quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Casos de HIV entre adolescentes preocupam governo

Jovens de 13 a 19 anos estão na mira da próxima campanha de combate à Aids do governo federal. O Ministério da Saúde já estuda a possibilidade de esse ser o foco da iniciativa, que será lançada em 1º de dezembro, quando é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

Mesmo diante de uma enxurrada de informações, acesso à internet e camisinhas gratuitas, muitos jovens abandonam o preservativo na hora da relação sexual. E isso está refletindo no aumento das taxas de infecção pelo vírus HIV no Brasil entre os adolescentes de 13 a 19 anos.

Em 2006, de acordo com dados do boletim epidemiológico do Ministério, as taxas de incidência da doença, principalmente entre os meninos, começaram a subir. Naquele ano, o índice era de 1,7 infectado para cada 100 mil habitantes no país. No ano seguinte, subiu para 1,9 e, em 2008, aumentou para 2,2. Os dados de 2009 ainda estão sendo compilados e só devem ser divulgados em dezembro.

De acordo com o diretor-adjunto do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Eduardo Barbosa, os dados são preocupantes, principalmente por se tratar de uma população que está em plena vida social e sexual. (As informações são do R7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário