sábado, 2 de outubro de 2010

Ibope e Datafolha apontam vitória de Jaques Wagner no primeiro turno

O governador candidato à reeleição Jaques Wagner (PT) mantém seu favoritismo para vencer o pleito ainda no primeiro turno, segundo as duas últimas pesquisas de intenção de voto divulgadas na noite deste sábado (2). Tanto o Ibope quanto o Datafolha apontam para uma vitória do petista neste domingo.

A pesquisa Ibope, feita sob encomenda da TV Bahia, mostra Wagner com 51% dos votos válidos, Paulo Souto (DEM) com 18% e Geddel Vieira Lima com 11%. Luiz Bassuma (PV) aparece com 2% e brancos e nulos somam 6% e indecisos são 10%. Marcos Mendes (PSOL), Sandro Santa Bárbara (PCB) e Carlos Nascimento (PSTU). A margem de erro das pesquisas é de 2%. Foram ouvidos 2002 eleitores entre 29 de setembro a 2 de outubro.

DatafolhaJá o Datafolha, em sua oitava e última pesquisa, traz Jaques Wagner com 58% dos votos válidos, aumentando um ponto em relação à pesquisa divulgada no início da semana. O ex-governador Paulo Souto manteve os 21% de votos válidos e Geddel Vieira Lima caiu um ponto e agora aparece com 16% dos votos válidos.

Luiz Bassuma (PV) é o quarto, com 3% dos votos válidos, seguido por Marcos Mendes (PSOL) e Professor Carlos (PSTU), com 1% cada. Sandro Santa Bárbara foi citado, mas não alcançou 1%. Para o cálculo dos votos válidos, que determinam quem vence a eleição, brancos e nulos são descartados. O TSE divulga o resultado final em votos válidos.

No total de votos, sem excluir brancos e nulos, Wagner lidera com 52% das intenções, seguido por Souto com 19% e Geddel com 14%. O Datafolha ainda mostra que 4% dos eleitores pretendem votar em branco ou anular e 7% afirmaram que ainda estão indecisos.

O Datafolha entrevisou 1.715 entrevistas em 49 municípios da Bahia. Esta pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número 44.113/2010, e no Tribunal Superior Eleitoral com o número 33.482/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário