quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Enem 2009: Saiba como proceder diante do adiamento da prova

BRASÍLIA - O adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio 2009 (Enem) pegou os estudantes de surpresa e deixou muitas dúvidas. Mais de 4 milhões de participantes eram esperados nesse fim de semana para encarar uma maratona de dez horas de prova. A partir de 2009, o Enem passará a integrar o processo seletivo de mais de 40 universidades federais, além de ser pré-requisito para quem quer disputar uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Tire algumas dúvidas.

Qual será a nova data de aplicação do Enem?

A nova prova será em novembro. Por enquanto, o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsáveis pela prova, ainda não definiram uma data.

Será preciso fazer nova inscrição? O MEC vai reabrir a inscrição para quem não fez?
Não. O processo de inscrições está encerrado, com 4,1 milhões de participantes. Para quem já estava inscrito, não será necessário realizar o processo novamente.

Como os estudantes serão informados da nova data?

Quando for definida a nova data, o Inep vai informar os estudantes por meio da página do Enem na internet e também pelo telefone celular informado no ato da inscrição.

Como fica a situação dos estudantes que iriam fazer a prova em outras cidades?

Ainda não se sabe se os locais de prova serão mantidos. O candidato precisa aguardar a reorganização da logística de aplicação das provas.

O cancelamento vai atrapalhar o cronograma dos vestibulares nas universidades que usam o Enem como primeira fase?

De acordo com o ministro Fernando Haddad há uma folga no cronograma do Enem, mas é possível que alguns calendários tenham que ser alterados. Isso só poderá ser confirmado após a definição das datas.

Está sendo negociado com as universidades que não usam o Enem um ajuste nos calendários de vestibulares para não prejudicar os estudantes que também vão fazer essas provas?

O ministro Fernando Haddad disse que o MEC vai levar em consideração o calendário dos vestibulares e dos feriados religiosos para que haja o menor prejuízo possível aos estudantes. Mas como a data da prova não foi definida, não é possível prever se haverá choque de datas entre as provas.

Existe algum telefone para que os estudantes possam tirar suas dúvidas?

Sim. O estudante pode ligar para o número 0800 61 61 61 ou enviar um e-mail para o endereço faleconosco@inep.gov.br.

Há a perspectiva de terceirização da prova? Caso haja a terceirização, como será a seleção da instituição?

A impressão, distribuição e aplicação do Enem já são terceirizados. Ainda não se sabe se empresa que venceu a licitação dessa edição será mantida após o vazamento da prova. Caso seja constatado que a culpa pela fraude é da empresa, pode ser feito uma contratação emergencial de outro prestador de serviço. Nesse caso, não será feita licitação em função da urgência no processo.

Como a prova será adiada em 45 dias, o resultado também será? O início dos semestres letivos também serão adiados em 45 dias?

O resultado do Enem, que estava previsto para dezembro, será adiado em um mês. Ainda não é possível saber se os semestres letivos nas universidades que adotam o exame também sofrerão atrasos. A definição dos calendários letivos fica a cargo das instituições de ensino superior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário