quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Como prevenir a meningite bacteriana

A meningite bacteriana é uma doença grave e geralmente fatal que pode ser prevenida pela vacinação contra a doença. Para aqueles não vacinados, entretanto, é difícil reconhecer os sintomas da doença rapidamente para que o tratamento seja bem-sucedido. A doença é causada por um hospedeiro da bactéria que atinge o cérebro e não discrimina com relação à idade do seu hospedeiro.
A transmissão se dá pelo contato da saliva ou gotículas de saliva da pessoa doente com os órgãos respiratórios de um indivíduo saudável, levando a bactéria para o sistema circulatório aproximadamente cinco dias após o contágio. A doença chega a matar em cerca de 10% dos casos e atinge 50% quando a infecção atinge a corrente sanguínea e é este um dos motivos da importância do tratamento médico. Febre alta, fortes dores de cabeça, vômitos, rigidez no pescoço, moleza, irritação, fraqueza e manchas vermelhas na pele - são de início semelhantes a picadas de mosquitos, mas rapidamente aumentam de número e de tamanho, sendo indício de que há uma grande quantidade de bactérias circulando pelo sangue - são alguns dos seus sintomas.
A doença meningocócica tem início repentino e evolução rápida, pode levar ao óbito em menos de 24 a 48 horas.Evite o uso de talheres e copos utilizados por outras pessoas ou mal lavados e ambientes abafados são formas de se diminuir as chances de adquirir a doença. Manter o sistema imunológico fortalecido e seguir corretamente as orientações médicas, caso tenha tido contato com alguém acometido pela doença são, também, medidas importantes.
E lembre-se: Nunca use remédios sem prescrição médica.

Fonte: Mariana Araguaia
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário