sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Apagão deixa Bahia e outros seis estados do Nordeste sem luz

A Bahia ficou sem luz no final da noite dessa quinta-feira (3). O problema atingiu boa parte do Nordeste - além da Bahia, Pernambuco, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe e Paraíba foram afetados. A energia começou a faltar por volta das 23h20 e em alguns lugares começou a voltar a partir das 00h30, mas ainda não foi completamente restabelecida.

De acordo com a Globo News, houve registro de problemas numa linha de transmissão da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf). Por conta disso, os sistemas de três usinas (Xingó, Paulo Afonso e Luiz Gonzaga) tiveram de ser desarmados. A Chesf não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

Coelba, Coelce e Celpe, concessionárias de energia da Bahia, Ceará e Pernambuco, respectivamente, informaram através de assessoria que não têm relação com o apagão e que aguardam pronunciamento do Operador Nacional do Sistema (ONS) sobre as causas da falta de energia. A Coelce ainda garantiu que a causa do apagão não foi originada no Ceará.

De acordo com relatos, falta energia em Aracaju, Fortaleza, João Pessoa, Recife e Natal, dentre outras que também estãm sem luz - dos estados do Nordeste, somente Maranhão e Piauí não foram afetados. Na Bahia, além de Salvador, leitores relatam que falta energia em Feira de Santana, Lauro de Freitas, Senhor do Bonfim, Camaçari e Porto Seguro, dentre outros.

O assunto é um dos mais comentados pelo twitter e a hashtag #apagão está nos trending topics.

Apagão
O país sofreu uma "crise do apagão" em 2002. Represas ficaram vazia por conta de uma falta de chuvas, prejudicando a geração de energia. Com o nível baixo de água nas hidrelétricas, os brasileiros tiveram que racionar energia.

Em 2009, 18 estados ficaram sem energia depois de um problema na hidrelétrica de Itaipu devido a uma falha das linhas abastecidas por Furnas. Itaipu fornece 19,3% da energia consumida no Brasil e abastece 87,3% do consumo paraguaio. ( As informações são do Correio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário