sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Morre ex-diretor da Orquestra Sinfônica da Bahia

O corpo do violista e ex-diretor da Orquestra Sinfônica da Bahia, Salomão Rabinovitz, será sepultado nesta sexta-feira (30), às 14h, no Cemitério Israelita Quinta dos Lázaros, na Baixa de Quintas, em Salvador. Ele morreu nesta quinta-feira (29), mas a causa da morte ainda não foi divulgada.

Natural de Salvador, Salomão Rabinovitz nasceu em 10 de dezembro de 1930. Era diplomado em violino pelo Instituto de Música da Universidade Católica de Salvador e pela Escola Nacional de Música da Universidade do Brasil, na qual fez também pós-graduação em violino. De 1947 a 1950, como bolsista dos governos Federal e da Bahia, fez curso de aperfeiçoamento com o Prof. Oscar Borgerth, no Rio de Janeiro, e, em 1957, com Franz Samohyl, em Viena, na Áustria.

O diretor geral do Teatro Castro Alves, Moacyr Gramacho, enviou nota de pesar a imprensa onde lamenta a perda de Rabinovitz.

Confira a íntegra do texto:

"Prezados,

Compartilhamos nota de pesar da Direção do Teatro Castro Alves pelo falecimento do professor Salomão Rabinovitz. Informamos que o sepultamento será nesta sexta, 30, às 14 horas, no Cemitério Israelita, na Baixa de Quintas, em Salvador.

Com profundo pesar recebemos hoje a notícia do falecimento do ex-diretor da Orquestra Sinfônica da Bahia, Salomão Rabinovitz. O professor foi, por muitos anos spalla da OSBA, e de 1992 a 2007, seu diretor artístico, marcando significadamente a história dos 29 anos da nossa Orquestra que serão completados, em uma coincidência da vida, neste 30/09, data em que também nos despediremos deste músico virtuoso, amigo e companheiro. O nome de Salomão Rabinovitz fica para todos nós como uma grande referência no cenário da música brasileira. A direção geral do TCA, em nome da Orquestra Sinfônica da Bahia, e dos demais colaboradores do Teatro, se solidariza com os seus familiares, amigos e admiradores".

Moacyr Gramacho, Diretor Geral do Teatro Castro Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário