quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Reflexão: MUDAR É PRECISO

O Brasil é um país rico? É rico porque é cheio de riquezas naturais. É rico porque o povo brasileiro é perseverante. Mas, na realidade, não é rico porque seu potencial não é corretamente explorado. A corrupção e a ignorância prejudicam sensivelmente o país, que deixa de prosperar. A mudança, portanto, é mais que necessária: é o único caminho.
Em primeiro lugar, é certo que uma medida vital para o crescimento do Brasil é cuidar de sua biodiversidade. Suas riquezas naturais estão ameaçadas, quer dizer, estão sendo perdidas porque a importância que lhes é devida não tem sido dada a elas. Queimadas, desmatamentos, represamento de grandes áreas para a construção de usinas hidrelétricas, biopirataria, tudo acontece e muito pouco é feito para melhorar essa situação.
Para que o país prospere, é também importantíssimo que sejam feitos investimentos substanciais em educação. A falta de instrução do povo agrava a condição do país. Além do consequente barateamento da mão-de-obra, que intensifica a desigualdade social e a miséria, o fato de o povo não receber uma educação de qualidade contribui para que ele próprio cuide mal do país, sujando as ruas, por exemplo. Além disso, com uma educação de qualidade, o país teria uma grande redução nos índices de criminalidade.
Uma melhora na educação possibilitaria uma nova geração de políticos não tão corruptos como os de hoje. De qualquer forma, para o Brasil dar certo, a verdade é que é necessário que cada um faça a sua parte. É preciso pensar globalmente e agir localmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário