segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Salvador oficializa pedido para sediar abertura da Copa de 2014

Logo depois da implosão da Fonte Nova, na manhã deste domingo (29), Salvador oficializou sua intenção de sediar o jogo de abertura da Copa do Mundo 2014. O secretário Extraordinário para Assuntos da Copa, Ney Campello, entregou, ainda no Dique do Tororó, um documento com o pedido para o ministro dos Esportes, Orlando Silva. A carta-protocolo tem as especificações das intenções da cidade de inaugurar o Mundial do Brasil.

O documento tem as razões técnicas pelas quais a Bahia seria um bom lugar para a abertura, mas também apela para o apoio de personalidades do estado. Assinaram a carta o cardeal Dom Geraldo Majella, a ialorixá Mãe Stella de Oxossi e as cantoras Daniela Mercury e Margareth Menezes. Na carta, a candidatura de Salvador também recebe o apoio das prefeituras e governos do norte-nordeste.

"Estarei com o secretário-geral da Fifa em 9 de setembro no Rio de Janeiro. Irei entregar esse documento pessoalmente a ele, falando sobre o interesse da Bahia. Essa decisão pertence exclusivamente à Fifa", disse Orlando Silva ao Globo Esporte, salientendo que "o mais importante é que Salvador precisa se mobilizar para, além de ter um belo estádio, colocar o aeroporto em condições e oferecer tratamento adequado à imprensa".

O ministro disse que ficou muito emocionado com a implosão da Fonte Nova por ser "baiano e frequentador" do estádio. Silva também declarou que acredita que o Brasil está se capacitando rapidamente para receber a Copa.

Capacidade das arquibancadas
Apesar da pretensão de Salvador, o fato do estádio ter capacidade para 50.433 pessoas - o mínimo desejado pela Fifa é de 65 mil - pode prejudicar a candidatura. Para contornar este problema, o governo pretende ampliar temporariamente a capacidade da nova Fonte Nova - similar ao que foi feito nesta copa em Durban e Green Point. As mesmas empresas de engenharia estão conversando com o governo baiano.

"Não aceitamos a ideia de que não podemos nos candidatar. Qualquer uma das 12 cidades poderia. Não aceito que aconteça isso por sermos do Norte-Nordeste. Acredito que o movimento que acontece em São Paulo (estádio do Corinthians) é um reflexo da grandeza do projeto de Salvador. Mas, pelas informações que eu tenho, o governador de lá não vai ajudar com recursos e a capacidade seria de 48 mil. O nosso projeto está redondo. O diferencial será que entregaremos em tempo hábil (dezembro de 2012)", garantiu Campello. O novo estádio do Corinthians seria o favorito para receber a abertura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário