quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Serra ou Dilma?

Alguns fatores são essenciais para que acertemos na escolha consciente em quem votar no próximo dia 31 de outubro. Mais do que ter escolaridade, é preciso ampliar a visão política e procurar entender as coisas realmente como elas são e não como pensamos que são.


A maioria do povo brasileiro tem dificuldades em compreender a realidade dos fatos por falta de educação, cultura ou leitura reflexiva. Há ainda aqueles que são sindicalizados, militantes políticos ou ideológicos e, como tal, ficam bloqueados na possibilidade de refletir sobre o que pensam (não são todos). Somente admitem um único caminho e não aceitam opiniões divergentes, que poderiam permitir um novo olhar sobre as questões.


Se fôssemos um povo, que ainda no ensino fundamental, tivéssemos acesso aos princípios da liderança pessoal (ou intrapessoal), certamente, veríamos a nós e ao mundo em geral de uma maneira mais ampla. Sairíamos da condição de coadjuvantes para protagonistas.


Precisamos ter muito cuidado com as percepções formadas a partir das fontes que a gente lê, ouve ou assiste. Tem muito "lixo", e, às vezes, o que sai na mídia, o que lemos em revistas, sai na TV ou é inserido na internet (youtube, por exemplo), e que consta até em livros, não corresponde à realidade. Opiniões e até pesquisas técnicas ou científicas podem apresentar erros motivados por paradigmas equivocados ou por falhas de caráter. Existem diversos interesses, que afastam os resultados da realidade verdadeira e confundem a cabeça das pessoas.

Um comentário: