sábado, 26 de junho de 2010

Orla de São Félix é entregue restaurada


Além do tombamento da Irmandade da Boa Morte, durante a transferência da Capital de Salvador para Cachoeira, o governador entregou à população a requalificação da orla da cidade de São Félix. A obra, com investimento de R$ 2,4 milhões, consistiu na construção de um calçadão, praça, jardins, sistema de iluminação, estacionamento além da reforma da balaustrada com temas barrocos.

A intervenção criou mais um espaço de lazer para a população da cidade e para os turistas que visitam a região. “Este era um espaço nobre que por não ter estrutura não era freqüentado, agora a cidade e seus moradores ganharam um lugar para trazer a família, para a diversão, além é claro de deixar nossa cidade mais bonita e atraente”, destacou o prefeito de São Félix, Alex Sandro, durante a cerimônia de inauguração.

Marcos Santos, morador da cidade, disse que a nova orla foi um presente e tanto, principalmente para as crianças e jovens de São Félix. “A gente tem um rio desse e um espaço de orla que não era aproveitado. Agora vai dar pra trazer meu filho, passar as tardes nesse calçadão que ficou uma maravilha”. Já o economista Edson Barros, turista de Salvador, elogiou a obra. “Ficou mais bonito, já estive aqui antes e agora sim parece uma cidade turística”.

A requalificação faz parte das intervenções do programa Monumenta nas cidades de Cachoeira e São Félix. São mais de R$ 36 milhões em investimentos na recuperação de prédios de valor histórico e cultural. Entre os monumentos a Capela Nossa Senhora D’Ajuda, Conjunto do Carmo, Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, Paço Municipal, sete casarões, Igreja do Rosarinho, Cemitério dos Pretos, Igreja Nossa Senhora do Monte e Quarteirão Leite Alves.

Para Wagner esse é um trabalho que resgata a história e levanta a autoestima da população: “Deixar ruir um monumento é deixar ruir nossa história, nossa memória e nossos valores. Recuperar é colocar em destaque, é apostar no exemplo de nossos heróis e acreditar na construção de um futuro diferenciado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário