quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Eleições 2010: Vantagem de Dilma sobre Serra já é de 11 pontos

Pesquisa do Ibope divulgada ontem (20) mostra que a presidenciável petista, Dilma Rousseff, ampliou sua vantagem sobre o adversário tucano, José Serra. O levantamento, encomendado pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, mostra que a petista cresceu dois pontos, enquanto o tucano caiu três. A diferença entre os dois subiu de seis para 11 pontos, em relação à sondagem anterior.

Considerando-se os votos totais, Dilma tem 51% e Serra, com 40%. Nulos e em branco somaram 5% e indecisos, 4%. No cálculo dos votos válidos — excluindo-se votos em branco e nulos e os eleitores indecisos —, Dilma tem 56% e o Serra, 44%, uma diferença de 12 pontos.

“Duas pesquisas, de institutos diferentes, apresentaram o mesmo resultado e mostram o crescimento de Dilma. É uma diferença significativa, mas a eleição não está decidida. Vamos intensificar a mobilização da militância para garantir a vitória no dia 31”, disse o presidente do PT, José Eduardo Dutra, referindo-se também à pesquisa Vox Populi, de anteontem, que indicava a mesma tendência e foi contestada por dirigentes tucanos.

A oposição questionou a credibilidade do Ibope, que agora também foi contratado pela campanha de Dilma para fazer o rastreamento da disputa nacional para consumo interno. O líder do PSDB na Câmara, João Almeida (BA), lembrou declarações de Carlos Augusto Montenegro, do Ibope.

“Depois das declarações do chefe do Ibope de que Serra ia ganhar no primeiro turno e, depois, de que Dilma ganharia também no primeiro turno, e isso não aconteceu, perdeu credibilidade. Ele e todos os institutos que tiveram resultados parecidos. Os números do Ibope e do Vox Populi não valem nada”, disse Almeida.

Esta é a segunda pesquisa do Ibope no segundo turno. Na primeira, divulgada em 13 de outubro, Dilma tinha 49% e Serra, 43%. Nos votos válidos, Dilma tinha 53% e Serra, 47%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário