segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

CBF reconhece título brasileiro de 1987 do Flamengo

Depois de muita polêmica, a CBF reconheceu o título do Campeonato Brasileiro conquistado pelo Flamengo, em 1987, ao lado do Sport Recife. A decisão foi anunciada após uma longa reunião nesta segunda-feira entre a presidente do clube rubro-negro, Patrícia Amorim, e o presidente da entidade, Ricardo Teixeira.

'Esse é um dia histórico para o Flamengo. Quero homenagear todos os jogadores da campanha de 87 e o técnico Carlinhos. Vocês são agora os legítimos campeões de 87, e o Flamengo tem de direito seis títulos de campeão brasileiro', disse Patrícia, ao site oficial da CBF.

A partir de agora, a entidade aponta que houve dois campeonatos brasileiros, tendo Sport e Flamengo como campeões e Guarani e Inter como vices, respectivamente.

O presidente Ricardo Teixeira esclareceu que a nova deliberação é coerente com a linha de recomposição histórica proposta pela CBF. Esse caminho teve início com o reconhecimento dos títulos do Torneio Roberto Gomes Pedrosa e da Taça Brasil (disputados entre 1959 e 1970) no fim de 2010.

Com a resolução, o Flamengo é tido oficialmente como hexacampeão brasileiro e soma as conquistas de 1980, 1982, 1983, 1987, 1992 e 2009.

Taça das Bolinhas. Na última segunda-feira, o São Paulo recebeu a Copa Brasil, popularmente conhecida como Taça das Bolinhas, ao ser considerado o primeiro time a ganhar cinco vezes o Campeonato Brasileiro. A situação parecia resolvida, mas, insatisfeito, o Flamengo entrou com um pedido de busca e apreensão do troféu na 50ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, alegando que deveria ter recebido a Taça após o título de 1992.

Mesmo com o anúncio do reconhecimento do título brasileiro 1987 do Flamengo, a Taça das Bolinhas por enquanto permanece no Morumbi.

Histórico. Em 1987, a CBF enfrentava problemas financeiros e os principais clubes do País criaram uma liga para organizar o Campeonato Brasileiro com o nome de Copa União com a presença de 16 times. Posteriormente, a CBF passou a denominar esta disputa como Módulo Verde e criou o Módulo Amarelo da Copa União com clubes que não participavam da elite do futebol nacional.

Além disso, a entidade definiu que os dois melhores times de cada módulo teriam que se enfrentar para definir o campeão brasileiro de 1987. Flamengo e Internacional, porém, se recusaram a enfrentar Sport Recife e Guarani. Assim, a CBF organizou um confronto entre o time pernambucano e o paulista. Vencedor, a equipe de Recife foi apontada como campeã brasileira, e ambas foram indicadas como representantes do País na Libertadores de 1988.

Desde então, o Flamengo tenta, sem sucesso, ter o seu título reconhecido. Em dezembro, inclusive, a polêmica causou troca de farpas entre Ricardo Teixeira e Patrícia Amorim. Agora, porém, o impasse foi resolvido com a homologação do título brasileiro de 1987 do clube carioca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário