quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Prefeitos são presos acusados de desviar verbas da saúde e educação


Sete prefeitos e dois ex-prefeitos de municípios do Piauí foram presos nesta quarta-feira (19) durante a Operação Geleira, da Polícia Federal, que investigava um esquema de desvio de dinheiro do governo federal que deveria ser destinado a educação e principalmente à área da saúde.

Ao todo, foram expedidos 30 mandados de prisão. Até o início da tarde desta quarta, ao menos 25 suspeitos já haviam sido presos. Outros 84 mandados de busca e apreensão já foram cumpridos.

De acordo com o delegado da PF José Olegário Pereira Nunes, um dos coordenadores da ação realizada em parceria com a CGU (Controladoria-Geral da União) e Ministério Público Federal, entre os presos há também assessores dos prefeitos, além de empresários e servidores públicos.

A Polícia Federal ainda está apurando quanto foi desviado desde o início de 2009, quando começaram as investigações, mas estima que os valores sejam milionários. De acordo com apuração do CGU, em apenas três cidades, foi desviado mais de R$ 5 milhões em dois anos.

- Aparentemente não é um valor tão grande, mas é preciso levar em consideração que são municípios muito pequenos, que vivem praticamente às custas de recursos federais, onde as atividades comerciais não movimentam quase nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário