domingo, 13 de junho de 2010

Serra critica politicos


No discurso em que oficializou sua candidatura à Presidência da República,ontem, em Salvador, o tucano José Serra desferiu duras críticas a seus adversários políticos, a quem chamou de “neocorruptos”, e alfinetou a falta de experiência da candidata petista Dilma Rousseff. Fazendo referência direta ao escandalo do mensalão, que atingiu várias lideranças petistas em 2005, o candidato disse acreditar que são os “homens que corrompem o poder, e não o poder aos homens”. Segundo o tucano, são “neocorruptos” os que justificam “os deslizes morais dizendo que está fazendo o mesmo que outros fizeram”.

O ex-governador paulista também atacou o aparelhamento do Estado, e comparou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao rei francês Luis XIV, morto em 1715. “Acredito que o Estado deve subordinar-se à sociedade, e não ao governante da hora, ou a um partido”, disse depois de criticar o “peleguismo” das organizações sindicais “sustentadas com dinheiro público.”

Sobre Dilma, ele não foi direto, mas deu a entender ter mais experiência do que a petista. Depois de lembrar a infância humilde e sua trajetória acadêmica e política – “tive 80 milhões de votos em toda minha carreira” –, Serra fez uma referência indireta à falta de experiência da petista. “Não comecei ontem e não caí de pára-quedas. Apresentei-me ao povo brasileiro, fui votado, exerci cargos, me submeti ao julgamento da população, fui aprovado e votado de novo”, disse.

Serra iniciou seu discurso elogiando a Bahia. “Fizemos esta convenção na Bahia porque ela é um dos grandes retratos do que somos como povo.” E, para introduzir os ataques ao PT, usou as tradições da região, como as festas juninas e o candomblé. “Hoje estamos nas véspera de Santo Antônio”, disse. “Santo Antônio é Ogum , guerreiro valente e Orixá da Lei, intransigente no cumprimento dos princípios e das verdades eternas. Vamos falar de nossos valores”, completou, para em seguida afirmar sua crença na democracia e criticar adversários políticos. “Para mim o compromisso com a democracia não é tático, não é instrumental. É um valor permanente. Inegociável.”

Com grupos de música tradicional nordestina, capoeiristas e mulheres vestidas de baiana e algumas dezenas de jovens com bandeiras do partido, o PSDB procurou mostrar sintonia com o eleitorado da região. A última pesquisa Ibope/Estadão/TV Globo mostrou uma forte tendência de regionalização do voto, com Norte e Nordeste pendendo para a pré-candidata petista Dilma Rousseff, e Sul e Sudeste para Serra.

Apesar da indefinição sobre quem ocupará a vaga de vice e das dificuldades para conseguir um consenso em torno da chapa baiana, o partido veio para o seu principal encontro nacional otimista com a possibilidade de reverter o quadro de favoritismo da petista Dilma Rousseff no Nordeste. A estratégia é apostar no fortalecimento das alianças regionais.

O encontro acontece um dia antes da convenção nacional do PT, que oficializa amanhã a candidatura de Dilma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário