quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Dilma escolhe Gastão Vieira para Turismo

A presidente Dilma Rousseff chamou na noite desta quarta-feira (14), o deputado Gastão Vieira (MA) ao Palácio do Planalto. Ele será o novo ministro do Turismo, numa indicação bancada pela Câmara, mas com lastro do Senado.

Mais cedo, Dilma pedira para que os órgãos do governo levantassem informações sobre o paraibano Manoel Filho, do baixíssimo clero da Câmara.

Os movimentos desconexos são indicativos de uma operação considerada desastrada para a substituição de Pedro Novais no Turismo.

A presidente demonstrou contrariedade com a decisão do PMDB de deixar em aberto as indicações para a pasta. Dilma gostaria de nomear um ministro que tivesse desde o início o respaldo da bancada do partido e lastro para ocupar a pasta que terá papel importante na Copa de 2014 e na Olimpíada de 2016.

A avaliação de pessoas que acompanharam os lances do dia é que, diferentemente da rápida solução para a troca do ministro da Agricultura, desta vez o PMDB se perdeu e deixou patente a fragilidade de quadros de sua bancada na Câmara. O episódio também teve o condão de atrapalhar um processo de aproximação que Dilma buscava com o PMDB.

Por fim, a queda de Novais e a novela da substituição ofuscarão a tentativa do PMDB de se mostrar como uma força nas eleições de 2012, principal objetivo do Congresso do partido que acontece em Brasília nesta quinta. A troca do terceiro ministro do partido será o único tema do encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário