sexta-feira, 2 de julho de 2010

Brasil x Holanda: perigo real e imediato ao hexa

Almir Leite - O ESTADO DE S. PAULO

PORT ELIZABETH - O Brasil tem nesta sexta-feira o grande desafio na Copa. Não apenas porque faz um jogo que pode representar vaga na semifinal, mas também por enfrentar um adversário que, pela primeira vez na competição, deve lhe impor dificuldades reais. A Holanda, rival das 11 horas (de Brasília), no Estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth, também é apontada como favorita à taça. E até aqui faz campanha ligeiramente melhor que a dos brasileiros. A Holanda venceu os quatro jogos que disputou até agora. O Brasil tem três vitórias e um empate.
Até agora, a seleção de Dunga enfrentou dois adversários que não lhe deram muito trabalho na primeira fase, Coreia do Norte e Costa do Marfim, e um, Portugal, que poderia complicar, mas jogou mais preocupado em garantir o empate que o levaria às oitavas de final. Depois, pegou o Chile, um tradicional freguês.

Com a Holanda deve ser diferente, pelo futebol que pratica atualmente - mais pragmático, com o objetivo de fazer resultado, deixando o jogo bonito em plano inferior - e pelo histórico de partidas entre ambos.

Foram três duelos, todos eliminatórios, até hoje, com uma vitória dos europeus (2 a 0 em 1974), uma brasileira (3 a 2 em 1994) e um empate por 1 a 1 na semifinal de 1998, mas que o Brasil ganhou nos pênaltis por 4 a 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário