital baiana, percorrendo o mesmo trajeto feito pelos batalhões patrióticos na luta pela Independência da Bahia. Informações do A Tarde.

Charge do dia - Tobby entrevista: Mussum

Pergunta do dia para os homens

Você se casaria com uma mulher que não sabe cozinhar ?

Essa pergunta foi uma sugestão de um leitor do SOU MAIS COLIGADO que deixou a esposa por ela não saber cozinhar.

Um recado para você mulher:
Se você não quer perder seu marido, procure aprender a cozinhar.

Tesoureiro do Sindicato dos Rodoviários e mulher são executados por motoqueiro

O tesoureiro do Sindicato dos Rodoviários e dirigente do PCdoB, Paulo Colombiano, e sua esposa, Catarina Galindo, irmã de Geraldo Galindo, presidente do partido em Salvador, foram assassinados há meia hora na frente do Iperba, em Brotas, por um motoqueiro, que aproximou-se do carro em que ambos dirigiam-se para casa. O secretário estadual de Segurança Pública, César Nunes, já foi comunicado do fato e prometeu apurar o crime. O presidente do PCdoB na Bahia, deputado federal Daniel Almeida, manifestou a solidaridade à família e pediu providências para que o crime seja esclarecido o mais rapidamente possível. “Tudo indica que seria um crime de mando porque os dois foram executados”, disse Almeida.



Fonte: politica livre

terça-feira, 29 de junho de 2010

ALELUIA COMPLETA CHAPA DE SOUTO


O candidato ao governo da Bahia pelo DEM, Paulo Souto, acabou de informar que o seu partido já possui um candidato ao Senado, que irá compor a chapa ao lado do ex-prefeito de Feira de Santana José Ronaldo. Trata-se do deputado José Carlos Aleluia, um dos mais importantes parlamentares da bancada da Bahia na Câmara Federal, além de ser vice-presidente nacional da legenda democrata. Aleluia é considerado um nome de peso no Congresso e um dos mais instigantes oposicionistas do governo Lula. A notícia foi transferida ao BN, com muita euforia pelo ex-governador Souto.


(Samuel Celestino)

Espanha elimina Portugal e avança às quartas de final da Copa


A Espanha foi um touro feroz, e não deu chances à defesa portuguesa no primeiro clássico entre as equipes na história das Copas do Mundo. Com um belo gol de David Villa, os espanhóis venceram por 1 a 0 e garantiram a classificação para a fase quartas de final do Mundial da África do Sul.

Beldade Paraguaia



Comemorando a classificação do paraguai...

Cachoeira: Banda Cheiro Perfumado empolga o público


Foi com muita empolgação, animação e um repertório diversificado, que a Banda Cheiro Perfumado “a essência do forró” se apresentou na feira do porto 2010 pela primeira vez, fizeram com que muitas pessoas chegassem já nas primeiras horas da noite para garantir o melhor lugar no show.
O público pôde assistir a um grande espetáculo, sem contar com a exuberância das dançarinas que acompanhavam a banda, e o carisma do cantor Marcelo.
Já a apresentação da cantora Kelly Cristal vocalista da banda, não poderia ter sido diferente, absolutamente glamourosa, brincou e posou para fotos durante todo o show, "Estou muito feliz em estar aqui, eu amo vocês, eu sou de vocês” disse Kelly Cristal retribuindo o carinho dos fãs Cachoeiranos na madrugada deste domingo 27/06, foi assim que a cantora fechou o show com a Banda cheiro Perfumado no palco oficial feira do porto 2010.

Charge do dia - Seleção canta - Bad

Lava-se ficha suja!

Não seria, decerto, o caso de Paulo Maluf, auto-intitulado “a ficha mais limpa do Brasil”, mas é bem provável que já exista em Brasília um esquema de lavagem de ficha suja de políticos inelegíveis pelas novas regras eleitorais em vigor. Quem sabe até nos mesmos moldes das práticas para dissimular ou esconder a origem ilícita de dinheiro sujo, o certo é que a criatividade do brasileiro nesse tipo de negócio não deve desprezar a demanda e deixar na mão os milhares de pré-candidatos interessados em dar uma apagadinha em seus antecedentes.

Ainda bem que Maluf não precisa disso, até porque dificilmente a atividade de branqueamento de fichas se prestaria a condenados desse porte de projeção política. Não há lavanderia que faça desaparecer, como num passe de mágica, manchas com a repercussão dos escândalos protagonizados pelo ex-prefeito, seja na Paulipetro ou no caso de superfaturamento de frangos. Maluf está limpo, e pronto – não se fala mais nisso!

A notoriedade não é, entretanto, o forte de boa parte dos 4.922 gestores públicos impedidos, pelo menos a princípio, de disputar as eleições de outubro por mau uso do dinheiro da União. Gente que se sujou na merenda escolar, na coleta de lixo, na compra de uma ambulância, ou seja, nenhuma condenação que tenha chamado muito atenção do País. A maioria, aposto, você não sabe quem é, de onde vem, nem o que fez de errado para ter suas contas rejeitadas pelo TCU.

Para esses, imagina-se, a indústria da corrupção deve estar trabalhando duro em busca de um jeitinho de faturar em cima da lavagem de maus antecedentes. Outra alternativa para a turma que está na lista negra do TSE seria perguntar ao Maluf como é que ele faz para se manter tão limpo num país como o Brasil, mas ninguém tem cara-de-pau pra isso.

Polícia busca corpo de jovem em sítio de goleiro do Flamengo

BELO HORIZONTE - A Polícia mineira apertou o cerco nesta segunda-feira, 28, ao goleiro Bruno Fernandes, de 25 anos, do Flamengo, nas investigações sobre o desaparecimento de Eliza Samudio, 25, com quem teria um filho de 04 meses, fruto de uma relação extraconjugal. A Polícia Civil trabalha com evidências de que a jovem teria sido morta em um sítio de propriedade do jogador, no Condomínio Turmalina, na cidade Esmeralda, região metropolitana de Belo Horizonte. A Justiça Estadual expediu mandado de busca e apreensão no condomínio. No início da noite, o Corpo de Bombeiros informou que havia a suspeita da presença de um corpo em uma cisterna nas proximidades do sítio.
A delegada Alessandra Wilke, responsável pela investigação, informou que Bruno deverá ser intimado a depor nesta semana. O inquérito foi instaurado após denúncia anônima, segundo a qual Eliza teria sido espancada e suas roupas, queimadas em um sítio do goleiro, num condomínio em Esmeraldas, na região metropolitana de Belo Horizonte. A mulher de Bruno, Dayane Souza, foi presa em flagrante na sexta-feira sob a acusação de subtração de incapaz, já que o bebê estaria sob seus cuidados e ela teria tentado ocultar seu paradeiro. Ela já foi solta.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Brasil dar show


JOHANNESBURGO - O técnico Dunga saiu satisfeito com a atuação da seleção brasileira na vitória sobre o Chile, por 3 a 0, nesta segunda-feira, 28, no Estádio Ellis Park, em Johannesburgo. Segundo ele, a seleção chilena dificultou bastante o jogo, mas o Brasil teve equilíbrio para ganhar e conquistar a vaga nas quartas de final da Copa do Mundo.
"Foi um jogo bonito. O Chile também joga, não fica só na marcação. E é um time muito difícil de marcar. Mas o Brasil teve equilíbrio e soube aproveitar as oportunidades", afirmou Dunga, que elogiou a dedicação dos jogadores brasileiros em campo. Ele, no entanto, lembrou que ainda é possível melhorar "em todos os sentidos".

Durante a entrevista coletiva após o jogo, Dunga explicou que não escalou o volante Felipe Melo e o meia Elano nesta segunda-feira porque eles ainda não estavam completamente recuperados de contusão. "Em Copa, um jogador não pode ter o temor de disputar uma bola. E eles estavam um pouco presos. Assim, colocamos aqueles que estavam em condições", disse o treinador, que optou pelas entradas de Daniel Alves e Ramires no meio-de-campo titular.

Ele, inclusive, não quis adiantar se Felipe Melo e Elano terão condições de enfrentar a Holanda, na sexta-feira, em Port Elizabeth, pelas quartas de final da Copa. De qualquer maneira, Dunga fez questão de ressaltar a confiança que tem nos 23 jogadores que convocou para a Copa. "A maturidade desse grupo é muito boa. Tem comprometimento", afirmou.

COMPOSIÇÃO DA CHAPA DE SOUTO É DIFÍCIL

Depois das desistências do senador ACM Jr., Antônio Imbassahy, e José Carlos Aleluia, de participarem da chapa majoritária do DEM, o líder da ala, o candidato ao governo Paulo Souto, apelou para o evangélico Gerson Gabrielli, que já foi deputado federal e é ligado à Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL). O indicado ainda não se decidiu, pelo fato de que tenta voltar à Câmara Federal. Souto tem se queixado do pouco empenho dos carlistas e da família Magalhães na sua campanha, até porque os integrantes da sua chapa Nilo Coelho é um “nilista” e José Ronaldo é soutista (candidatos a vice e a senador respectivamente). Somente a integração de Jr no pelotão principal mostraria mais comprometimento da família do falecido Antônio Carlos, ao projeto de eleição de Souto.

(Ricardo Luzbel)

Charge do dia - Fome 30%

Polícia prende 20 pessoas em banda de forró falsa

Vinte pessoas que faziam parte de uma banda de forró foram presas em flagrante em Ipirá, a 200 quilômetros de Salvador. Elas são acusadas de usar ilegalmente o nome da banda cearense ‘Canários do Reino’. As 20 pessoas da banda, entre músicos, cantores e técnicos, foram presas por volta das quatro da madrugada depois de um show no centro da cidade de Ipirá. A banda é de Pernambuco e já teria feito pelo menos quatro shows nesse São João usando o nome da banda cearense ‘Canários do Reino’, formada há 40 anos. A polícia apreendeu o ônibus usado pelo grupo e 450 CDs.

domingo, 27 de junho de 2010

Cultura: Últimos dias para inscrição nos editais 2010 da Cultura

Até o fim deste mês de junho o público interessado poderá se inscrever nos 18 editais oferecidos pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), por intermédio do Núcleo de Culturas Populares e Identitárias e suas unidades vinculadas, Fundação Pedro Calmon (FPC), Fundação Cultural do Estado (Funceb), Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) e Instituto de Radiodifusão da Bahia (Irdeb).

Ao todo são R$ 9 milhões de investimentos para apoio a 180 projetos culturais nos diversos Territórios de Identidade. As incrições foram abertas em maio e encerram-se entre os dias 28, 29 e 30. Para informações sobre todos os editais, as datas exatas de encerramento e formulários para inscrição, acesse o site da Secult.

Entre os editais nas áreas de apoio às linguagens artísticas, destaque para os de apoio ao Circo, Museus e Patrimônio, Audiovisual, Residência Artística, Intercâmbio, Livro, LGBT e Cultura Negra, entre outros.

Desde o início das seleções públicas, em 2007, o Governo do Estado da Bahia lançou 98 editais de apoio às linguagens artísticas, tendo recebido 5.614 inscrições de projetos de todo o estado e apoiado 1.285 iniciativas.

Agecom

'ANTES ELEITOR ERA APENAS TÍTULO’, DIZ WAGNER


O governador Jaques Wagner, agora homologado candidato à reeleição, voltou a disparar neste domingo (27) contra os adversários que administraram o Estado antes dele durante a convenção estadual do PT. Em seu discurso, ele destacou avanços nos indicadores sociais em sua gestão, como acesso à habitação, educação e abastecimento de água e energia. “Nós vemos com olhos diferentes, que enxergam o coração e a alma de cada um dos baianos. Eles não fizeram antes não foi por falta de dinheiro. Eles não fizeram antes porque a gente era apenas um número no título de eleitor”, torpedeou. O petista também exaltou a presidenciável Dilma Rousseff e falou da sua beleza física, quando conclamou os militantes a concordarem que ela estava mais bela, bem como interior da correligionária. “Dilma, você tem a beleza mais importante e fundamental, que é a beleza da alma. O nosso lema é seguir em frente, sem retrocesso”, complementou.

(Evilásio Júnior)

sábado, 26 de junho de 2010

São João de Cachoeira: Banda Cheiro Perfumado e Kelly Cristal



A cantora Kelly Crystal vocalista da Banda Cheiro Perfumado, ”a essência do forro” é esperada com ansiedade pelos fãs, que terão a oportunidade de ver a cantora de pertinho, tirar fotos e pegar autógrafos, será no palco principal da Feira do Porto 2010 em Cachoeira, dia 26 de junho, a cantora também fará show em sete municípios.
Kelly Crystal já passou também pela Banda Sutiã Rendado, segundo a cantora, convites de outras bandas é o que não falta, mas no momento ela se sente à vontade na Banda Cheiro Perfumado.

Governador Jaques Wagner participa das comemorações do 25 de Junho em Cachoeira.


Desfile em Cachoeira encerra comemoração pela transferência da sede do governo



Um desfile cívico pelas principais ruas de Cachoeira, no final da tarde desta sexta-feira (25), encerrou as comemorações pela transferência da sede do Governo da Bahia para a cidade do Recôncavo Baiano. Participaram do desfile a Banda da Polícia Militar da Bahia, os Tiros de Guerra de Cachoeira e de Muritiba, a Guarda Mirim de Santo Amaro, o grupo Desbravadores, de Cachoeira, e diversas fanfarras como as de Terra Nova, Acupe (distrito de Santo Amaro) e de São Sebastião do Passé.

As comemorações em Cachoeira começaram logo cedo. Às 8h, na Praça da Aclamação, o governador passou as tropas em revista e, em seguida, participou do hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal. Depois, juntamente com seu secretariado, Jaques Wagner participou da celebração do Te-Deum, na Igreja da Ordem Primeira.

Orla de São Félix é entregue restaurada


Além do tombamento da Irmandade da Boa Morte, durante a transferência da Capital de Salvador para Cachoeira, o governador entregou à população a requalificação da orla da cidade de São Félix. A obra, com investimento de R$ 2,4 milhões, consistiu na construção de um calçadão, praça, jardins, sistema de iluminação, estacionamento além da reforma da balaustrada com temas barrocos.

A intervenção criou mais um espaço de lazer para a população da cidade e para os turistas que visitam a região. “Este era um espaço nobre que por não ter estrutura não era freqüentado, agora a cidade e seus moradores ganharam um lugar para trazer a família, para a diversão, além é claro de deixar nossa cidade mais bonita e atraente”, destacou o prefeito de São Félix, Alex Sandro, durante a cerimônia de inauguração.

Marcos Santos, morador da cidade, disse que a nova orla foi um presente e tanto, principalmente para as crianças e jovens de São Félix. “A gente tem um rio desse e um espaço de orla que não era aproveitado. Agora vai dar pra trazer meu filho, passar as tardes nesse calçadão que ficou uma maravilha”. Já o economista Edson Barros, turista de Salvador, elogiou a obra. “Ficou mais bonito, já estive aqui antes e agora sim parece uma cidade turística”.

A requalificação faz parte das intervenções do programa Monumenta nas cidades de Cachoeira e São Félix. São mais de R$ 36 milhões em investimentos na recuperação de prédios de valor histórico e cultural. Entre os monumentos a Capela Nossa Senhora D’Ajuda, Conjunto do Carmo, Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, Paço Municipal, sete casarões, Igreja do Rosarinho, Cemitério dos Pretos, Igreja Nossa Senhora do Monte e Quarteirão Leite Alves.

Para Wagner esse é um trabalho que resgata a história e levanta a autoestima da população: “Deixar ruir um monumento é deixar ruir nossa história, nossa memória e nossos valores. Recuperar é colocar em destaque, é apostar no exemplo de nossos heróis e acreditar na construção de um futuro diferenciado”.

Cachoeira: Festa da Boa Morte é patrimônio imaterial


No início do século XIX mulheres negras e ex-escravas se uniram para ajudar escravos a conseguir a liberdade. Em torno da fé em Nossa Senhora, criaram uma confraria católica, a Irmandade da Boa Morte, que saiu de Salvador e foi se instalar na cidade de Cachoeira, por volta de 1820. Desde então, todos os anos, as irmãs promovem uma festa que mistura elementos do catolicismo e do candomblé e é considerada uma das mais importantes manifestações culturais da Bahia.

Agora, essa história de luta e devoção foi transformada em patrimônio imaterial da Bahia. O decreto de reconhecimento foi assinado pelo governador Jaques Wagner, nesta sexta-feira (25), durante sessão solene na Câmara Municipal de Cachoeira. Ele inclui a Festa da Boa Morte no Livro de Registro Especial de Eventos e Celebrações.

“Essas mulheres lutaram e são um exemplo. Esse é um reconhecimento mais do que merecido. Espero que, com ele, a gente possa fortalecer ainda mais a tradição e manter viva a festa”, disse Wagner. O reconhecimento é uma salvaguarda à manifestação cultural afrocatólica, que passa a ter a proteção e o incentivo do Estado e da sociedade civil organizada. Uma garantia de que a tradição vai permanecer viva da mesma forma como é realizada atualmente.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Dois morrem em batida entre carro e caminhão

Duas pessoas morreram em um acidente que aconteceu na manhã desta quinta-feira (24) na BR-101, km 596, próximo ao posto da Polícia Rodoviária. Um carro de passeio com placa não identificada, por conta dos danos do acidente, bateu de frente com um caminhão com placa de Santa Maria do Jetibá – ES.

O motorista do carro pequeno, que não foi identificado, morreu na hora. O corpo ficou preso nas ferragens. A passageira Talita Ramos Regis, 25 anos, morreu a caminho do hospital.

Leozidio Ulid, 25 anos, que conduzia o caminhão foi levado a delegacia para fazer o teste do etilômetro, mas não estava bebendo. Um lado da pista precisou ser interditado, mas o fluxo de carros permaneceu normal.

Cachoeira recebe SAC Móvel nesta sexta (25)

Chega hoje na cidade histórica do Recôncavo baiano a carreta do SAC Móvel no reteiro denominado de 'a Rota da Independência'. Serão emitidas mais de 4 mil carteiras de identidade, nos 17 dias de trabalho da Rota, que percorrerá mais seis municípios baianos gratuitamente.

Em Cachoeira, a carreta permanece de até o dia 28 deste mês. De lá, segue para Muritiba, onde fica os dias 29 e 30, seguindo depois para Governador Mangabeira (1º e 2 de julho), Maragojipe (3 e 4), São Francisco do Conde (5 e 6), Santo Amaro (7 e 8) e São Gonçalo dos Campos(9 e 10).

Além da identidade, o SAC Móvel vai emitir a primeira via do CPF, realizando recadastramento de pensionistas do estado, emitindo certificado de antecedentes criminais e primeira via da certidão de nascimento.

Cruz das Almas: Mais de 40 ficam feridos em guerra de espadas

Quarenta e quatro pessoas ficaram feridas na guerra de espadas que começou na noite desta quarta-feira (23) na cidade de Cruz das Almas. Os dados são da Santa Casa de Misericórdia que atende as vítimas de queimaduras.

Um homem de 62 anos foi transferido ontem à noite para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus com um trauma no braço causado por espada. Um outro de homem de 37 anos teve queimaduras no braço e na perna esquerda e está em observação na Santa Casa sendo hidratado. O quadro do paciente é estável, mas queimadura foi extensa.

Os demais feridos já foram liberados. No ano passado, 43 pessoas ficaram feridas na noite do dia 23 de junho. Desde o início do mês, 107 pessoas foram vítimas de queimaduras em Cruz das Almas durante as guerras de espadas. No mesmo período do ano passado, foram 85 pessoas queimadas.


As informações são do Ibahia

Cachoeira: 25 de Junho

Em 1557, o Governo Geral Duarte da Costa doou ao seu filho, D. Álvaro da Costa, uma sesmaria localizada entre o rio Paraguaçu e o rio Jaguaripe. Destas terras, quando foram divididas, Antonio Adorno foi beneficiado com um lote onde fora construído o primeiro núcleo de engenho que daria origem à cidade da Cachoeira. Normalmente eram beneficiados com a doação de uma sesmaria, aventureiros que se destacavam nos combates aos índios, ou seja, em guerras justas contra as tribos bravias como eles as denominavam. Por volta de 1595, Álvaro Rodrigues Adorno, filho de Antonio Dias Adorno, se instalou no sitio da atua cidade e estabeleceu amizade com os índios.

Nas lutas contra os silvícolas que habitavam o litoral do Recôncavo, Gaspar Rodrigues Adorno foi recompensado com uma sesmaria com quatro léguas de terras que se limitava entre riachos Pitanga e Caquende. Aí foi iniciada a plantação da cana- de - açúcar que viria constituir-se como principal produto deste gênero. Entre 1612 e 1621, Gaspar Rodrigues Adorno se estabeleceu no local que seria núcleo inicial da cidade da Cachoeira. Ali já tinha uma pequena povoação com o engenho de açúcar, uma senzala e uma pequena ermida de N. S. do Rosário (hoje capela de N. S. D’Ajuda). Em 1654, João Rodrigues Adorno se fixou no local reconstruindo a primitiva residência forte e ermida.

Ciclos de desenvolvimento

Os Adornos passaram a desenvolver a região. Construíram ao lado do riacho Pitanga outro engenho de açúcar, com casa grande e alambique. O numero de moradores cresceu substancialmente, por isso foi criada a freguesia de N. S. do Rosário em 1698. A vila só fora criada mais tarde, pela Carta Régia de 27 de dezembro de 1693, com nome de Vila de N. S. do Porto da Cachoeira, cuja instalação se deu a 29 de janeiro de 1698, pelo desembargador Estevão Ferraz de Campos. Quando Cachoeira foi convertida em freguesia, o seu porto já era considerado um dos mais movimentados da capitania da Bahia, depois província. O movimento dos fardos de açúcar, fez com que Cachoeira se tornasse uma das regiões mais prósperas do País. Diversos engenhos de açúcar circundavam o sitio. Territorialmente Cachoeira envolvia as freguesias se S. Pedro da Muritiba; Senhor Deus Menino de S. Félix; Nossa Senhora do Outeiro Redondo; N. S. do Bom Sucesso da Cruz das Almas; Curralinho (atual Castro Alves); S. Tiago do Iguape; N. S. da Conceição da Feira; Santo Estevão do Jacuípe; São Gonçalo dos Campos; Feira de Santana, além da freguesia do Rosário, que a fama da sua prosperidade atravessou o Atlântico. Em 1756, o rei de Portugal instituiu uma vultosa taxa de 1 conto e 800 mil réis, para ajudar a reconstrução de Lisboa, em virtude de um terremoto que quase destruiu a cidade.

Participação no processo da Independência do Brasil

Com a eclosão da Revolução Liberal do Porto, em Portugal, em 1820, o Brasil ficou na iminência de ser recolonizado. A Revolução do Porto criou em Portugal uma Monarquia Constitucional – o parlamento, que se converteu a órgão supremo da administração da metrópole e suas colônias.

Foram as cortes que promoveram as ações da Revolução do Porto: o retorno de D. João VI e a recolonização do Brasil. Dessas transformações algumas atingiram a estrutura do Estado Colonial. No Brasil, criaram nas províncias as Juntas Provisórias, em substituição aos antigos governadores coloniais. A partir de 1821, os portugueses trataram de potencializar as províncias mais estratégicas do Brasil a fim de cumprir os objetivos da sua malfada revolução. Para isto, as cortes de Lisboa, por meio de uma carta régia, em 15 de fevereiro de 1822, substituíram o comando das Armas da Bahia. No lugar de Manoel Pedro Freitas Guimarães, eles colocaram o brigadeiro português Luis Inácio Madeira Melo. Apesar do descontentamento dos baianos, os portugueses não mediram esforços para novamente deixar o Brasil na condição de colônia. Passaram a perseguir os brasileiros, a espancar e até confiscar seus bens. Depois de tantas humilhações os oficiais brasileiros fugiram das tropas lusas para vilas do Recôncavo, especialmente a Vila N. S. do Rosário do Porto da Cachoeira.

A então Vila da Cachoeira da época da independência se converteu no centro vivo das atividades libertadoras dos baianos, e no ponto estratégico, por isso escolhida para sede do Governo legal, de onde partiu todo movimento militar, inicialmente organizado pelo coronel Garcia Pacheco e o tenente coronel Rodrigo Antonio Falcão Brandão, depois Barão de Belém. Mais tarde este movimento viria se organizar num comando único, sob batuta do general Labatut.

Junto aos proprietários de engenhos e escravos, os oficiais baianos tratavam de inventariar as armas e munições, além de organizar tropas patrióticas a fim de barrar as perigosas intenções portuguesas. Foi assim que as tropas cachoeiranas, que estavam em Belém e no Iguape, se reuniram ao amanhecer do dia 25 de junho de 1822, na Praça da Regeneração (atual Aclamação). Nessa ocasião, Antonio Pereira Rebouças convidou o povo para assistir à sessão da Câmara que aclamaria D. Pedro. As tropas ocuparam a praça, a Rua da Matriz e adjacências. Porém, às 9 horas houve o Te Deum na Matriz, quando os cachoeiranos aclamaram D. Pedro como Regente do Brasil, e passaram a comemorar dando tiros de festim para o alto.

Madeira de Melo havia mandado uma canhoneira subir o rio Paraguaçu para observar a movimentação da Vila. Este navio, que estava ancorado em frente da Praça da Regeneração, ouvindo os tiros de festim das comemorações do Te Deum, imaginou que estivesse sendo atacado e respondeu com tiros de canhão, forçando a dispersão dos cachoeiranos. Organizados ao longo do leito do rio, os cachoeiranos reagiram em forma de guerrilha ao ataque luso. Três dias depois o comandante do navio português mandou subir uma bandeira branca no mastro. Os que ainda estavam vivos se renderam. Foi com esta vitoria que a Vila de Cachoeira promoveu a união das vilas do Recôncavo (Santo Amaro, Maragogipe, Nazaré das Farinhas, Jaguaripe) e o bloqueio da Baía de Todos os Santos, estratégia fundamental para definição da guerra. Felizmente, saímos vitoriosos.

Quem há de se esquecer da heroína Maria Quitéria de Jesus Medeiros, que, cheia de ardor e coragem, se travestiu de homem, e estimulada pelo patriotismo, foi lutar contra tropas lusas na Baía de Todos os Santos? Essa luta envolveu muitos baianos, em especial os cachoeiranos. Os escravos também participaram desta epopéia. O general Labatut solicitou as câmaras das cilas do Recôncavo à liberação de escravos dos engenhos. Apesar da navegação destas, Labatut invadiu alguns engenhos, recrutou escravos e formou verdadeiros pelotões negros, que para alguns observadores foi à formação de um terceiro partido- o Partido Negro. No campo discursivo ideológico os oradores patrióticos criaram uma metáfora em que se representava o Brasil escravo de Portugal. Os escravos associaram a sua condição à do Brasil.

A entrada do Exército Libertador em Salvador foi episodio simbólico, pois os portugueses já estavam derrotados bem antes disso. É importante lembrar que o sargento-mór de cavalaria José Joaquim de Almeida e Arnizáu estavam presentes na retomada da cidade do Salvador. Eles percorreram os caminhos da Liberdade, antiga estrada das boiadas.

Este movimento insurrecional iniciado em Cachoeira, foi consolidado em 2 de julho de 1823, quando os baianos evitaram definitivamente qualquer tentativa de ataque europeu, para dominar o Brasil. O fantasma da recolonização estava afastado- era o alivio. O povo ganhou.

A lei Provincial nº 43 de 13 de março de 1837, considerada o dia 25 de junho como uma data de Festividade Nacional. É essa mesma lei que dá o titulo honorifico de Cidade Heróica a Cachoeira.
Uma lei de 19 de junho de 1919 da Câmara dos Deputados, deixou consignada certa quantia de capitais para criação do monumento ao 25 de junho. A lei nº 1354 de 13 de agosto de 1919, autorizou ao Governo do Estado a auxiliar na criação do justo monumento à data magna de Cachoeira.

Revoltas e elevação a cidade
Em 19 de fevereiro de 1832, o capitão e Juiz de Paz, Guanais Mineiro, levantaram o Arraial de São Felix e tentou convocar a Câmara Municipal da Vila da Cachoeira seguida pelos partidários. Reunida a Câmara proclamaram a Federação da Província da Bahia e formaram um Governo Provisório. Eram os ares do liberalismo tomando corpo na Bahia. A idéia de Republica começava a ganhar força.
Informado sobre o que se passava em São Félix e Cachoeira, o Presidente da Província, Honorato de Barros Paim, conseguiu apoios importantes produtores do Recôncavo e sitiou Cachoeira por terra e pelo rio Paraguaçu. Este levante durou quatro dias. O capitão Guanais Mineiro foi preso e remetido para o Forte do Mar, mas a idéia da Republica continuou nos corações e mentes dos brasileiros. Cachoeira continuava fiel ao Império, ou melhor, ao Governo Regencial.

Em 1836 já se articulava uma nova revolta na Bahia. A idéia era construir um Estado Federativo. Era a semente da revolta que ficou conhecida na historia como a Sabinada. Este movimento foi liderado por Sabino da Rocha Vieira, medico, professor da Faculdade de Medicina, político e jornalista, que, na verdade era um liberal-federalista, partidário da ampla autonomia das províncias. Considerava insuficiente a solução encontrada com o Ato Adicional de 1834, que alterava a Constituição outorgada em 1824 e buscava conciliar as tendências centralizadoras dos moderados com as descentralizadoras dos exaltados. Inclinava-se pela Republica Federativa. A campanha fora iniciada em julho de 1837 pelo seu jornal Novo Diário da Bahia.

Justamente por ter desenvolvido economicamente, ter iniciado e participado ativamente das guerras da independência do Brasil, na Bahia, e também ter mantido a fidelidade ao regime monárquico, quando da Revolução do Capitão Guanais Mineiro, Cachoeira foi premiada com a elevação a condição de cidade mediante a Lei Providencial nº 43 de 13 de março de 1837, sancionada pelo Presidente da Província Francisco de Souza Paraíso. Esta mesma Lei nº 43 também concedeu o titulo honorifico de Cidade Heróica a essa valente cidade, que iniciou as lutas que consolidaram a Estado brasileiro.

A revolução propriamente dita ocorreu ao entardecer do dia 7 de novembro de 1837, com o levante dos oficias do forte de São Pedro, em Salvador. Na manhã seguinte do dia 8 o Presidente da Província, Francisco de Sousa Paraíso cedeu, permitindo aos revolucionários ocupar a cidade, reunir a Câmara e proclamar a Bahia como um estado livre e independente. Formou-se um governo provisório, cabendo a presidência ao comerciante João Carneiro da Silva Rego. A Sabinada eclodiu na cidade de Salvador. O Presidente da Província, Francisco de Sousa Paraíso se refugiou no brigue 3 de maio na Baía de Todos os Santos. Foi quando o político e produtor Francisco Gonçalves Martins (futuro Visconde de São Lourenço), se articulou a outros senhores de engenho, reuniu homens em armas no Recôncavo, principalmente em Cachoeira, e convenceu o Presidente Sousa Paraíso de reação. Foi assim que novamente os cachoeiranos reunidos conseguiram derrotar os sabinos, cercando a cidade do Salvador. Evitou que o Brasil fosse fragmentado, e garantiu a sua unidade territorial. Mas o sonho de uma Republica Federativa e Democrática não morreu.

Cachoeira continuou sua saga, sempre prosperando. Depois do apogeu do açúcar veio a fase da cultura do fumo. Diversas fábricas foram implantadas no Recôncavo, especialmente em Cachoeira, a exemplo da Suerdieck e a Leitalves

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Fogueiras acesas nas ruas marcam noite de festa

Madeiras velhas e peças de construção como ripas e caibros foram usadas nas fogueiras acesas, na noite desta quarta-feira, 23, em homenagem a São João, bairros como Santo Antonio, Lapinha, Queimadinho, Guarani e Uruguai.

A dona de casa, Mirta Tereza dos Santos Magalhães observava filhos e netos se divertindo com fogos, junto à fogueira, na Rua Boa Vista, no Uruguai. Há três anos ela e os irmãos armam a fogueira para “manter a tradição”. “Não tenho parentes no interior. O jeito é fazer aqui mesmo”

Programação do São João de Maragogipe 2010

Dunga X Imprensa: guerra é guerra… e vice-versa


As fricções já estavam no ar, o rancor estava escondido no armário. E se manifesta logo agora, durante a Copa — um momento de total irracionalidade. Dunga resolveu abrir a caixa de ferramentas e começou a desmontar a máquina que cobre a seleção, peça por peça. Agora a guerra está declarada abertamente.

É certo: se o Brasil ganhar, a imprensa vai engolir seco — mas se perder, o mundo vai cair nas costas do homem (e olha que o cara é casca grossa…).

Número de mortos pelas chuvas no Nordeste sobe para 45


SÃO PAULO - Subiu para 45 o número total de vítimas das chuvas nos Estados de Alagoas e Pernambuco. Na noite desta terça-feira, 22, mais três corpos foram encontrados em Pernambuco, o que elevou para 16 o número de óbitos no Estado, segundo a Defesa Civil. Em Alagoas, os números permanecem os mesmos, com 177.282 afetados, 15 municípios em calamidade pública, 29 mortos e 607 desaparecidos.
De acordo com a Defesa Civil de Pernambuco, dois corpos foram resgatados em Água Preta e o terceiro em Barreiros. As vítimas ainda não foram identificadas. Os números de desabrigados e desalojados são de 17.808 e 24.552, respectivamente.

Na terça, o governo federal liberou R$ 100 milhões para Alagoas e Pernambuco. Metade desse valor já foi encaminhada aos estados para os primeiros atendimentos à população. O resto será enviado quando a Casa Civil receber o relatório com os estragos. A burocracia, porém, deve fazer com o que a verba só chegue de fato à população em pelo menos um mês.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve sobrevoar as áreas atingidas nesta quinta-feira. A programação da viagem do presidente ainda não está definida, mas a previsão é de que Lula faça um sobrevoo de helicóptero nos municípios pernambucanos atingidas pelas enchentes durante a manhã. À tarde, ele sobrevoaria os municípios alagoanos.

Mergulhadores de resgate e cães farejadores estão em Alagoas para ajudar nas buscas por corpos. O trabalho de resgate e entrega de mantimentos conta também com ajuda de voluntários que chegaram ao Estado, vindos do Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Os mergulhadores de resgate devem atuar em áreas alagadas e os cães vão percorrer áreas secas, de destruição. Os animais foram treinados para encontrar corpos e atuaram no Rio de Janeiro, onde várias pessoas morreram depois de um deslizamento causado pelas chuvas da virada do ano.

De acordo com integrantes da Defesa Civil, o número de desaparecidos ainda é alto porque muitas famílias informam a mesma pessoa desaparecida, e também por conta da falta de telefone. Sem o serviço de telefonia fixa e celular, muitas famílias perderam o contato desde a tragédia.

Hospitais de campanha estão sendo montados nas cidades mais atingidas pelas cheias. Equipes da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Estado já se deslocaram até os locais da tragédia, para trabalho de prevenção às doenças. Há risco de epidemia de dengue e leptospirose.

Com Julia Baptista

China executa 8 traficantes às vésperas do Dia Internacional Contra as Drogas

PEQUIM - Oito narcotraficantes foram executados nos últimos dias na província sudeste chinesa de Fujian, na localidade de Quanzhou, uma prática habitual no país antes do Dia Internacional Contra as Drogas (26 de junho), informou nesta quinta-feira, 24, a agência Xinhua.

Dois dos executados, Lu Jianjun e Shi Zhongping, foram condenados em 2008 pela fabricação e venda de heroína, enquanto um terceiro, Li Dezhong, recebeu a pena por produzir 25 quilos de ketamina, um anestésico.

Os executados em Chongqing contrabandearam 12 quilos de heroína e 2,2 de metanfetaminas.

Nos últimos meses, a China realizou duras campanhas contra o crescente tráfico de drogas no país, e executou cidadãos estrangeiros, entre eles um britânico e quatro japoneses.

A China é o país que mais determina penas a morte por ano, segundo Anistia Internacional (AI), embora o número exato de executados seja desconhecido, pois é considerado segredo de Estado por Pequim.

A AI contabilizou pelo menos 1.700 execuções em 2008, enquanto outras organizações pró direitos humanos como a Fundação Dui Hua calculam o total anual em 5 mil ou 6 mil, mas destaca que o número caiu nos últimos aos (em 2005 chegou a 10 mil).

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Com 40%, Dilma lidera corrida presidencial pela 1ª vez, diz CNI/Ibope

Mesmo depois de o tucano José Serra ter sido amplamente exposto nos programas eleitorais que PSDB, DEM e PPS veicularam ao longo deste mês, a candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff (PT), ganhou fôlego e aparece, pela primeira vez, liderando a pesquisa eleitoral do Ibope. Ela tem, segundo levantamento divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 40% das intenções de voto, contra 35% de José Serra. Marina Silva, do PV, aparece com 9% da preferência do eleitorado.

Salvador é a cidade brasileira onde mais se consome bebida alcoólica

O uso abusivo do álcool aumentou entre os brasileiros. Entre 2006 e 2009 passou de 16, 2% para 18,9% da população. No ano passado, 28,8% dos homens e 10,4% das mulheres beberam demais. Os dados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) foram divulgados pelo Ministério da Saúde.

As cinco cidades que se destacam no maior consumo de álcool são Salvador com 25,6%, Macapá (23,9%), Boa Vista (23,5%), Teresina (22,8%) e Maceió (22,7%).




Fonte : Correio da Bahia

Charge do dia: O crime da moda

"A minha ficha é a mais limpa do Brasil", diz Maluf.

O deputado Paulo Maluf (PP-SP) afirmou segunda-feira (21) que não terá problemas com a lei da ficha limpa, que impede a candidatura de políticos condenados por orgaos colegiados da justiça.
“A minha ficha é a mais limpa do Brasil. De trabalho, de realização e 43 anos sem nenhuma condenação”, afirmou Maluf.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Charge do dia - Concorrência online

Lula: Precisamos travar uma guerra sem dó nem piedade contra o crack

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta segunda-feira uma atuação conjunta entre o governo federal, estados e municípios no combate ao crack. Em discurso na abertura da 12ª Semana Nacional Sobre Drogas, Lula classificou o crack de “inimigo da humanidade” e afirmou que será preciso uma “guerra” para combater o problema da dependência química no Brasil. “Nós precisamos travar uma guerra sem dó nem piedade contra o crack. Seja na fronteira especializando o que tivermos de especialidade, seja acertando com os governos que tem fronteira com o Brasil”, afirmou.

g1

Dilma sai na frente

A presidenciável Dilma Rousseff saiu na frente aqui na Bahia depois da convenção do PMDB nesta segunda-feira (21), ela tem dois palanques.
Isto quer dizer, que o eleitorado já sabe mais ou menos em quem vai votar para presidente, agora, governador é outros quientos.

Menas, por favor, menas!

Tem gente por aí dizendo que, no segundo gol do Brasil, Luís Fabiano foi um misto do Pelé de 1958 com o Maradona de 1986.

Ou seja, juntou os pés do Rei com as mãos de Deus.

Atenção, seleção brasileira: a Espanha pode complicar graças a Xavi

JOHANNESBURGO – David Villa fez dois gols, foi merecidamente eleito o melhor jogador em campo da vitória da Espanha por 2 a 0 sobre Honduras. É muito habilidoso e pode incomodar muito a seleção brasileira caso os times se enfrentem – como é bem possível nesta Copa do Mundo. Porém, para segurar os espanhóis, o homem a marcar é Xavi, o camisa 8.

Ele joga um pouco mais à frente da defesa espanhola, pelo lado direito, e é quem distribui praticamente todas as jogadas ofensivas, além de cobrar faltas. Quase não erra passes e esbanja fôlego. Faz uma função parecida com a de Elano, mas com uma diferença: como o time europeu não tem um armador específico como Kaká, ele tem liberdade para atacar quando quer.

Os 54.386 espectadores no Estádio Ellis Park viram uma Espanha que joga com três defensores (Pique, Puyol e Sergio Ramos) mais seis jogadores que giram pelo meio e sempre se revezam na marcação. Outro ponto forte é o ataque pelas laterais, onde aí sim se destaca Villa (que perdeu um pênalti). Fernando Torres é o homem de frente.

O técnico Vicente Del Bosque tirou Xavi de campo após 66 minutos em campo quando ele era o que mais tinha corrido (8,22 km) e com o melhor aproveitamento de passes do time (74%). Os espanhois são bem parecidos com o Brasil, com a diferença de que jogam na frente – o time brasileiro joga em contra-ataques.

Claro, o jogo desta segunda-feira foi contra a inexpressiva Honduras. Mas a Espanha fez sua parte, apesar até do excesso de passes ao invés de chutar a gol, em diversos momentos do segundo tempo. Independente disso, é assim que eles fogem de ter de pegar os brasileiros na próxima fase.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Charge do dia -Brasileiro canta - Esperando na janela

você tem direito, o credor é obrigado

Caro leitor, se você deve a algum credor, faz um acordo e paga à primeira parcela, o credor é obrigado a tirar o seu nome do devedor dos cadastros de SPC e SERASA.
O acordo parcelado é uma forma de se extinguir uma dívida, normalmente já em atraso, e se criar uma nova dívida para pagamento em novas parcelas com novas datas de vencimento, a contar da assinatura do acordo.

Portanto, com o acordo e o pagamento da primeira parcela, a dívida antiga está extinta, ou seja, não existe mais e também não podem existir mais cadastros negativos de SPC ou SERASA em relação a mesma, sendo que o credor tem o prazo legal de 5 dias úteis para retirada do nome do devedor dos cadastros.

O que existe agora é uma nova dívida, com novas datas para pagamento e que não poderá gerar qualquer restrição em SPC ou SERASA enquanto estiver sendo paga corretamente.

O credor não pode obrigar o devedor a pagar todas as parcelas para ter seu nome retirado dos cadastros do SPC e SERASA.

Se o credor se negar a retirar o nome do devedor dos cadastros restritivos, mesmo após a assinatura do acordo e pagamento da primeira parcela, então é caso de danos morais pela manutenção indevida do registro negativo, cabendo ação judicial para o devedor exigir seus direitos!

domingo, 20 de junho de 2010

Carga de cabeças humanas descoberta por companhia aérea nos EUA

empregado da companhia aérea Southwest Airlines descobriu uma carga de dezenas de cabeças humanas destinada a uma empresa de pesquisas médicas, informou nesta quinta-feira a rede de televisão NBC.

A descoberta aconteceu no último dia 9, no aeroporto de Little Rock (Arkansas, EUA) e no pacote havia entre 40 e 60 cabeças, assinalou a NBC em seu site.

O fato foi confirmado por Ashley Rogers, porta-voz da empresa aérea, que explicou que o pacote com as cabeças estava mal embalado, não tinha os registros adequados e que, portanto, não foi enviado a seu destinatário.

A polícia foi informada da descoberta das cabeças, que foram entregues ao legista do condado de Pulaski, em Little Rock, Garland Camper, que disse que foi iniciada uma investigação perante a possibilidade de que façam parte de um tráfico ilegal de partes humanas.

"Existe um mercado negro de partes de corpos para pesquisa científica. Queremos assegurar que este embarque não faz parte desse mercado", explicou.

Segundo a NBC, os documentos vinculados ao embarque mostram que a carga era destinada à empresa Medtronic, de Fort Worth (no Estado americano do Texas), que realiza pesquisas médicas. O envio foi feito pela empresa JLS Consulting, de Conway (Arkansas).

Em declarações ao jornal Democrat-Gazette, de Arkansas, Camper afirmou que as cabeças permanecerão no necrotério do condado até que sejam divulgados os resultados da investigação.

"Estamos falando de seres humanos. Não vou permitir o envio de cabeças por todo o país sem ter a certeza de que foram obtidas de maneira legal", assinalou Camper, que não especificou o número exato.

Segundo o Democrat-Gazette, Janice Hepler, diretora da JLS Consulting, disse que sua empresa está cooperando com a investigação e entregou toda a documentação ao legista.

A diretora acrescentou que a companhia organiza cursos médicos promovidos por hospitais e outros centros de saúde e isso envolve o uso de corpos doados com propósitos educativos.

Hepler explicou que frequentemente são transportadas partes humanas por via aérea, e a carga é identificada como "material anatômico".

"Isto teve o efeito de uma bola de neve. O pacote não foi embalado e etiquetado corretamente", explicou.

Esquisitices: Bombeiros salvam pênis preso em tubo de aço

Depois de entubar o pênis em um tubo de aço, um homem com idade aproximada de 40 anos, morador da cidade de Southampton, no sul da Inglaterra, ligou para a central de emergência dos bombeiros e conseguiu salvar em tempo a genitália, segundo informações do jornal britânico Metro.

Ele não explicou o por quê da posição um tanto quanto esdrúxula e depois de ser socorrido pelos bombeiros, o homem fez uma operação delicada: a de cortar o tubo com um moedor industrial.

Segundo os bombeiros que prestaram socorro ao homem, “foi uma operação delicada, que exigia uma mão muito firme”. Eles disseram ainda que, durante a remoção do pênis, a temperatura subiu devido ao calor causado pela pressão do aparelho. O homem foi encaminhado a um hospital da região onde já recebeu alta. Em 17 anos de trabalho, eles disseram que nunca viram coisa parecida da vida.

Casal é flagrado fazendo sexo na praia durante o dia


Um casal de ingleses surpreendeu famílias numa praia do Reino Unido ao fazer sexo durante o dia no local.
O clima teria esquentado em Sandown quando a morena retirou a parte de cima do biquíni e provocou o parceiro. Ele então teria arrancado a parte de baixo da roupa e rolado com a mulher pela areia.

Quando o casal estava chegando ao ponto máximo da sessão de sexo gratuita, seis policiais interromperam a dupla e os levaram da praia.

Risco Argentina

Do jeito que a euforia de Maradona evolui junto com o futebol da Argentina nesta Copa, o técnico vai acabar tendo que procurar um monumento lá pela África do Sul mesmo para pagar adiantado a promessa de “ficar nu no obelisco”.

Dificilmente vai conseguir se controlar até voltar a Buenos Aires.

sábado, 19 de junho de 2010

Políticos comparecem ao velório de Saramago em Lisboa


LISBOA - Intelectuais, políticos, entre eles a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, dirigentes de esquerda e muitos cidadãos passaram hoje pelo caixão com o corpo do escritor português José Saramago, que morreu na sexta-feira, aos 87 anos, em seu velório na Prefeitura de Lisboa.
O corpo do Nobel de Literatura, que morreu nesta sexta-feira, 18, em sua casa na ilha espanhola de Lanzarote depois de uma falência múltipla de órgãos em decorrência de uma leucemia, é velado hoje no Salão de Honra da Prefeitura, depois de chegar em um avião das Forças Armadas portuguesas no qual também viajaram membros do Governo, familiares e amigos do escritor.

O primeiro-ministro português, José Sócrates, foi um dos primeiros a chegar ao velório, pelo qual também passaram muitos de seus ministros. "Saramago foi um grande português, não só como escritor, e deixa uma marca muito profunda na alma portuguesa", afirmou Sócrates, para quem o autor de "Ensaio sobre a Cegueira" é "um dos grandes expoentes" da cultura de Portugal, que contribuiu para a afirmação e difusão de sua literatura.

Sócrates, da mesma forma que o candidato socialista às eleições presidenciais de 2011, Manuel Alegre, e o líder do principal partido marxista do Parlamento, Francisco Louçã, do Bloco de Esquerda, também presentes no velório, minimizaram a importância da polêmica que levou o escritor a se mudar para a Espanha em 1993.

Em 1993, cinco anos antes de receber o Nobel, Saramago, que se descrevia como um "comunista libertário", deixou seu país para morar nas Ilhas Canárias (Espanha), após o escândalo nos círculos católicos portugueses provocado pelo seu livro "Evangelho", onde Jesus perde a virgindade com Maria Madalena.

Denunciando um ataque ao "patrimônio religioso Português", o governo de Lisboa decidiu remover o autor da lista de candidatos ao prêmio europeu para a literatura, o que provocou a sua raiva e seu "exílio" na Espanha.

"Saramago sempre foi muito estimado pelos portugueses e sempre esteve em nosso coração", declarou Sócrates, que transmitiu pessoalmente à viúva de Saramago, a jornalista espanhola Pilar del Río, e a seus familiares as condolências do Governo de Portugal e o orgulho por sua herança literária. É o "reconhecimento de um povo e de um Estado", ressaltou Sócrates.

Várias personalidades estrangeiras foram ao velório, entre elas Dilma e ministros de Angola e Guiné-Bissau, dois países que também são lusófonos.

Centenas de cidadãos também fizeram fila para prestar sua última homenagem ao escritor, custodiados pela guarda de honra da Polícia municipal e cercados por várias coroas de flores, entre elas uma enviada pelos dirigentes cubanos Fidel e Raul Castro.

O velório estará aberto ao público até a meia-noite de hoje e amanhã voltará a abrir suas portas até que o corpo parta para ser incinerado no Cemitério do Alto de São João, em Lisboa.

Estudo diz que crianças de 5 anos deveriam aprender sobre sexo

LONDRES - A educação sexual deveria começar a partir dos 5 anos, para que as crianças adquiram a habilidade e confiança necessárias para que adiem o início da atividade sexual até que estejam realmente prontas, disse um relatório do departamento de saúde pública britânico, nessa quinta-feira.

A educação sexual inadequada dada aos jovens tem sido apontada como um dos fatores que mais contribuem para o alto índice de gravidez de adolescentes na Grã-Bretanha, uma das maiores da Europa, apesar de ter tido uma queda de 13 por cento na última década.

A última orientação divulgada pelo Instituto Nacional de Saúde e Excelência Clínica (Nice, na sigla em inglês) é apenas uma sugestão e sua aplicação não será obrigatória, mas a agência espera que as autoridades locais e outros órgãos a adotem.

A entidade disse que as escolas deveriam oferecer informações sobre educação sexual, relacionamentos e o consumo do álcool já no ensino fundamental, que nas escolas britânicas começa a partir dos cinco anos.

"O tema deveria ser introduzido e tratado de maneira adequada, levando em consideração o grau de maturidade e entendimento dos alunos, e deve levar em consideração a diversidade cultural, a religião e as perspectivas da família," diz o relatório.

"Todas as crianças e jovens têm direito de receber uma educação de alta qualidade sobre sexo, relacionamentos e consumo de álcool, que as ajudem a tomar decisões responsáveis e a adiar o início da sua vida sexual até que estejam realmente prontas," diz o estudo.

O relatório citou uma pesquisa do Parlamento Jovem da Grã-Bretanha, que mostra que 40 por cento dos jovens disseram que a educação sexual que recebem na escola é ruim ou muito ruim.

O antigo governo trabalhista que perdeu as eleições no mês passado redigiu uma legislação que tornava a educação sexual obrigatória no ensino fundamental e no ensino médio, mas abandonou a iniciativa no último minuto.

Essas propostas também vetavam aos pais o direito de retirar seus filhos das aulas de educação sexual a partir dos 15 anos.

As mudanças haviam sido duramente criticadas por grupos religiosos e antiaborto que querem que seja dada maior ênfase na abstinência sexual antes do casamento.

Acordo para remédio de câncer economizará US$ 400 milhões ao SUS

Pedro Dantas, da Agência Estado

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou uma economia de R$ 400 milhões em dois anos e meio para o Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de um acordo com a Novartis, fabricante do comprimido de misilato de imatinibe, conhecido como Glivec, usado no tratamento dos 7,5 mil pacientes do SUS com leucemia mieloide crônica e com um tipo de câncer gastrointestinal.

Com a decisão de centralizar a compra, o Ministério da Saúde conseguiu baixar o preço da dose em cerca de 50%.

O acordo é um dos maiores celebrados pelo Ministério da Saúde. No ano passado, o ministro informou que a economia foi de R$ 170 milhões na aquisição de nove remédios.

"Este é um esforço que o Ministério da Saúde vem fazendo mudando a política de compra. Isto vai nos permitir aperfeiçoar políticas, incorporar novos medicamentos, melhorar a remuneração das ações na política de atenção ao câncer", declarou Temporão.

Dinamarca elimina Camarões e classifica a Holanda


Em um dos melhores jogos da Copa, a Dinamarca venceu Camarões de virada por 2 a 1 em Pretória e eliminou os Leões Indomáveis do Mundial da África do Sul. O resultado também classificou a Holanda, que pela manhã derrotou o Japão por 1 a 0. Na próxima rodada, os escandinavos enfrentam os orientais, que têm a vantagem do empate por ter melhor saldo de gols.Camarões abriu o placar com Eto'o, mas a Dinamarca virou com Bendtner e Rommedahl.

CONVENÇÃO DO PPS FORMALIZA APOIO A GEDDEL


O PPS da Bahia oficializou o seu apoio à candidatura de Geddel Vieira Lima (PMDB) ao governo do Estado, em convenção que ocorreu neste sábado (19), medida que anula a cogitação de alguns integrantes do partido, que ameaçaram apoiar a chapa do DEM. Sobre a formação das chapas proporcionais, apenas a de deputado federal está montada. O PPS irá coligar no bloco que conta com o PRP, PTdoB, PMN, PTC, PSDC e PMN. Para estadual, ainda não há nada definido sobre a coligação, mas a legenda já conta com cerca de 36 postulantes à Assembléia Legislativa. O vereador da sigla Joceval Rodrigues, que disputa uma vaga na Câmara Federal, disse ao Bahia Notícias que o impasse entre membros do partido foi superado. “O PPS agiu com maturidade, diante de algumas divergências internas, tudo está resolvido. Representantes do PPS nacional estiveram presentes e aqueles fuxicos acabaram”, declarou o parlamentar.


(Gusmão Neto)

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Imagem: Copa do Mundo

CONQUISTA: ATIVISTA “TREINA” ANTES DE IR A BRASÍLIA


O ativista político André Cairo, líder do Movimento Contra a Morte Prematura (MCMP), já se tornou célebre na cidade por encarnar personagens para protestar contra situações adversas, especialmente as que causam a insegurança da população. Depois de ter vivido a “morte” em encontro com deputados estaduais na semana passada, agora chegou a vez de Cairo se vestir como Diógenes de Sínope, com uma lanterna acesa e uma placa com mensagens de advertência alusivas ao 1º Congresso Nacional da Honestidade, ocasião imaginária que o ativista pretende apresentar em breve em Brasília. Para ele, a desonestidade é causa de grande parte dos problemas nacionais.

As informações são do Blog do Anderson.

Estados Unidos são garfados


“ROUBADOS NA COPA DO MUNDO!”, diz a manchete do diário sensacionalista NEW YORK DAILY NEWS.

O empate que o Tio Sam conseguiu contra a Eslovênia vai funcionar como uma gota de sangue caindo na língua de um vampiro: vai deixar a América com um gosto de “quero mais” acerca do esporte bretão.
Primeiro, porque os Estados Unidos viveram uma tarde de superação e de futebol irresistível.
Segundo, porque já vai longe a época em que os Estados Unidos eram os grossos da pelota.
Terceiro, porque agora eles aprenderam que o futebol tem esse grau de imprevisibilidade: interpretações do juiz, dois pesos duas medidas, bandeirinhas desatentos. No futebol não tem apelação.

No primeiro tempo, perdiam por 2 a zero (Valter Birsa aos 13 minutos e Zlatan Ljubijankic aos 42). Chegaram à igualdade com méritos.

O resultado marca também o primeiro “garfo” da arbitragem – o terceiro gol, que garantiria a virada, foi injustamente anulado.
“Não sei porque roubaram o último gol da gente. O juiz não soube nos dizer o que tinha marcado”, disse Donovan.

O juiz foi o malinês Koman Coulibaly.

O primeiro gol que marcou a reação americana foi um belo tiro por cobertura de Michael Bradley, filho do treinador.
“O gol (de Bradley) marcou o clímax de uma das grandes reações na História do futebol americano e manteve o time do treinador Bob Bradley vivo no torneio”, escreveu Grahame L. Jones, do Los Angeles Times.
Já o míssil que Donovan disparou na cara do goleiro, à queima-roupa, foi um tirambaço digno do Maicon.

Como diz o ditado, não existe resultado justo ou injusto no futebol, mas os norte-americanos já merecem melhor sorte.

Lavrador dizia à filha que anticoncepcional era remédio

WILSON LIMA - Agência Estado

Preso ontem à noite por ter abusado da própria filha durante um ano, na cidade de Pinheiro, interior do Maranhão, o lavrador Raimundo Pimentel Correia, de 69 anos, classificou como calúnia os indícios do crime nos primeiros depoimentos à Polícia Civil. A filha, de 12 anos, contou que era obrigada a tomar pílulas anticoncepcionais como se fossem remédios para anemia.

Segundo a Polícia, os primeiros abusos aconteceram depois que a esposa do lavrador morreu, há pouco mais de um ano. Exames realizados hoje confirmaram rompimento do hímen da adolescente. Os outros quatro filhos que moravam com o lavrador também confirmaram que o pai abusava sexualmente da filha.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, um filho de 15 anos do lavrador também abusava sexualmente da própria irmã. Existem indícios de que os outros irmãos da jovem (de 16, 14 e 10 anos) a molestavam.

A adolescente sofre de epilepsia e de problemas psicológicos. Nos depoimentos, ela chorou e alegou que tinha medo de ser agredida pelo pai caso o denunciasse.

A prisão temporária de Raimundo Pimentel foi decretada pela 2ª Vara de Pinheiro. A adolescente foi levada para a mesma casa onde está Sandra Monteiro, também abusada pelo pai durante 16 anos. Os outros filhos do lavrador estão no abrigo para menores de Pinheiro.

POLÍCIA APREENDE ESPADAS EM CRUZ DAS ALMAS

As policias Militar e Civil de Cruz das Almas apreenderam, na tarde desta quinta-feira (17) um carregamento de 926 espadas, 40 kg de pólvora, 15 kg de limalha de ferro, 250 bambus fabricados clandestinamente, além de quatro martelos e quatro porretes utilizados para socar pólvora. O material, encontrado no bairro de Areal e no centro da cidade, foi transferido nesta sexta-feira (18), para o condomínio Fênix, em Feira de Santana, onde funcionam galpões autorizados para fabricar e armazenar fogos de artifício. A operação foi realizada após a justiça de Cruz das Almas expedir mandado de busca e apreensão para os fogos produzidos ilegalmente. Ninguém foi preso durante a operação, de acordo com o delegado Paulo Guimarães, titular da delegacia da cidade. A fiscalização deve acontecer durante todo período junino.

Charge do dia -Copa do Mundo - Rap do Maradona

Cruz das Almas: MP pede a retirada de ‘espadas’ clandestinas de circulação

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) ajuizou uma ação para a busca e apreensão de todas as espadas que foram fabricadas sem autorização legal e estão à venda na cidade de Cruz das Almas. O MP solicitou que fossem expedidos ofícios à Polícia Civil e ao Comando da Polícia Militar no município, para o cumprimento imediato do mandado. Os promotores de Justiça Christian de Menezes e Milena Rocha são os autores da ação. A posse e o fabrico de artefatos explosivos ou incendiários sem autorização ou em desacordo com determinação legal constituem crime punido com pena de reclusão de três a seis anos e multa, afirmou o Ministério Público em nota oficial.

0 x 0

Empatados em tudo nos dois turnos também no Ibope, Dilma e Serra já se preparam para disputar as eleições nos pênaltis.

Precisa ver se vai valer a paradinha do Lula.

Os cornos da África

Chifre, na África, não deve ter o significado vexatório que outras culturas conferem ao termo. Fala-se muito por lá no efeito afrodisíaco do corno do rinoceronte, cujo desenho na testa do animal inspira também a designação daquele recorte pontiagudo no mapa do continente, o chamado Chifre da África. Ainda que os zulus polígamos não liguem a expressão ao adultério, imagina a situação do presidente Jacob Zuma recebendo convidados estrangeiros na África do Sul com sua nova condição matrimonial divulgada pela imprensa mundial: ele agora tem três mulheres, uma namorada e um monumental par de chifres.

Nompumelelo Ntuli, a segunda primeira-dama do país, estaria grávida de um ex-guarda-costas presidencial, que, ao saber da suspeita de paternidade, teria cometido suicídio no final do ano passado. O barraco ganhou puxadinho na edição de domingo do ‘Sunday Times’ com a revelação de um ator sul-africano que confessou também ter andado na lambreta de Ntuli. Nada que ontem tenha constrangido o presidente Zuma a conclamar os patrícios a usarem camisinhas durante a Copa do Mundo. Tomara que só em casa não lhes dêem ouvidos.

TSE decide que Ficha Limpa vale para condenados também antes da sanção


Votação. Ricardo Lewandowski (à esq.) preside sessão no TSE único voto contra foi de Marco Aurélio Mello O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu ontem, por 6 votos a 1, que os políticos condenados por órgãos colegiados antes de sancionada a Lei da Ficha Limpa também estão inelegíveis. As mudanças na lei, portanto, não valem somente para aqueles políticos que forem condenados a partir da sanção e publicação da norma, em 7 de junho deste ano.

Na lista dos barrados em decorrência dessa decisão do TSE está, por exemplo, o deputado Paulo Maluf (PP-SP), condenado por improbidade administrativa. Além dos casos de condenação, a lei vale também para os parlamentares que renunciaram ao mandato para evitar processos de cassação por quebra de decoro. Esta lista é extensa: o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda, o ex-senador Joaquim Roriz (PSC) e os ex-deputados distritais Junior Brunelli e Leonardo Prudente, flagrados recebendo dinheiro do chamado "mensalão do DEM".

Os ministros indicaram que não poderá haver aumento da sanção para os políticos que foram condenados definitivamente no passado pela Justiça Eleitoral. Antes, a pena de inelegibilidade era de 3 anos. Com a nova lei, passou para 8 anos. Nessa situação estão políticos cassados recentemente pelo TSE, como os ex-governadores Jackson Lago (Maranhão), Cássio Cunha Lima (Paraíba) e Marcelo Miranda (Tocantins). No entanto, como os ministros não decidiram especificamente sobre essa questão, os três ex-governadores ainda podem se tornar inelegíveis.

Na raiz desse julgamento está uma mudança de última hora feita pelo Senado no texto da lei aprovado pela Câmara. Uma emenda do senador Francisco Dornelles (PP-RJ) alterou o projeto para dizer que aqueles "que forem" condenados e não os que "tenham sido" condenados estariam inelegíveis. Os senadores aprovaram o texto com essa mudança e passaram a entender que apenas políticos condenados após a sanção e publicação da lei estariam inelegíveis. Alegavam que a lei não poderia retroagir para prejudicar os políticos.

Em consulta ao TSE, o deputado Ilderlei Cordeiro (PPS) perguntou qual era o entendimento da Justiça Eleitoral. O presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, chegou a consultar um professor especialista em semântica e concluiu que os condenados antes da lei poderiam ser barrados.

Situação. "Não se trata de retroatividade de norma eleitoral. Mas de sua aplicação aos registros de candidatura futuros. A causa de inelegibilidade incide sobre a situação do candidato no momento do registro da candidatura", afirmou, durante o julgamento o relator da consulta, ministro Arnaldo Versiani.

O ministro rejeitou também o argumento de que a lei estaria impondo uma pena, que seria a inelegibilidade, a pessoas que ainda não foram condenadas definitivamente pela Justiça. "Quando se trata de inelegibilidade ninguém está sendo considerado culpado do que quer que seja", disse Arnaldo Versiani. "Como a inelegibilidade não constitui pena não significa que esteja se antecipando o cumprimento de uma eventual pena."

Para justificar esse entendimento, o ministro lembrou que alguns grupos são inelegíveis, como os juízes e parentes de políticos. Versiani disse que a inelegibilidade não precisa ser imposta na condenação. "A condenação é que, por si, acarreta a inelegibilidade", afirmou. "No caso da inelegibilidade, o que se busca é a proteção da sociedade", disse a ministra Cármen Lúcia. "Como não é pena, não há retroação."

Marco Aurélio Mello votou contra. "Aprendi desde cedo que no sistema brasileiro o direito posto visa a evitar que o cidadão tenha sobre a sua cabeça uma verdadeira espada de Dâmocles. Aprendi que a lei não apanha fatos passados", afirmou.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

POLÍCIA CONFIRMA MORTE DE CASAL DESAPARECIDO


Segundo conta o Pimenta na Muqueca, foram encontrados os corpos de Leonard Primitivo e Heide Bonfim, casal que estava desaparecido desde a manhã desta quinta-feira (17). As informações teriam sido confirmadas pela polícia, que disse ter achado os corpos em uma estrada que liga o Hospital de Base à Avenida Ibicaraí, na cidade de Itabuna. De acordo com a reportagem, há indícios de se tratar de crime seguido de suicídio. Leonard teria disparado um tiro no olho de Heide, sua ex-mulher, e depois se matou com um tiro no ouvido. Eles se separaram no final do ano passado e tinham um filho de cinco anos. A população está chocada desde o sumiço dos dois e a situação ficou ainda mais triste, após esse chocante desfecho.

México põe França no caminho de volta


Foi suado, mas o México superou a França por 2 a 0 e deu importante passo rumo às oitavas de final da Copa do Mundo. Pior para a anfitriã África do Sul, que precisa não só da vitória como de uma combinação de resultados na última rodada do Grupo A. Javier Hernandez e Cuauhtemoc Blanco decretaram o êxito brilhante desta quinta-feira, 17, no Peter Mokaba, em Polokwane.
Com apenas um ponto, "Les Bleus", atuais vice-campeões, entram no caminho de volta para casa. Na última rodada, a França encara a África do Sul em duelo que ambas precisam vencer e torcer. O México pega o Uruguai em partida que o empate serve para os dois.
"Contra a surrada manchete"
Vão ter que mudar a surrada ideia "jogamos como nunca, perdemos como sempre" para falar da participação do México em Copas do Mundo.

A desconfiança dos sul-africanos com sua seleção era tamanha que torcedores exibiam cartazes implorando por um empate, que ajudaria a seleção local. Ainda para ficar nas arquibancadas, não será neste Mundial que os franceses vão se ver livres da polêmica classificação, que contou com uma literal mãozinha de Thierry Henry. Torcedores cansaram de exibir cartazes de "França x Irlanda", o adversário daquele jogo nas Eliminatórias.
Arrasador. Dispostos a recuperar os pontos perdidos na estreia, os mexicanos não perderam tempo e colocaram pressão desde o início no adversário. No trio de ataque, os jovens Giovani dos Santos, Guillermo Franco e Carlos Vela - cada um deles perdeu um gol antes dos 15 minutos de partida. O lateral-esquerdo Salcido também exigiu boas defesas do goleiro.

Já sem Vela, que saiu lesionado, os comandados de Javier Aguirre não conseguiram manter o ritmo. Não que a França com isso tenha criado, mas passou a colocar a bola no chão e ensaiar um ou outro contra-ataque. Dito craque do time, Ribéry pouco tocou na bola. Das tribunas, Zinedine Zidane apenas lamentava.

Na volta para a etapa complementar, o time de Raymond Domenech seguiu na mesma balada. Não se arriscou, mas também não finalizou. Não tinha vergonha de apostar tudo na última rodada.

De tanto insistir, o México chegou ao gol. E foi em uma bobeada da zaga adversária. Abidal saiu tarde para fazer a linha de impedimento e viu Hernandez aparecer livre na cara do gol. O jovem atacante, que havia acabado de entrar, teve a calma dos veteranos para driblar o goleiro e só empurrar para as redes.
FRANÇA 0
Lloris; Sagna, Gallas, Abidal, Evra; Toulalan , Diaby, Malouda, Govou (Balbuena), Ribéry; Anelka (Ginac)
Técnico: Raymond Domenech
URUGUAI 2
Oscar Pérez; Osorio, Moreno , Rodríguez, Salcido, Rafa Márquez; Torrado, Juárez (Javier Hernandez); Giovani dos Santos, Guillermo Franco (Blanco) e Carlos Vela (Pablo Barrera).
Técnico: Javier Aguirre
Gols: Javier Hernandez, aos 18; Blanco, aos 33 minutos do 2.º Tempo.
Árbitro: Khalil Al Ghamdi (Arábia Saudita)
Estádio: Peter Mokaba, em Polokwane

Mais. Mas o México não se deu por satisfeito. Outro que havia deixado o banco de reservas, Barrera invadiu a área e deslocou um pênalti, cometido por Abidal. O veterano Cuauhtemoc Blanco, uma lenda na seleção, assumiu a responsabilidade e não decepcionou.

Pelo lado dos "Bleus", a apatia estava estampada no rosto de Domenech. Não tinha mais jeito e os atuais vice-campeões começam a aprontar as malas de volta para casa.

A torcida presente que, com o "olé", havia superado inclusive as vuvuzelas, explodiu em emoção. Em campo, o time correspondeu e continuou armando suas jogadas ofensivas. Méritos do técnico que em nenhum momento abdicou da vitória.

Charge do dia - Candidata na Copa

O certo é comprar outro carro

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-sp), apreendeu o segundo veículo com mais de R$ 1 milhão em débitos em menos de uma semana em São Paulo. O Gol cinza 2001 tem 737 infrações, e, quando foi encontrado, era conduzido por um comerciante coreano de 72 anos, na avenida do Estado, altura do bairro do Pari, região central da Capital.
O veículo, procurado pelos policiais do Detran há três anos, está em nome de uma empresa de confecção e teve o último licenciamento feito em 2005. No cadastro do Gol constam débitos de R$ 1.582.714,78. O carro deverá ser leiloado pelo Detran.
Aqui em nossa região, não é difícil encontrar veículos nessas condições.

Lídice inscreve Joana Angélica no Livro dos Heróis da Pátria

A Comissão de Educação e Culturada Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei 5718/09 da deputada federal Lídice da Mata (PSB), que inscreve o nome de Sóror Joana Angélica de Jesus, no “Livro dos Heróis da Pátria”, depositado no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília. Mártir do movimento pela Independência da Bahia, Joana Angélica morreu defendendo o Convento da Lapa contra a invasão de soldados portugueses em 31 de janeiro de 1822.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Venha curti o São João feira do Porto em Cachoeira

http://www.saojoaobahia.com.br/programacao/cachoeira/

SENADO: CCJ APROVA ESTATUTO DA IGUALDADE SOCIAL


O Estatuto Nacional da Igualdade Racial foi aprovado nesta quarta (16) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e pode, até o fim do dia, ir a votação em plenário na Casa. Caso seja aprovado, o projeto seguirá para sanção do presidente Lula e, a partir daí, entrará em vigor com uma série de recomendações e premissas de proteção social a minorias negras no Brasil a título de reparação histórica. Houve cortes de alguns pontos do projeto original, que data de 2003, mas em geral os senadores concordam que o texto final reflete um grande avanço na questão no Brasil. A redação final foi um acordo entre os senadores Demóstenes Torres (DEM-GO), relator do processo, Paulo Paim (PT-RS), autor da proposta, e o Ministério da Igualdade Racial. Na Bahia, há um projeto semelhante que tramita desde 2005 na Assembleia Legislativa, ainda sem votação prevista. O criador da matéria, Valmir Assunção, acredita que a aprovação é um grande passo, uma vez que, no Brasil, “negros, índios e sem-terras são tratados como na época das senzalas”.

Câmara não aprova homenagem para secretário


Um fato incomum aconteceu na Câmara Municipal de Feira de Santana nesta quarta-feira (16). O chefe de gabinete do prefeito Tarcízio Pimenta (DEM), o advogado Milton Brito (foto), teve o título de cidadão feirense negado. O projeto de autoria da vereadora Gerusa Sampaio (PDT) não conseguiu os 14 votos necessários para que a homenagem fosse aprovada. O vexame aconteceu graças a ausência de sete vereadores durante a votação, 1 voto contrário do vereador oposicionista Roberto Tourinho (PSB) e da abstenção do petista Marialvo Barreto. Após a rejeição do projeto, o líder do governo, Tom (PTN), tentou reverter o quadro pedindo adiamento da matéria, mas teve a solicitação negada pelo presidente Carlito do Peixe (DEM) alegando que o regimento não permitia tal manobra. Milton Brito é natural Serrinha e pelo menos, por enquanto, vai ficar sem a cidadania feirense. De acordo com o regimento da Câmara, o projeto poderá ser reapresentado novamente num prazo de 12 meses.

Imagem: Copa do Mundo



Um pra lá, dois pra cá: Gerard Pique da Espanha cai, em disputa de lance com o suíço Eren Derdiyok. Estádio Moses Mabhida, Durban, 16/06/2010. Foto: Paul Hanna/Reuters

Uruguai vence e silencia as vuvuzelas da África do Sul


A empolgação da África do Sul foi embora nesta quarta-feira, 16, no Loftus Versfeld, em Pretória. Na abertura da segunda rodada da Copa 2010, a seleção da casa perdeu por 3 a 0 para o Uruguai e agora vê sua classificação às oitavas de final ficar complicada. Autor dos gols, Diego Forlán é o nome do pesadelo dos anfitriões. Álvaro Pereira marcou o terceiro gol. De quebra, o goleiro Khune recebeu o cartão vermelho.
Com a derrota, os anfitriões seguem com apenas um ponto na competição, enquanto os uruguaios vão a quatro. Para piorar a situação dos anfitriões, França e México ainda jogam pelo Grupo A. Na última rodada, os sul-africanos enfrentam os atuais vice-campeões do mundo precisando de uma vitória e uma combinação de resultados.