sábado, 24 de setembro de 2011

Para Otto Alencar, aprovação sai na terça-feira

O adiamento da decisão sobre o registro do PSD deixou muita gente de orelha em pé. Os interessados em entrar na legenda para disputar as eleições de 2012 estão apreensivos e os contrários à fundação do novo partido acreditam que o pedido de vista do ministro, Marcelo Ribeiro, é indicativo de derrota para o grupo presidido na Bahia pelo vice-governador Otto Alencar.

Em conversa com a reportagem do Bocão News, Otto afirmou que está tranquilo, e que por aqui não há inquietação por parte dos postulantes de 2012. Ao contrário, na avaliação de Otto, haverá tempo hábil para todos se filiarem antes do dia 7 de outubro, data limite para os que participarão do pleito municipal. De acordo com o vice-governador, o placar está em 1 a 0. A referência é o voto da ministra-relatora, Nancy Andrighi, aprovando o registro.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Ricardo Lewandowski também defendeu o relatório da ministra e, portanto, a criação do novo partido. No entanto, o segundo voto foi do ministro Teori Zavascki. Ele divergiu da relatora e manifestou dúvida sobre a validade de parte das certidões, votando pela realização de diligências nos TREs, pelo prazo de uma semana, para certificar documentos emitidos pelos cartórios e não avalizados pelos Tribunais Regionais.

Coube a um terceiro ministro questionar de forma mais incisiva a criação do PSD. Marco Aurélio Mello. Para ele, o partido não cumpriu o que determina a lei e não deveria ser registro até que tudo fosse resolvido.

Otto, contudo, questiona a postura do ministro. Segundo o vice-governador, Mello deveria se declarar impedido de julgar este caso. “Ele é primo do senador Fernando Collor de Mello (PTB)”. A legenda de Collor foi uma das que apresentou impugnações ao PSD, o que na avaliação do presidente baiano do partido, deveria descredenciar o voto do ministro.

A relatora Nancy julgou improcedentes os pedidos de impugnações do PTB. Também não acatou as denúncias de outros partidos e políticos, entre eles, do presidente estadual do PMDB, Lúcio Vieira Lima.

Em matéria veiculada nesta sexta no site da revista Veja, o provável vice-presidente do PSD, governador do Amazonas, Omar Aziz, admitiu a aflição dos postulantes a prefeitos e vereadores nas eleições de 2012, com o atraso na decisão. “Todos assistiram ao julgamento na quinta-feira e estão muito apreensivos”, disse. “Estamos preocupados, mas não vejo a má vontade dos ministros de não querer discutir ou julgar o processo. Estou confiante de que terça-feira decidiremos essa questão”, completou.

Bahia

Otto Alencar é o contraponto. O baiano está otimista e revelou à reportagem do Bocão News que mais de 100 diretórios municipais provisórios já foram montados e a papelada enviada ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário