terça-feira, 19 de outubro de 2010

Tufão Megi deixa 14 mortos e milhares de evacuados nas Filipinas

O supertufão Megi, que atingiu na segunda-feira o norte das Filipinas e prosseguia ativo nesta terça-feira, acompanhado de chuvas torrenciais, deixou 14 mortos e obrigou à evacuação de milhares de pessoas, anunciaram fontes policiais.

No total, mais de 10.000 habitantes do norte desta ilha foram evacuados, indicou a Cruz Vermelha. Várias zonas da província de Isabela (norte) continuavam privadas de eletricidade e as vias de comunicação estavam cortadas, depois de ventos de até 260 km/h.

Megi deve recobrar força e tomar o rumo na quarta-feira para o sul da China

Megi, que significa "Peixe-gato" em coreano, é o tufão mais forte que atinge as Filipinas nos últimos quatro anos e o mais potente registrado no mundo desde o início do ano. Cerca de 100.000 hectares foram afetados apenas em Isabela, uma das principais regiões agrícolas do país.

O serviço meteorológico indicou que Megi, que se dirige para o oeste, deve recobrar força e tomar o rumo na quarta-feira para o sul da China. Segundo a agência Nova China, a província meridional de Guangdong é a mais ameaçada por este tufão, que poderá gerar ondas de sete metros.

As Filipinas são atingidas todos os anos por cerca de vinte tufões. A tempestade tropical Ketsana e o tufão Parma, em setembro e outubro de 2009, provocaram graves inundações, mataram mais de mil pessoas e deixaram 10 milhões de flagelados. As informações são do G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário