segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Irã proíbe livros de Paulo Coelho

O escritor Paulo Coelho foi informado por seu editor no Irã, Arash Hejazi, que a publicação de seus livros foi proibida no país persa pelo Ministério da Cultura e das Diretrizes Islâmicas, segundo informações publicadas nos blog do autor.

Paulo Coelho, ainda no blog, disse contar com o governo brasileiro para resolver o caso, o que considerou como "um mal-entendido". "Meus livros foram publicanos no Irã sob diferentes governos. Uma decisão arbitrária, depois de 12 anos de publicação no país, só pode ser um mal-entendido". O motivo da censura não foi especificado.

Paulo Coelho estima ter vendido mais de 6 milhões de livros na República Islâmica. O editor iraniano sugeriu a disponibilização da obra do brasileiro na internet para download.

Paulo Coelho faz sucesso no exterior e tem pelo menos 300 milhões de livros vendidos em mais de 150 países. Ele foi o primeiro escritor não muçulmano a visitar o Irã após a Revolução Islâmica de 1979, de acordo com o site da Academia Brasileira de Letras, onde ocupa a cadeira 21.

Nenhum comentário:

Postar um comentário