terça-feira, 31 de agosto de 2010

Projeto Vida Urgente: Ajudando o filho dependente de drogas

Em nosso serviço de apoio, acompanhamento e aconselhamento do Projeto Vida Urgente, aos pais e filhos dependentes de álcool, maconha, cocaína, crack, etc, temos adotado algumas orientações que, longe de serem as únicas existentes nesses casos, têm dado resultados satisfatórios.
É claro que cada pessoa é um universo diferente, tendo questões e conflitos diferentes, e exigem, portanto, cuidados adequados. Nosso objetivo a princípio é propor orientações gerais como ponto de partida para aqueles pais e famílias que têm buscado, insatisfatoriamente, soluções para o problema.

Trataremos por enquanto dos casos de pais que descobrem que seu filho, ainda sob seus cuidados e responsabilidades, é um dependente de drogas já há longo tempo.
• Em primeiro lugar é preciso não desesperar-se. Ainda há tempo e condições de seu filho ser tratado. Meus pais, por exemplo, descobriram que eu era um dependente de drogas após quatro anos de uso, apesar de convivermos na mesma residência.
• Seu filho, se já for realmente um dependente, terá atitudes consideradas não saudáveis, como por exemplo: isolamento do convívio da família, instabilidade emocional (irritação e tristeza alternadas com euforia e alegria), furtos de dinheiro ou objetos em casa e total falta de organização nos compromissos. Portanto, procure ter imediatamente uma conversa franca e aberta com ele. Não aja como acusador ou carrasco, pronto para puní-lo com palavras ou atos agressivos. Mostre-se interessado em ajudá-lo. Se você nunca foi, está na hora de ser o melhor amigo de seu filho.
• Trate o seu filho como seu filho. Portanto ame-o com todas as suas forças de pai ou mãe. Saiba que a Organização Mundial de Saúde considera a dependência química uma doença que precisa ser tratada adequadamente. Ele não é um dependente simplesmente porque gosta ou porque seja um mau caráter. Ele é um indivíduo enfermo, que necessita de sua ajuda e apoio.
• Se ele, apesar de todos os esforços (dele principalmente), ainda continuar sendo vencido pela compulsão do uso de drogas, procure ajuda e orientação de pessoas especializadas nessa área. Existem várias organizações sérias voltadas para o tratamento e recuperação de dependentes químicos. O Projeto Vida Urgente é uma delas e está pronto para ajudar e caminhar, junto com você e ele, na busca da solução do problema.
• Finalmente, tenha fé em Deus. A fé na Palavra de Deus tem servido de alívio, fonte de ânimo e equilíbrio para muitas famílias nessas situações difíceis. Meus pais adquiriram condições emocionais para me apoiarem através da total confiança e fé em Jesus Cristo, o Deus da Bíblia, consolador, amigo e companheiro para esses momentos decisivos da vida.
Estou convencido de que o grande desafio para os pais de filhos dependentes de drogas é reconhecer e assumir a sua parcela de responsabilidade pela situação que seu filho está atravessando. Antes de despejar sobre ele todas as acusações e culpas, pare, pense e faça uma avaliação sincera e profunda de toda a sua vida como pai ou mãe. Para tanto, será necessária muita coragem e grandeza de espírito. O final dessa caminhada para você, não será de frustrações ou fracassos. Será sim, de crescimento como pai e amadurecimento como pessoa humana.

Seu filho precisa de você. Ame-o.

Fonte: http://www.projetovidaurgente.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário