quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

ProUni tem 665 mil inscritos na manhã desta

O número de inscritos no ProUni (Programa Universidade Para Todos) chegou a 665 mil alunos às 11h30 desta quarta-feira (10). O valor deste ano superou a expectativa do MEC (Ministério da Educação) de bater os 608 mil alunos cadastrados no primeiro semestre de 2009.

O prazo para se inscrever no programa termina às 23h59 desta quarta - são 165 mil bolsas integrais e parciais oferecidas em quase 1.400 instituições de ensino particular em todo o Brasil.

Acesse o site que recebe pedidos do ProUni

O número de inscritos equivale a quatro vezes o de bolsas ofertadas. O benefício é concedido para estudantes de baixa renda.

Ano passado

O resultado do processo seletivo deste ano sai no sábado, dia 13 de fevereiro. No ano passado, 160 mil bolsas integrais e parciais foram concedidas para os estudantes.

Uma das exigências para concorrer ao benefício do ProUni é ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste ano.

É pré-requisito ter obtido pelo menos 400 pontos no exame.

A nota deve ser alcançada em cada uma das cinco áreas do Enem - linguagens, redação, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.

Quem fez a avaliação em 2008 e 2007 não pode usar a pontuação dos anos anteriores. Os estudantes não podem ter sido graduados em uma universidade pública ou particular para concorrer.

Professores da rede pública de ensino também podem participar do ProUni.

É obrigatório atender a uma das condições a seguir:

Ter feito o ensino médio completo em escola pública;
Ter cursado o ensino médio em escola particular como bolsista integral;
Ter feito parte do ensino médio em escola pública e parte em particular como bolsista integral.

Como funciona

Na primeira etapa de inscrições, os alunos informam sua pontuação no Enem e o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Os candidatos deverão escolher a modalidade de bolsa (parcial ou integral) em até cinco opções de instituições de ensino, cursos ou turnos, dentre as disponíveis conforme a renda familiar per capita.

As notas de corte, periodicamente atualizadas conforme o processamento das inscrições efetuadas, serão exibidas aos estudantes no momento da inscrição.

A segunda etapa do processo seletivo, quando os estudantes terão de comprovar informações e passar por seleção própria da universidade (caso necessário), acontecerá entre 17 e 26 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário