sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Mulheres vendiam vacina contra meningite por 30 clandestinamente

A polícia da 20ª Delegacia de Policia de Candeias prendeu em flagrante na tarde ontem (5) Fernanda Pereira (31) e Clarionice Galdino (33) aplicando uma suposta vacina que imunizava as pessoas contra a meningite tipo A,B e C. O flagrante foi no bairro da Urbis I na Rua Emerson Fitipalde, casa 51, por volta das 17:00h. No momento da prisão Clarionice, que é moradora do bairro do Ouro Negro que diz ser Técnica em Enfermagem, estava com a relação de pessoas que iriam tomar a vacina, além de uma quantia em dinheiro no valor de R$ 2026,00 (Dois mil e vinte e seis reais) fruto de pagamentos de pessoas que já tinham sido “imunizadas” e também as que ainda iriam tomar a “vacina”, já que o pagamento era feito antes da aplicação.

A vacina era vendida por apenas R$ 30 reais, no entanto, nas clinicas particulares os valores da vacina oscilam entre 120 e 150 reais. No momento do recolhimento do material, além da quantia em dinheiro, foram encontrados cartões de vacinas com o emblema do Governo do estado, 149 seringas de 3/ml e 149 agulhas de 25/7 contendo substâncias desconhecidas do agente de saúde da prefeitura municipal de Candeias que acompanhava os policias na hora da abordagem. Ele disse que a substância da verdadeira vacina contra a menigite era de cor diferente daquela que ali estava. O material foi encaminhado à Salvador para análise e deve ficar pronto nos próximos dias. O investigador Washignton de Paula aconselha que as pessoas que tomaram a vacina devem procurar a delegacia para ser ouvidas, além de procurar um médico e fazer exames "porque não sabemos qual tipo de substância foram injetadas nelas".
Fernanda que reside em Salvador no bairro de Naramdiba disse a polícia ter nível superior em Enfermegem, no entanto não apresentou nenhum documento que comprovasse tal afirmação. Ela conversou com a equipe do RMS Noticias e disse que não sabia da origem das vacinas e que só estava fazendo seu trabalho. Segundo Washington de Paula, as pessoas que foram presas já estavam sendo investigadas há algum tempo. “Fizemos um trabalho junto com secretaria de saúde município, onde existiam pessoas que estariam aplicando a vacina contra a meningite nos bairros, esperamos a informação de onde essas pessoas estavam e demos a ordem de flagrante.”, conta.

O agente de saúde da prefeitura que não quis se identificar disse que as mulheres sempre davam as vacinas no mesmo bairro, no entanto em ruas diferentes. “Vinham também com carros diferentes, e uma que era responsável pelo transporte”, relata. O motorista que o agente se refere é Gislene Benevides de Souza que chegou acompanhada de um advogado, foi ouvida e liberada, já que a mesma não foi pega em flagrante. Fernanda vai ficar detida até o inicio da próxima semana, onde seu advogado vai entrar com um pedido de relaxamento de prisão, ou responder a inquérito em liberdade. Até o fechamento dessa matéria Clarionice ainda estava sendo ouvida pelo delegado titular o Dr. Bel Roque Xavier.


informações de rms noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário