quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
Secretário fala sobre vacina contra meningite C
A partir desta quarta-feira (3), crianças de 2 meses a 4 anos e 11 meses de idade começam a ser vacinadas de graça contra meningite C. Nesta etapa, a vacinação estará disponível em 16 municípios: Salvador, Camaçari, Candeias, Conde, Dias D´ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Saubara, Simões Filho e Vera Cruz.
Serão 231 postos e a meta é imunizar 299 mil crianças. No ano passado, em toda a Bahia, foram registrados 193 casos de meningite C, com 49 mortes. Em Salvador, foram 106 casos e 26 mortes.
Este ano, três pessoas já morreram com a doença no estado: em Salvador, Saubara (no Recôncavo), e em Iraquara (na Chapada). Dezenove casos foram registrados, dez deles na capital.
O secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, participou ao vivo do Jornal da Manhã desta quarta-feira. Confira trechos da entrevista:
Por que essa vacinação não vai ser em todos os 417 municípios da Bahia?
‘É importante chamar atenção que essa vacina não é produzida no Brasil. São três indústrias que produzem no mundo. Ela é importada e a aquisição que o governo está fazendo, de forma pioneira, está sendo entregue por lotes. Já recebemos 175 mil lotes e até o final do mês de abril a indústria estará entregando lotes quinzenais’.
Por que cidades como Iraquara, onde houve casos, não foram incluídas na lista?
‘Porque a concentração maior dos casos é em Salvador e Região Metropolitana. Ano passado, mais de 60% da ocorrência se deu na capital do estado e é onde houve uma ampliação da ocorrência da doença no ano passado’.
Quanto tempo vai durar esse trabalho de vacinação? É preciso que haja pressa da população para chegar aos postos de saúde?
‘É importante chamar a atenção que nós estamos começando hoje a vacinação. O estado está adquirindo doses suficientes para vacinar toda a população na faixa etária preconizada. Não precisa ser hoje, nem amanhã. A vacinação está começando hoje e vai continuar durante todos os demais dias nas salas de vacina. São 231 postos nos municípios da região metropolitana’.
A pressa não seria em função do Carnaval?
‘Não há motivo para que seja feita essa procura imediata em função do carnaval. A partir de março vamos estender a vacinação para outras regiões, mas isso não quer dizer que vai parar necessariamente na região metropolitana. Ela só vai deixar de ser feita quando for alcançada a meta, que é vacina em torno de 300 mil crianças na região metropolitana’.
Quem toma essa vacina hoje já estará imunizado na semana que vem, durante o Carnaval?
‘Já começa a fazer efeito nas primeiras horas e leva um tempo para ter uma resposta mais completa. A criança menor de um ano, o sistema imunológico dela não está completamente preparado para ter a resposta de forma adequada… em função disso você faz duas doses nas crianças menores de um ano. As crianças de um ano em diante só precisam tomar uma dose’.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário