segunda-feira, 23 de novembro de 2009

É Possivel Combater A Fofoca?

A fofoca, esta “amiga” que sempre nos acompanha. Ela está na pauta de todas as conversas em nosso cotidiano, é tão velha quanto à humanidade. Na Bíblia, nos romances e no dia-a-dia a palavra fofoca está presente, Na família, no cabeleireiro, na escola, nas esquinas. Quantas horas não passaram ao telefone “falando Mal” de alguém? Atire a primeira pedra quem não fez uma fofoca pelo menos uma vez na vida! Na história da humanidade, a morte de Jesus Cristo pode ser interpretada como a morte de um ser invejado, vários atores e atrizes também foram vitimas de invejas. O que essas pessoas tinham de especial que foram tão invejados? Sabedoria afeto e força para suas lutas. Não eram deuses, eram homens empenhados na luta por melhoria das condições de suas vidas e na vida dos outros. A inveja sua companheira fofoca podem ser vistas como epidemias.

Quem não conhece a história de um professor que era feliz com seus alunos e foi detratada por seus colegas? Quem não soube de um politico que foi apelidado de louco? Quem não se lembra de um diretor (a) que realizou uma ótima gestão, e que foi taxada de nazista e ditadura? Quem não se recorda de uma colega que foi abandonada pelo marido e se tornou objeto de fofoca do bairro? Caros leitores, a fofoca não tem compaixão. Ou melhor, os fofoqueiros não têm piedade. Eles têm é inveja. E ela não deixa espaço à razão, à compaixão pelo outro. A fofoca mobiliza forças irracionais, geralmente está acompanhada pela infelicidade, pela raiva ou angústia. Se eu não estou feliz, a culpa é do outro, pensa o fofoqueiro. Os indivíduos tomados pela fofoca ou inveja, perturbam a vida e o trabalho dos colegas. Difamam, bisbilhotam outras pessoas. Paradoxalmente, têm medo da responsabilidade e da liberdade.

Criticam colegas, mas não são capazes de ir para a linha de frente das ações. É isto! Os fofoqueiros são medrosos. Têm medo da responsabilidade e odeiam quem age com responsabilidade. O fofoqueiro está ingressado em seu medo de viver suas próprias experiências. Não tolera o sofrimento que cada um de nós vive quando caminhamos com nossos próprios pés. Viver é perigoso, mas é esse caminho que nos conduz. Amor, trabalho e conhecimento são as metas de nossas vidas. Nessa caminhada é inevitável o encontro com os erros, com as impossibilidades. São essas experiências que criam nossa capacidade de viver. Enfim, todos nós sentimos inveja. Todos nós, um dia, fizemos uma fofoca. Mas, quando sentimos vergonha e nos afastamos para pensar e refletir sobre o que nos acontece, optamos por um caminho saudável. Mas o que é mesmo a fofoca? A fofoca é um subproduto da inveja, é uma forma de enfermidade assim como qualquer outra doença, o câncer ou esquizofrenia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário